sexta-feira, 31 de outubro de 2014

OUVIR

Parece que o tempo vai arrefecer. Certamente os nossos leitores professores têm muitos testes para corrigir e os nossos alunos têm muito que estudar. É bom para ficar por casa, aplicando-se às tarefas, ao som da música. De boa música. Por exemplo, ao som de "Shape of my heart" de Sting. 

           

Tenham um bom fim de semana!

crianças com melhor coordenação motora apresentaram melhores resultados em tarefas cognitivas


De acordo com uma investigação realizada pelo Laboratório de Comportamento Motor da Faculdade de Motricidade Humana/Universidade de Lisboa parece existir uma associação moderada entre a componente motora e a cognitiva (funções executivas) em crianças que deve ser tomada em consideração. Porém, a velocidade de processamento de informação parece condicionar a força desta relação.

Numa sociedade onde é exigido cada vez mais cedo uma multiplicidade de tarefas que ocupam grande parte do quotidiano das crianças, é cada vez mais raro vermos os agentes educativos favorecerem tarefas de actividade física e/ou motora em alternativa às actividades cognitivas.


Esta menor preocupação pelo desenvolvimento motor, nas últimas décadas, tem tido consequências nefastas para o desenvolvimento integral das crianças. Tem sido verificado um decréscimo da actividade física com impactos negativos na aptidão física e coordenativa com consequências nefastas para a saúde das nossas crianças e para a participação em actividades organizados e não organizadas. @ Ciência Hoje

"doçura ou travessura?"

No universo das histórias de terror, é na noite desta sexta-feira que tudo ganha forma e volta à ação. Naquela que é considerada, nos Estados Unidos, a segunda comemoração com mais adesão, a seguir ao Natal, o Halloween conquista cada vez mais território e mais participantes. A tradição já não é, definitivamente, o que era. Em Portugal, e principalmente nas grandes cidades, o pão por Deus foi substituído pela típica questão americana: "doçura ou travessura?".
Mas vamos recuar no tempo. A história desta noite especial, muito antes de pertencer aos vampiros e às bruxas, teve origem celta, há dois mil anos. De 30 de outubro a 2 de novembro, os povos celtas comemoravam o fim do verão numa celebração chamada Stamhain, cujo significado é literalmente 'fim do verão'. Reza a lenda que na noite do dia 30 de outubro os mortos voltavam a povoar a terra e personificavam a figura do fantasma. O objetivo era que os familiares dos mortos deixassem à porta de casa comida e bebida para a receção dos espíritos. Numa noite em que os que se atreviam só saiam de casa se estivessem mascarados de fantasma para conseguir passar despercebido entre eles.
Mais tarde, a Igreja Católica substituiu o Stamhain pelo Dia de Todos os Santos, 1 de novembro. E a noite de dia 31 tornou-se no "All Hallows Eve", ou seja, noite de todos os santos. "É uma tradição que viajou do norte da Europa para a América. A Europa tem a base cultural, as tradições, os espíritos, toda a cultura celta", diz ao Expresso o padre António Fontes. @ Expresso

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

se a memória o atraiçoa, o chocolate é um bom aliado

daqui
Se procurava mais um bom argumento para comer chocolate, um neurologista apresenta-o: a sua memória agradece.
Um estudo realizado na Columbia University Medical Center, nos EUA – publicado na revista Nature Neuroscience – concluiu que alguns antioxidantes presentes no chocolate são benéficos, para travar o processo de perda de memória que se acentua com o envelhecimento.
Mas escusa de comer chocotate em quantidades desmesuradas, porque o ditado aplica-se: o que é demais é erro.

primeiro email foi enviado há 45 anos


... hoje são cem milhões por minuto.


A primeira mensagem de correio eletrónico ("email") foi enviada faz hoje 45 anos e nem sequer chegou completa porque o sistema desligou-se, nada comparado com a atualidade e com os 100 milhões de emails enviados por minuto. 

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Nuno Crato ainda divide para reinar?

Já ouviram a última? Por favor, senhor ministro!!!



"O Governo especializou-se na divisão dos portugueses, convencido da "bondade" do ciúme social bem estimulado. 
Nuno Crato parece que ainda recorre à receita. Desta vez foi em plena Assembleia da República. 
Tratou de estimular, para além do referido no primeiro parágrafo, a desconfiança entre pares com a conversa dos professores do topo da carreira que têm horários de 14 horas. Já se sabe: com um estatuto da carreira em bolandas, com as reduções na carreira por idade em estado de sítio e num mês de mais cortes a eito nos salários, o discurso do ministro parece uma receita spin. 
Só os eternamente jovens ou os que estão anos a fio sem sala de aula é que acham que um professor não deve ter redução letiva com a idade. O estatuto da carreira tem que garantir mecanismos de redução para os diversos ciclos de escolaridade e para as especificidades das disciplinas que se lecciona. Dá trabalho, mas nunca ouvi dizer que a democracia funcionasse de outro modo.
O que Nuno Crato nunca diz é que aumentou os horários dos professores e que não tocou no desmiolo legal vigente nas reduções da componente letiva por idade e tempo de serviço." @ CORRENTES

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

27 de outubro: dia das bibliotecas escolares


No dia das Bibliotecas Escolares, as obras de Sophia de Mello Breyner Andresen destacam-se no espaço da Biblioteca. 
Nesta visita à obra da autora foi dado especial relevo às temáticas da casa e do mar que são uma constante na sua vida e na sua obra.

Visite a  Biblioteca e (re)leia as  obras de Sophia!

queremos MotivAR-TE

cartaz de divulgação
"A Escola questiona-se, cada vez mais, sobre o modo como o aluno se apropria da informação, em que condições o faz, com que objetivos, numa permanente busca da melhor forma de aprender e ensinar. 

O projeto MotivAR-TE, direcionado, sobretudo, para alunos dos 11º e 12º anos e no âmbito da disciplina de Português, enquadra-se precisamente nesta procura de tornar o processo de ensino e de aprendizagem mais rico, mais atrativo e mais produtivo, criando pontes e sinergias e contribuindo para uma escola que constrói o presente de olhos postos no futuro."

O projeto inicia as suas sessões com a projeção do filme "A Missão", dirigido aos alunos de 11º ano, como motivação para o estudo da obra "Sermão de Santo António aos Peixes" de Padre António Vieira. Essas sessões decorrerão no Auditório da escola, pelas 10h50m, nos dias 28 e 31 de outubro.

      O grupo responsável agradece a colaboração de todos os professores que disponibilizaram as suas aulas para o efeito.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

'Tablets' ocupam o lugar do papel numa escola em Oeiras

Ir para a escola sem objetos pesados, como livros e cadernos, é um sonho para muitos alunos, mas é a realidade de uma turma do 12.º ano da Escola Secundária Quinta do Marquês, em Oeiras, que já se habituou a um modelo de ensino livre de papel, e não só.
Na aula a que o Correio da Manhã assistiu, professores e estudantes escrevem nos ecrãs dos tablets e de quadros interativos, onde o acesso à Internet é permanente. A dinâmica destas aulas do futuro é diferente das atuais, sendo que os alunos e os docentes estão satisfeitos com os resultados.
A escola aceitou o convite para participar no Creative Classrooms Lab, um projeto-piloto europeu que tem como objetivo avaliar as potencialidades da utilização de tablets nas salas. Além da inexistência de papel, um aluno sair do lugar para ir resolver um problema ao quadro tornou-se obsoleto, uma vez que todos os dispositivos estão ligados em rede e o professor pode escolher qual deles quer projetar no quadro interativo.
Os custos dos 32 tablets distribuídos entre os 25 alunos e os sete docentes da turma foram suportados por uma marca tecnológica. O projeto inicia agora o seu segundo ano. Júlia Tainha, diretora da escola, diz ao CM que este "tem evoluído de forma bastante positiva", considerando-o uma mais-valia para os estudantes.

sugira um slogan, uma frase, um mote para os 40 anos de escola

Caro leitor,

Como sabe, a Escola Secundária de Águas Santas faz 40 anos de existência.
Por isso, vamos celebrar, vamos comemorar esta rede de esforços que tem educado e ensinado tantas gerações.
Hoje, alguns professores juntaram-se para discutir o que poderá ser o corolário deste ano em festa. A data escolhida foi o dia 20 de março de 2015, à noite. O espaço, o Fórum (Grande) da Maia.
No sentido de poder haver um fio condutor para esse espetáculo, deixamos-lhe um pedido: sugira, no sítio dos comentários a este post do CRESCER, um slogan, uma frase, um mote, que possa servir de tema/conceito para o espetáculo que queremos realizar. 
Cabe-lhe a si (aluno, funcionário, encarregado de educação ou professor), decidir. Passe palavra. Divulgue. Participe.
É a nossa festa. O quadragésimo aniversário desta "escola de mãos".

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

conhecem?

É só olhar para o teto da nossa "sala de espera" e apreciar o melhor órgão...
Os alunos das Artes brindaram-nos com mais uma série de trabalhos fantásticos. Bem hajam!


 



e esta?

 Ainda há dois mil professores por colocar e as listas estão "inacessíveis".

Entretanto, a fase dos primeiros testes de avaliação já começou para os restantes alunos e professores.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

O professor que tinha ficado colocado em 75 escolas desta vez arrebatou 95 horários

Dava para rir, se não fosse caso para desesperar...

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

"Verão" veio para ficar por uma semana

Vamos fazer "sauna" nas nossas salas de aula em outubro? Oh, não!!! Mas é o que promete a meteorologia.
«As temperaturas vão subir nos próximos dias. Podem subir 2 a 3 graus por dia, o que faz com que no início da semana já se note o tempo mais quente», adiantou Cristina Simões, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), à agência Lusa.
Segundo a meteorologista, as temperaturas mínimas manter-se-ão na ordem dos 20 graus. A meteorologista disse ainda que para o início da semana estão previstas em algumas regiões do país temperaturas da ordem dos 30 graus.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

conheça a oferta do Desporto Escolar

Este é o cartaz que anuncia a oferta desportiva deste ano ao nível da atividade externa do Desporto Escolar.


Afonso Reis Cabral, de 24 anos, vence Prémio LeYa

O romance "O meu irmão", de Afonso Reis Cabral, é o vencedor do Prémio LeYa de Literatura, no valor de cem mil euros, foi anunciado, esta sexta-feira.
Afonso Reis Cabral
O autor premiado tem 24 anos e, segundo o próprio que esteve presente na cerimónia do anúncio, é trineto do escritor Eça de Queiroz.
Na sessão de anúncio, o presidente do júri, Manuel Alegre, disse que o livro «trata de um tema delicado que podia suscitar uma visão sentimental vulgar: a relação entre dois irmãos, um deles com Síndroma de Down».
O júri salientou que a realidade foi «trabalhada de uma forma objetiva e com a violência que estas situações humanas podem desenvolver» e que o romance faz «um retrato social que evita tomadas de decisão fáceis, obrigando a um investimento numa leitura que nos confronta com a dificuldade de um mundo impedoso».
Afonso Reis Cabral nasceu em Lisboa, cresceu e estudou no Porto até ao ensino secundário. Em 2005 publicou o livro de poemas "Condensação", escrito entre os 10 e os 15 anos.
Atualmente a trabalhar na editora Alethêia, o vencedor é licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Universidade Nova de Lisboa, onde fez também um mestrado de Estudos Portugueses.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

OE 2015, o corte no MEC e privação


OE para 2015


Poucas medidas novas de austeridade, mas ao mesmo tempo mantêm-se quase todas as que estavam já em vigor. O défice estrutural, usado por Bruxelas para avaliar o esforço de consolidação orçamental, cai apenas 0,1 pontos percentuais.


Despesa com Educação recua mais 700 milhões de euros


Mais de um quarto dos portugueses vive em privação material

Mais de um quarto dos portugueses encontrava-se em privação material em 2013, uma situação que se agrava na população infantil (29,2%), segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

As crianças foram as mais afectadas pelo aumento da pobreza ou exclusão social. Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta quinta-feira mostram que a intensidade da pobreza para este grupo aumentou 6,2 pontos percentuais em 2012 face ao ano anterior. 

“A escola está a regredir em relação às questões da inclusão”

David Rodrigues, presidente da Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, diz que as AEC estão a tornar-se “absolutamente desinteressantes”. E avisa que, se as escolas não começarem a integrar a diferença, estaremos a "organizar sociedades completamente estanques e ofensivas em relação umas às outras"

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

nave aterra em cometa

http://cdn.cmjornal.xl.pt/2014-10/img_757x426$2014_10_03_13_23_38_408547.jpg

Missão ‘Rosetta’ tem como objetivo saber como se formou a Terra.

É uma das missões espaciais mais importantes da atualidade. Uma sonda da nave Rosetta, da Agência Espacial Europeia (ESA), vai aterrar num cometa. O objetivo é perceber como se formou o nosso planeta e recolher informação que pode ser útil para evitar colisões de asteroides com a Terra. A ideia é recolher amostras físicas e investigar a composição e estrutura do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, que viaja entre as órbitas da Terra e de Júpiter.
Estes corpos que orbitam no espaço são para os cientistas cápsulas do tempo que podem revelar os segredos da vida do planeta que habitamos. Rui Agostinho, diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, salienta que "esta é uma missão altamente tecnológica, que pela primeira vez vai fazer aterrar uma sonda no cometa 67P, que persegue há 10 anos".
Tanto tempo em órbita fez com que a nave tivesse de hibernar durante três anos, por estar demasiado longe do sol, para ter energia suficiente para fazer o seu trabalho. Além da água, os cometas poderão ainda ter sido responsáveis pelo transporte de vida para a Terra, já que têm na sua constituição produtos orgânicos. Tudo isto vai ser analisado à lupa a partir do próximo mês de novembro. @ CM

terça-feira, 14 de outubro de 2014

salas de aula vazias em muitas escolas deste país

este é o aspeto de muitas salas de aula deste país
Pais, alunos, professores e funcionários vão manifestar-se quinta-feira em frente às escolas onde continuam a faltar professores, cinco semanas depois de terem começado as aulas, anunciaram hoje responsáveis pela iniciativa.
Numa conferência de imprensa realizada hoje em frente à escola básica Pedro Santarém, em Lisboa, professores, pais e elementos da associação de pais daquela escola alertaram para a “mais caótica abertura de ano letivo de que há memória”.
Na escola básica Pedro Santarém, por exemplo, “continuam a faltar 23 professores: três do 1.º ciclo, uma docente do jardim-de-infância e os restantes do 2.º e 3.º ciclo”, disse Patrícia Henriques, da associação de pais daquele estabelecimento de ensino.
Sem professores, os alunos do 1.º ciclo viram chegar à escola um monitor disponibilizado pela junta de freguesia e depois acabaram por ser “transferidos” para as salas de aula dos outros meninos, contou por seu turno, Carla Semeão, também da associação de pais.
Já no caso dos alunos do 2.º e 3.º ciclo, a situação “ainda é mais caricata: temos meninos que vinham às 8:30 da manhã para ter uma aula e depois às 9:30 regressavam para casa, porque não tinham mais professores para dar as restantes aulas”, criticou Patrícia Henriques.
“Esta é a mais caótica abertura de ano letivo de que há memória”, lamentou Patrícia.
Mesmo ali ao lado, no agrupamento de escolas da Quinta de Marrocos a situação repete-se, segundo os relatos do professor Manuel Grilo.
“Falta um professor do 1.º ciclo e vários do 2.º e 3.º ciclo. Há sempre problemas no arranque do ano, mas nunca houve nada desta dimensão. Nunca houve tantos alunos sem aulas e tantos professores sem escola”, criticou Manuel Grilo, que dá aulas naquela escola desde 2000.
Belardina Vaz, que é professora precária desde 1999, conseguiu este ano um horário de 14 horas na escola D. Pedro V, em Lisboa.
Todos os dias, desde que começaram as aulas, chega à escola e vê alunos sem aulas, por falta de professor de História, a disciplina que ministra. “Acho incrível que eu esteja ali com um horário reduzido e a direção da escola não me possa requisitar para dar aulas aos alunos que estão sem professor há cinco semanas”, criticou a docente.
Para estes professores e pais, o problema poderia ser facilmente resolvido: “Bastava o ministério decidir preencher as vagas colocando os professores pela lista de graduação nacional e o problema resolvia-se em dois dias”, defendeu Belardina Vaz, acrescentando que os professores já colocados deverão manter-se ao serviço e os que foram erradamente colocados deverão ficar para reforçar as necessidades das escolas.
Na quinta-feira, os pais e professores vão manifestar-se entre as 19:30 e as 20:30 em frente às escolas onde ainda há problemas e estão a apelar a que os manifestantes coloquem fotos da contestação na página de facebook - https://www.facebook.com/events/1489634431321106/.
Já aderiram ao protesto, o professor Santana Castilho, o presidente da Associação Nacional de Professores Contratados (ANVPC), Arlindo Ferreira, autor do blogue de Ar Lindo, Paulo Guinote, do blogue A Educação do Meu Umbigo, dirigentes sindicais e representantes de associações de pais. @ Diário Digital com Lusa

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Marcelo Rebelo de Sousa defende saída dos ministros da Educação e da Justiça

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu este domingo, no Jornal das 8 da TVI, as saídas do Ministro da Educação, Nuno Crato, e da Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, depois dos problemas que têm afetado os dois setores nas últimas semanas. 
«[Passos Coelho] Devia fazer uma remodelação, mas eu dizê-lo é meio caminho andado para não o fazer, porque é teimoso», declarou.
O comentador destacou que, neste momento, ainda ninguém foi responsabilizado pelos problemas, à exceção do Diretor Geral da Administração Escolar, e que isso não é suficiente.
«Não haver responsáveis por nada é pouca coisa», justificou.
Marcelo considera que os problemas na Justiça e na Educação são «inaceitáveis», uma vez que os portugueses estão a pagar muitos impostos.
«Nunca se pagou tantos impostos como agora, pelo que não há direito de os serviços como a Justiça e Educação funcionarem desta maneira», afirmou.
Sobre os problemas na colocação de professores, que o Governo garantiu que só afetavam 2% dos docentes, Marcelo é peremptório: «A obrigação de quem cobra os impostos que cobra é assegurar que não há um único caso sequer».
Para o comentador, ao Ministro da Educação exige-se mais do que um pedido de desculpas.  «Nuno Crato não pode achar que se resolve com um pedido de desculpas aquilo que se abate na vida das pessoas», referiu.
No caso da Justiça, Marcelo fez notar que os problemas que decorreram da reforma do mapa judiciário e particularmente com a plataforma informática Citius, há já dois meses, poderão levar ao arrastamento de processos durante meses. @ TVI

sábado, 11 de outubro de 2014

apelo do GPS: cuide da sua visão

"Cara comunidade escolar,
No dia 14 de outubro, 3ª feira, as técnicas da ERGOVISÃO irão fazer rastreio apenas aos adultos da ESCOLA SECUNDÁRIA: funcionários e professores. Nas ESCOLAS do 1º CICLO os dias serão outros; no entanto, se assim o entenderam podem vir fazer o rastreio nesta data.
Não é preciso fazer marcação mas tão somente ir à Biblioteca. Aproveitem pois inclusivamente será feita a medição da tensão ocular. 
Temos técnicas de visão à nossa espera e disposição. Vamos aproveitar!"

Gabinete Promoção da Saúde

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

nobel da paz para Malala e Kailash


No dia em que um relatório da Unicef revela que 120 milhões de raparigas com menos de 20 anos tiveram relações sexuais forçadas e uma em cada três esteve casada e foi vítima de violência emocional, física ou sexual praticada pelo maridos ou parceiros, o comité do Nobel decidiu atribuir o prémio à jovem paquistanesa que se destacou na luta pelo direito à educação e ao ativista indiano pelos direitos das crianças.



“Um aluno, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”, disse a jovem.
A jovem de 17 anos, Malala Yousafzay, que sobreviveu a um ataque de talibãs em 2012, foi hoje galardoada com o Prémio Nobel da Paz por ter "mostrado, através do exemplo, que as crianças e os jovens também podem contribuir para melhorar as suas próprias situações", segundo destaca o comité, reunido em Oslo. "Através da sua luta heroica, ela tornou-se uma porta-voz destacada pelos direitos das raparigas à educação."
Malala, que esteve gravemente ferida depois de ter sido baleada na sua cidade natal, continuou a sua campanha defendendo arduamente o direito à educação das jovens por todo o mundo. A paquistanesa torna-se assim a pessoa mais jovem de sempre a ser distinguida com o Nobel da Paz.
O prémio também foi atribuído a Kailash Satyarthi, ativista há vários anos pelos direitos das crianças, que tem lutado por causas como o fim do trabalho infantil. O comité de Oslo destacou a "grande coragem pessoal" do indiano de 60 anos, que tem "liderado várias formas de protestos e manifestações, todas pacíficas, focando-se na exploração das crianças para ganhos financeiros", naquilo que Oslo considerou a manutenção da "tradição de Gandhi". 
O comité destacou ainda o facto de ter atribuído um prémio a um indiano e a uma paquistanesa, um hindu e uma muçulmana, juntos numa "luta comum pela educação e contra o extremismo." Este ano houve 278 nomeados para o prémio, um número recorde, entre eles o analista Edward Snowden e o Papa Francisco. O ano passado o Prémio foi atribuído à Organização Para a Proibição das Armas Químicas.

surpresa! passados quase 10 anos, os Testes Intermédios do (IAVE) acabaram

Este ano letivo os alunos do 3º ciclo do ensino básico já não vão ter testes intermédios. Já os alunos do ensino secundário vão apenas realizar as provas de Inglês, no 11º ano. Serão mantidas nos mesmos moldes as provas intermédias de Português e de Matemática do 2º ano de escolaridade.


De acordo com o anúncio do IAVE (Instituto de Avaliação Educativa, que substitui o antigo GAVE) aos professores, gestores de projeto e diretores, no ano letivo 2014/2015 as provas intermédias vão sofrer várias mudanças. 

No terceiro ciclo (9º ano), terminam os testes intermédios de Português e Matemática. Os alunos do 11º ano do ensino secundário não vão realizar as provas de Biologia e Geologia,  Física e Química A e Matemática A. Já os alunos do 12º ano não farão as provas intermédias de Matemática A e de Português. Continuará a ser realizada a prova intermédia de Inglês, no 11º ano (ensino secundário), e os testes intermédios de Português e de Matemática do 2º ano de escolaridade (primeiro ciclo). 

No documento disponibilizado aos docentes por meio da Extranet do IAVE, no dia 17 de Setembro, lê-se: “(…) considerando as evidências que os relatórios de anos anteriores têm revelado, nomeadamente o facto de ser residual, ou mesmo impercetível, o seu impacto na melhoria do desempenho dos alunos, entende-se, passados quase 10 anos desde o início do projeto, já não se justificar a sua continuidade nos moldes vigentes”. 

O IAVE adianta que os enunciados dos antigos testes intermédios podem ser usados para preparar os alunos como provas de avaliação externa ou de autoavaliação, “sendo a publicitação anual de novos testes uma ação redundante e que pouco acrescenta à informação já existente”. O teste de Inglês no 11º ano encontra-se, segundo o IAVE, “enquadrado na estratégia de progressiva familiarização de alunos e professores com testes cujo nível de proficiência linguística de referência visa antecipar a prevista adoção, no nosso sistema de ensino, de um teste First for Schools (FCE)”. 

Durante o ano letivo 2014/15, os alunos do 11º ano realizarão um teste Key for Schools. No 9º ano, os alunos farão a prova Preliminary for Schools (PET). 

O teste intermédio de Português do segundo ano de escolaridade será realizado no dia 28 de Maio, e o de Matemática a 3 de Junho. A prova intermédia de Inglês do 11º ano de escolaridade será realizada a 3 de Março. 

As provas intermédias foram introduzidas no ano letivo 2005/2006, quando Maria de Lurdes Rodrigues era ministra da Educação. @ SÁBADO

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

"Eu não vim aqui p'ra me incomodar!",

O projeto "Eu não vim aqui p'ra me incomodar!", dinamizado pela professora Amélia Lopes, direcionado para o corpo docente e não docente da escola e baseado em técnicas relacionadas com a prática teatral (e outras) já começou. O horário é às quintas-feiras entre as 12h e as 13h. Todos são bem-vindos às sessões semanais. Basta trazerem uma roupa confortável e umas meias para calçar (não se usam sapatos nestas sessões).

prémio nobel da literatura para Patrick Modiano

A academia sueca atribui o nobel da literatura ao escritor francês, Patrick Modiano, destacando a forma como o escritor de 69 anos “descobriu a vida do mundo da ocupação”.
Patrick Modiano, nasceu a 30 de Julho de 1945, em Boulogne-Billancourt, Paris. É vencedor de alguns dos mais prestigiados galardões literários de França, nomeadamente o Prémio Goncourt em 1978, o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa em 1972 e o Grande Prémio Nacional das Letras em 1996. É considerado um mestre da literatura francesa contemporânea.
Publicou o seu primeiro romance, dedicado à  memória do seu falecido irmão, "La Place de l'Étoile", em 1968. Em Portugal tem publicados alguns livros, incluindo "O Horizonte" (2011), "No Café da Juventude Perdida" (2009), "A Rua das Lojas Escuras" (1988), "Um Circo que Passa" (1994), "Dora Bruder" (1998) e "Domingos de Agosto" (1988).

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

prémio nobel da química premeia microscopia de fluorescência

Os vencedores do Prémio Nobel de Química 2014: Eric Betzig, William Moerner e Stefan Hell (AFP)
O Nobel da Química vai ser entregue aos norte-americanos Eric Betzig e William Moerner e o alemão Stefan Hell. O trabalho dos investigadores no desenvolvimento da "microscopia de fluorescência em alta resolução" mereceu o reconhecimento da Real Academia Sueca. O aperfeiçoamento da microscopia ótica permitiu uma melhor observação de partículas e moléculas extremamente reduzidas e foi fundamental para o desenvolvimento da nanotecnologia. 

Portugal está preparado para o combate ao ébola?

O presidente do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) garantiu hoje que Portugal dispõe da "quantidade suficiente" de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os profissionais de saúde usarem no combate ao ébola.

Até ao momento, e segundo Fernando Almeida, foram realizadas análises a quatro casos suspeitos de ébola em Portugal, tendo todos eles obtido resultado negativo.
Em relação aos EPI para os profissionais de saúde que trabalhem em casos de doença por este vírus -- que já matou mais de 3.000 pessoas na África ocidental -- o presidente do INSA assegurou que existem os equipamentos suficientes nos hospitais de referência, bem como em outros que venham a necessitar deste material.
Em Lisboa, os hospitais de referência são o Curry Cabral e o Dona Estefânia, para as crianças, e, no Porto, o de São João.
"A DGS faz, a todo e qualquer momento, atualizações do que está escrito, de acordo com o que é emitido pela Organização Mundial da Saúde e de outras redes", adiantou.
Segundo uma orientação que a DGS, emitida em abril deste ano, "é fundamental garantir a proteção dos profissionais de saúde com equipamentos de proteção individual específicos, de barreira, descartáveis e impermeáveis".
A proteção respiratória com máscara deve também ser sempre cumprida e todos os equipamentos clínicos utilizados, como termómetros, deverão ter uma proteção descartável e ser de uso exclusivo do doente.
Nessa orientação, a DGS especifica os procedimentos para colocar ou remover os EPI, aconselhando sempre que possível a que a remoção seja feita sob a supervisão de outro profissional.
Hoje, a DGS emitiu um comunicado, indicando que está a analisar os EPI que devem ser usados pelos profissionais, bem como o contexto da sua utilização.
Esta análise da DGS acontece depois de, na segunda-feira, ter sido confirmado que uma auxiliar de enfermagem espanhola foi contagiada com o vírus do ébola, naquele que é o primeiro caso de contágio na Europa e fora de África.
Desconhece-se de que forma se deu o contágio, mas a imprensa espanhola tem indicado que o protocolo seguido, assim como a proteção usada pela profissional, possam não ter sido os mais adequados.
O vírus do ébola já matou mais de 3.000 pessoas na África ocidental, havendo, até ao momento, surtos registados na Guiné-Conacri, Libéria, Serra Leoa e Nigéria. @ Diário Digital com Lusa
Entretanto...

terça-feira, 7 de outubro de 2014

senhor ministro da educação, e agora?



Na sexta-feira, vários agrupamentos de escolas receberam orientações do Ministério da Educação para anularem as colocações de professores do concurso da bolsa de contratação, cujos resultados foram conhecidos a 12 de setembro.
"É preciso assumir o erro e retirar as consequências que decorrem desse erro e da incapacidade de resolver os problemas que se colocam no dia-a-dia", considerou Marcos Perestrello, deputado do PS, referindo que "estamos perante uma ação absolutamente inacreditável de desacreditação da escola pública".
As aulas começaram há cerca de um mês e, segundo o deputado, atualmente há alunos que já estão a fazer testes e outros que não têm sequer professores.

prémio nobel da física: a lâmpada LED

O Prémio Nobel da Física foi atribuído a Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura, pelo invenção da fonte de energia LED.
A academia sueca premiou Isamu Akasaki, que trabalha na Universidade Meijo, de Nagoia, Japão, o professor Hiroshi Amano, da Universidade de Nagoia, e Shuji Nakamura, nascido também no Japão, mas cidadão dos Estados Unidos que trabalha na Universidade da Califórnia,  pela invenção do díodo eletroluminescente (LED), que permite poupar energia.
«Com a invenção das lâmpadas LED, agora temos alternativas  às fontes de luz antigas  que duram mais e são mais eficientes», diz o comunicado da Academia Real das Ciências da Suécia.
A nota refere ainda que, «uma vez que cerca de um quarto do consumo de eletricidade mundial é usado para propósitos de iluminação, a LED contribui para salvar os recursos da Terra».

prémio nobel da medicina: um GPS interno

A Academia Sueca atribuiu o Nobel de Fisiologia ou Medicina ao americano-britânico John O'Keefe e ao casal norueguês May-Britt e Edvard Moser.
JONATHAN NACKSTRAND/AFP
Os laureados foram distinguidos pelas suas descobertas sobre as "células que constituem um sistema de geoposição no cérebro", uma espécie de GPS interno, segundo o comité Nobel.
Este "GPS" (sistema de posicionamento global) no cérebro permite que nos orientemos num determinado espaço, mostrando a base celular de uma função cognitiva superior, adianta o júri do Nobel num comunicado.
O sistema permite responder a questões simples, tais como: "Como sabemos onde estamos? Como conseguimos encontrar o caminho entre um local e outro? Como guardamos esta informação de modo a podermos encontrar rapidamente o caminho uma outra vez?".
O norte-americano-britânico John O'Keefe descobriu em 1971 o primeiro componente deste "GPS". Foi preciso esperar até 2005 para que May-Britt e Edvard Moser identificassem um outro componente-chave do sistema, células nervosas que criam um sistema de coordenadas para determinar as posições.
A recompensa de oito milhões de coroas suecas (cerca de 881 mil euros) será entregue em duas partes, metade para O'Keefe e metade para o casal Moser. @ JN

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

há um 'pirata' entre nós!

Um pirata 'assaltou' a exposição de trabalhos afixados no corredor e brincou com as palavras... Vejam.

                      

como vai ser a escola daqui a cinco anos?

Integrar na formação dos professores a utilização das tecnologias da informação e da comunicação é um desafio considerado premente. Relatório da Comissão Europeia analisa impacto que evolução tecnológica terá no ensino nos próximos cinco anos.
Apesar de, na União Europeia, 63% das crianças de nove anos continuarem em escolas que não estão equipadas a nível digital, dentro de dois a três anos, a aprendizagem dos alunos, através de jogos de computador, deverá ser uma realidade em muitas escolas primárias e secundárias, prevê um conjunto de especialistas num relatório feito em co-autoria com a Comissão Europeia.
"É necessário tomar medidas urgentes para promover a inovação nas salas de aula”, recomendam no Horizon Report Europe, no qual um conjunto de 53 especialistas analisou as tendências previstas para os próximos cinco anos nas escolas primárias e secundárias dos 28 países da União Europeia.
De acordo com informação divulgada pela representação da Comissão Europeia em Portugal, as “baixas aptidões e competências digitais dos alunos” e a “necessidade de integrar na formação dos professores a utilização eficaz das tecnologias da informação e da comunicação” são alguns dos desafios identificados como mais “prementes”, embora “solucionáveis”.
O painel de especialistas prevê que, dentro de um ano ou menos, a utilização de tablets e de serviços online venha a ser comum em muitas escolas europeias, de forma usar aplicações do Google, o Skype e o Dropbox. Além disso, a aprendizagem através de jogos de computador e a combinação de métodos de ensino tradicional e virtual deverão passar a fazer parte do ensino nos próximos dois a três anos. Os especialistas estimam ainda que, dentro de quatro a cinco anos, haverá “laboratórios virtuais e remotos” nas escolas.
Estas são apenas algumas das tendências identificadas neste primeiro Horizon Report Europe: 2014 Schools edition, da Comissão Europeia e do New Media Consortium, que insta as escolas a darem resposta ao “complexo” desafio das competências digitais. E que conclui que “é necessário tomar medidas urgentes para promover a inovação nas salas de aula, com o objectivo de tirar partido de uma maior utilização das redes sociais e dos recursos educativos abertos”.
A comissária europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, Androulla Vassiliou, considera que “este relatório fornece informações valiosas e orientação para os responsáveis políticos e dirigentes escolares sobre a necessidade de recorrer a recursos digitais e abertos”. E acrescenta: “É fundamental trabalharmos para melhorar as competências digitais e o acesso aos recursos digitais e abertos, não só para reforçar a qualidade do ensino, mas também para criar modelos flexíveis em matéria de educação, tornando assim mais fácil a aprendizagem ao longo da vida.”
Facebook
Os especialistas concordaram que há duas grandes tendências iminentes: a mudança do papel dos professores, como resultado da influência das tecnologias da informação e comunicação, e o impacto das redes sociais, como o Facebook ou o Twitter, que já estão a encontrar o seu caminho para entrar nas salas de aula. Aliás, no relatório chama-se a atenção para o facto de as redes sociais proporcionarem, nas escolas, feedback e sugestões, permitindo o diálogo entre estudantes, pais, professores e instituição, de uma maneira menos formal.
Todas estas questões serão discutidas com mais profundidade em Dezembro, no âmbito da conferência europeia Educação na era digital, organizada pela Comissão Europeia e pela presidência italiana da União Europeia. @ PÚBLICO