O Festival Internacional de Órgão e Música Sacra da Área Metropolitana e Diocese do Porto (FIOMS) está de regresso para a sua terceira edição e pronto para celebrar o património organístico da região.
DR |
Entre 19 de outubro e 19 de novembro, o FIOMS promove 44 concertos em várias igrejas da diocese do Porto e em dez municípios da região do Grande Porto.
Porto, Maia, Amarante, Felgueiras, Valongo, Gondomar, Vila Nova de Gaia, Arouca, Oliveira de Azeméis e Vila do Conde serão a casa comum de uma experiência musical rica e diversificada, no âmbito da música sacra, que pretende, simultaneamente, seduzir novos públicos e convidar a descobrir a intemporalidade do órgão de tubos.
O Porto receberá 20 concertos, do átrio dos Paços do Concelho à Sé Catedral, passando pelo concerto coral-sinfónico em São João Novo. A Maia acolhe sete concertos, que começam com a Orquestra Clássica da Maia. Também de Vila Nova de Gaia, Arouca e Oliveira de Azeméis no sul, a Vila do Conde, Amarante e Felgueiras no norte, e a Gondomar e Valongo a este, todos os concelhos vão receber concertos em algumas das mais emblemáticas igrejas da região, sempre com entrada gratuita.
O festival internacional tem como objetivo primordial preservar, promover e valorizar o vasto e rico património organístico da Área Metropolitana e Diocese do Porto, estimulando o interesse das populações pela música sacra, tanto vocal quanto de órgão. ~
Toda a programação e outras informações disponível na página do festival. Fonte: Porto.
Sem comentários:
Enviar um comentário
O CRESCER agradece o seu comentário.