sábado, 26 de julho de 2014

o último post de 2013/2014

Caros leitores,
É sempre com algum mal-estar que escrevemos o último post de um qualquer ano letivo. Depois de anos tão intensos, chegamos ao último dia de trabalho (da equipa do Crescer) extenuados.
Há todo um ano letivo que termina, em somas de tanto feito: aulas, substituições, apoios, reforços, testes, reuniões (de CT, de grupo, de departamento, de DT, com EE), negociações, projetos, indisciplina, incómodos, correções, classificações, horas-extra, exames, matrículas, turmas, correção de exames (1ª fase, 2ª fase), secretariado, estatísticas, horários, revisão de documentos, preenchimento de grelhas, planos de melhoria, metas, justificações,… Dissemos tudo? Se calhar, não.
Para além de tudo isto, há uma última reunião em que os diferentes grupos disciplinares fazem a distribuição de serviço para o ano letivo seguinte. E são sempre reuniões muito difíceis. Seja porque se escolhem níveis de ensino/turmas para desenvolver trabalho com gente que se desconhece, seja porque se decide (em minutos) a responsabilidade de um ano de trabalho, seja porque nem todos estão presentes, seja porque todos estão demasiado cansados para poderem suportar reuniões longas. Sobra a sensação que o ano não acaba da melhor maneira. É um cansaço, um supremíssimo, íssimo cansaço!, diria o Álvaro de Campos.
Julga o cidadão comum que “os professores estão em férias há muito” e também julga que “o professor dá aulas e ponto final”. Como se engana! O professor carrega o mundo às costas. Na ânsia de bem-fazer procura fazer tudo: é professor, pai/mãe dos meninos, educador dos EE, burocrata, conciliador, psicólogo, relações públicas, prenunciador, colega, amigo, e, no final, ainda suporta a carga emocional de não sentir  a sua classe profissional dignificada.
Pois é, somos heróis sempre insatisfeitos e estamos todos muito cansados! Oxalá estas últimas reuniões pudessem ser feitas no início dos anos letivos em que o tempo é feito de abraços e de beijos (sabemos que é impossível, só estamos a ironizar!) e todos são felizes!
O CRESCER vai 'carregar baterias' e deseja aos seus leitores um bom descanso para que em setembro todos voltemos retemperados.
Até setembro! 

sexta-feira, 25 de julho de 2014

quarta-feira, 23 de julho de 2014

à noite, pelas 21h, o GDDE atua na EB 2/3 da Maia


E porque "não há duas sem três", diz o povo com razão, o CRESCER faz a sua terceira recomendação do dia: o Espetáculo Solidário Itinerante Mamafrica 2014, que se realiza hoje, dia 23 de Julho, pelas 21h na EB 2/3 da Maia.


O espetáculo, com a produção artística da Associação Alma Mater Artis, conta com a participação de cerca de 80 jovens do Agrupamento de Escolas de Águas Santas, pertencentes ao Grupo de Atividades Rítmicas Expressivas do Desporto Escolar, recentemente Campeão Nacional, bem como com a participação de outros Agrupamentos de Escolas.

Este espetáculo está inserido numa itinerância de apoio à causa humanitária do Banco de Leite de São Tomé e Príncipe que teve a sua origem e implementação no Agrupamento de Escolas de Águas Santas. A entrada é livre. Não perca!

Maia acolhe Campeonato da Europa de Futebol de 7 da Paralisia Cerebral

O CRESCER também recomenda este evento. Porque é um belíssimo espetáculo, porque estes jovens merecem ter uma enérgica assistência e porque o seu treinador, professor Vasco Ferreira, é "gente da nossa casa".


Decorre na cidade da Maia, entre os dias 23 de Julho e 2 de Agosto de 2014, o Campeonato da Europa de Futebol de 7 para praticantes com Paralisia Cerebral.
Sob a égide da federação internacional, CPISRA (Cerebral Palsy International Sports and Recreation Association), a prova será organizada pela Paralisia Cerebral-Associação Nacional de Desporto, no âmbito da Cidade Europeia de Desporto Maia 2014, contando com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude, da Câmara Municipal da Maia e da Associação de Futebol do Porto.
A prova reunirá as melhores seleções europeias de Futebol de 7, garantindo um espectáculo desportivo competitivo e fiel aos valores e princípios que norteiam o desporto de alto rendimento.

Participam as equipas de Portugal, Dinamarca, Inglaterra, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Holanda, Rússia, Irlanda do Norte, Escócia e Ucrânia. De destacar que a Rússia é a actual campeã Paralímpica e a Ucrânia ostenta o ceptro de campeã do mundo.
O pontapé de saída será dado no dia 23 de Julho, pelas 20h00, com o jogo Portugal – Inglaterra, após a cerimónia de abertura (18h00), no Estádio Municipal Dr. José Vieira de Carvalho. O segundo jogo da equipa das quinas terá lugar às 20h00 do dia 25 de Julho, no mesmo estádio, bem como a final, no dia 2 de Agosto, pelas 18h00.
A competição também terá lugar no Estádio Municipal Dr. Costa Lima, e as sessões de treino no Estádio Municipal de Pedrouços e de Cutamas.  
Venha até à cidade da Maia e apoie a nossa seleção.
O treinador destes jovens talentosos é o professor Vasco Ferreira, professor de Educação Física da nossa escola, e ele, certamente, gostará de contar convosco nas bancadas a apoiar o grupo.
A entrada é gratuita.
Poderá também acompanhar a prova através da emissão ao vivo online, através do seu site (eurofootball7aside.com) e Facebook.

Matosinhos acolhe o melhor do voleibol de praia universitário mundial

O tempo está excelente para a prática da modalidade, a praia de Matosinhos é "já ali", as férias estão aí - o que mais podemos querer para assistir a este Campeonato Mundial Universitário de Voleibol de praia? O CRESCER recomenda.
 (Foto: FADU)
Mais de 150 atletas de 20 países diferentes, cinco dias de competição, seis campos distribuídos pela Praia de Matosinhos e 150 voluntários envolvidos na organização. São estes os números do 7.º Campeonato Mundial Universitário (CMU) de Voleibol de Praia, que arrancou esta quarta-feira, na Praia de Matosinhos, e se vai prolongar até 27 julhonuma organização conjunta  da Universidade do Porto (U.Porto), do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e da Federação Académica do Porto (FAP), sob a tutela da FADU.
A cerimónia de abertura da mais importante prova mundial do voleibol de praia universitário teve lugar esta terça-feira, na Praia de Matosinhos. Seguem-se cinco dias de competição em que as  60 duplas vão começar por se defrontar numa fase de grupos, a que se seguirá a fase a eliminar. Com entrada livre, os jogos têm início às 9h00, prolongando-se até final da tarde.
Par além de ser entidade organizadora, a U.Porto é também a instituição  mais representada entre as seis duplas (três masculinas e três femininas) que vão vestir as cores de Portugal durante o evento.
Em paralelo com a vertente competitiva, o CMU de Voleibol de Praia chega a Portugal com o objetivo de promover a prática desportiva  no meio universitário. 
Mais informações (programa de jogos, equipas, etc,) sobre CMU de Voleibol de Praia 2014 no site do evento ou no Facebook. @ notíciasUP

terça-feira, 22 de julho de 2014

crónica de uma PACC anunciada

@ DD
Nomes não listados na plataforma, vigilantes faltosos, atrasos, invasões de escolas, protestos dos docentes, de tudo um pouco nesta PACC anunciada.

A invasão de uma escola no Porto e as divergências entre Ministério da Educação e sindicatos sobre as providências cautelares relativas à prova de avaliação de professores marcaram a manhã do exame, agendado para hoje em 80 escolas.
Cerca de 20 manifestantes invadiram a Escola Secundaria Rodrigues de Freiras, na Cedofeita, Porto. Os manifestantes do movimento "Boicote&Cerco" entraram no átrio e corredores da escola com apitos, tachos e megafones, para perturbar a realização do exame, para o qual estavam inscritos 50 professores, tendo comparecido apenas 12.
Apesar das indicações dadas às escolas pelo Ministério da Educação para que não fosse permitida a entrada nas escolas de pessoas não diretamente ligadas à realização da prova, em algumas escolas realizaram-se reuniões sindicais convocadas pela Fenprof para a mesma hora do exame, para dar justificação aos professores efetivos para não comparecerem ao serviço de vigilância aos colegas.


Cerca de quatro mil professores contratados estavam inscritos para a prova de avaliação que decorreu hoje de manhã e que tem sido alvo de forte contestação por parte dos sindicatos. @ DD/Lusa

segunda-feira, 21 de julho de 2014

PACC marcada para o dia de amanhã

Não é para melhorar as escolas, é para mostrar quem manda. 
José Pacheco Pereira in Voltamos à moralidade ou à falta delaPÚBLICO
Neste momento estão identificadas 90 escolas com PACC marcada para o dia de amanhã. Conheça a lista das escolas onde ela decorrerá. Esta lista foi retirada do site da Fenprof.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

guia dos festivais de verão 2014 (incluindo os de que nunca ouviu falar)

@ Visão

E porque as férias dos meninos do secundário estão quase a chegar (ainda há quem diga que os professores estão de férias desde meio de junho??? ai, ai, ai!!!) o CRESCER deixa-lhes ficar uma sugestão da revista VISÃO sobre os festivais de Verão.
http://visao.sapo.pt/guia-dos-festivais-de-verao-2014-incluindo-os-de-que-nunca-ouviu-falar=f787712 (é só clicar e escolher)

Bom fim de semana!

18 de julho: Mandela Day

Em 2010, as Nações Unidas declararam o dia 18 de julho como o "Mandela Day" e, nesta data, a organização apela a todos os cidadãos para que façam uma boa ação em honra do antigo presidente sul-africano e consagrem simbolicamente 67 minutos à memória dos 67 anos de militância política e pela paz de Nelson Mandela.
A data foi instituída por ocasião do nascimento, a 18 de julho de 1918, de Nelson Rolihlahla Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul, depois de décadas de luta contra o regime segregacionista da minoria branca que governou a África do Sul.
Herói da luta anti-apartheid, Nelson Mandela liderou com o último presidente imposto pela minoria branca, Frederik de Klerk, uma transição para a democracia baseada na reconciliação nacional, o que lhe valeu a atribuição do prémio Nobel da paz em 1993.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Crato marca prova para 4000 professores para daqui a cinco dias

Crato marca prova para 4000 professores para daqui a cinco dias 


Ministério da Educação deixa cair componente específica do exame. Na terça-feira faz a prova quem não conseguiu realizá-la em dezembro, por causa da greve e protestos. Secretário de Estado confia que, desta vez, tudo decorrerá com "normalidade".

21.400 tempos letivos de crédito para o Desporto Escolar em 2014/2015

Despacho n.º 9302/2014. D.R. n.º 136, Série II de 2014-07-17 

Ministério da Educação e Ciência – Gabinete do Ministro
 Determina o número de créditos de tempos letivos a atribuir para o Programa de Desporto Escolar no ano letivo de 2014-2015

começa hoje a 2ª fase dos exames nacionais

Começa hoje a 2ª fase dos exames. É tempo para tentar uma derradeira oportunidade.



quarta-feira, 16 de julho de 2014

documentos de apoio para o ingresso ao Ensino Superior

infocursos

Informe-se aqui. É só clicar. No entanto, e apesar da aparente facilidade, depois de esclarecido, amadureça a ideia e só então concorra com determinação. É um momento muito importante na vida de cada um e de cada família.


et voilá!

Águas Santas "invadiu" estúdios da SIC
(cortesia SIC)

"...a estrela mais bonita que já vi..." cantava Nuno Guerreiro em fundo. E os nossos meninos foram verdadeiras estrelas e dançaram e encantaram ao som deste hino de esperança.


Tal como prometido, aqui se apresenta o link para poderem "clicar" e ver o momento televisivo proporcionado pelo Grupo de Dança do Desporto Escolar de Águas Santas (GDDE) e o professor Alexandre Teixeira, ontem, no programa "Boa Tarde!" da SIC.

Poderão apreciar a peça sobre um ensaio feito na escola, a entrevista ao professor e a exibição do grupo em estúdio. O grupo deixou a apresentadora Ana Marques deslumbrada e a nós muito orgulhosos.

Na nossa página do Facebook podem também vê-los.
Como o CRESCER comentou, confirmou-se o que já se sabia: são uns amorosos campeões. Parabéns!


segunda-feira, 14 de julho de 2014

GDDE vai ao programa "Boa Tarde", da SIC, amanhã

exibição do GDDE
Tal como o CRESCER anunciou aqui, no passado dia 23 de junho, a SIC veio à escola e o GDDE foi convidado a ir à televisão de Carnaxide (SIC), ao programa "Boa Tarde!", no âmbito da conquista do título de campeão nacional dessa modalidade.

A SIC esteve na nossa escola, no dia 23 de junho a fazer reportagem e prometeu convite para uma ida ao programa, em data que o CRESCER ficou de confirmar.

Será amanhã, por volta das 18h. Poderemos assistir à peça feita na escola pela equipa de reportagem e a uma exibição do GDDE, no programa, em direto. Mas, tal como o CRESCER fez quando a SIC veio à escola, amanhã mesmo será publicado o vídeo desse momento do programa quando a SIC no-lo permitir.

A todas as meninos e meninos e professores responsáveis, o CRESCER deseja um belo momento televisivo.

exames exames exames

@ DD
Os alunos do 4º e 6 ºano fizeram hoje as provas da 2ª fase do exame de matemática
Segundo dados do Ministério da Educação, no ano passado as provas salvaram da retenção 652 estudantes do primeiro ciclo.

Os milhares de alunos que realizaram as provas nacionais de 3º ciclo, na primeira fase, a Português e Matemática, obtiveram classificação positiva, o que representa uma melhoria face a 2013.

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) adianta que, na generalidade, as classificações desta primeira fase dos exames evidenciam uma melhoria relativamente aos anos anteriores. Nas três disciplinas, das 23 sujeitas a exame, as médias subiram este ano. Na de Português, com 70 953 provas realizadas, a média subiu de negativa para positiva, de 8,9 para 10,7 valores, e as reprovações também diminuíram, de 10 para 5% dos alunos inscritos. Na de Biologia e Geologia, com 51 953 provas realizadas, a média também deixou de ser negativa, subiu de 8,1 para 10,7 valores – aumento de 2,6 valores que lhe conferem a variação mais positiva nas provas deste ano em comparação com 2013. Na de Física e Química, com 50 863 provas realizadas, a média não atingiu a positiva, subiu um valor em relação ao ano passado e fixou-se em 8,8 valores, com uma redução do número de reprovações de 24 para 19%.

domingo, 13 de julho de 2014

Alemanha é campeã do mundo


A Alemanha sucede à Espanha, e torna-se a primeira seleção europeia a vencer um Mundial em solo americano. O Maracanã, cenário mítico por excelência, foi palco da maior conquista de todas para um grupo que, desde 2006, em todas as fases finais de grandes competições, andou sempre muito perto da coroa. 

sábado, 12 de julho de 2014

exames do secundário: médias negativas a Matemática e História

Disciplina de Português verificou uma subida da nota média, para 10,7 valores.

As médias dos exames nacionais do ensino secundário na 1.ª fase foram negativas a História A, com 9,2 valores, e a Matemática A, com 7,8. Ambas as disciplinas desceram em relação ao ano lectivo anterior.
Segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), as reprovações aumentaram tanto a História A, representando 15% do total dos exames, quando tinham sido 11%, em 2013, e a Matemática A foram 22%, quando no ano passado se situaram em 20%.     
A nota média de História A desceu ligeiramente este ano - tinha sido 9,9 em 2013 -, e a de Matemática A também - foi de 8,2 em 2013.    
Os exames finais nacionais do ensino secundário foram realizados em 644 escolas em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, assim como nas escolas no estrangeiro, com currículo português. Das 350.543 inscrições registadas, foram realizadas 321.955 provas por alunos internos e externos, o que corresponde a cerca de 92% do total.
Aumento da classificação média em 13 disciplinas
Na avaliação dos resultados, o MEC aponta que as classificações da 1.ª fase dos exames finais nacionais "evidenciam, na generalidade, uma melhoria relativamente aos anos anteriores".    
Globalmente, ainda segundo o MEC, registou-se um aumento da classificação média em 13 disciplinas e uma redução nas restantes, com subidas das notas médias a Biologia e Geologia, com 10,7 (8,1 em 2013), e uma descida significativa nas reprovações nos exames, de 16% no ano passado, para 8% este ano.
Também na disciplina de Português se verificou uma subida da nota média, com 10,7 (8,9 em 2013) e uma descida igualmente significativa das reprovações no exame, de 10% no ano passado, para 5% este ano.    
A Física e Química A, embora a média tenha subido - de 7,8 em 2013, para 8,8 este ano -, continua negativa, e as reprovações desceram de 24% para 19%, mantendo-se uma das disciplinas com mais "chumbos", tal como a Matemática.  
Em Geometria Descritiva A, a média foi negativa (9,9), registando uma ligeira descida em relação ao ano passado, que tinha sido positiva (10,2), e as reprovações subiram de 13% para 14%.    
Nas línguas estrangeiras, a média mais elevada foi para o Inglês (12,7), seguindo-se o Espanhol (12,1), o Francês (11.9) e o Alemão (11,4).    
Entre as 23 disciplinas sujeitas a exame nacional, a que registou um maior número de provas realizadas foi a de Português, com 70.953 provas, logo seguida pela de Biologia e Geologia, com 51.953 provas, e a de Física e Química A, com 50.863 provas.    
Estas notas dos exames nacionais do ensino secundário referem-se às médias totais, que incluem as notas dos alunos internos e externos. Os valores médios totais das notas apresentam, na generalidade, valores ligeiramente mais baixos do que as notas médias dos alunos internos, nas diferentes disciplinas, excepto a Alemão, em que o valor médio total é 11,4, enquanto o valor médio dos alunos internos é 11,3. @ RR

sexta-feira, 11 de julho de 2014

projeto de transferência de competências na Educação divide municípios

Este post é longo, mas merece uma leitura atenta para poder estar informado e ter opinião.

Programa Aproximar Educação (PAE), a que a RTP Online teve acesso, está a ser discutido entre o Ministério da Educação e Ciência (MEC) e alguns municípios do país.  A ideia é selecionar um grupo de autarquias “que possam começar no ano letivo de 2014/2015 o projeto de descentralização na área da educação, cuja fase piloto terá uma duração inicial de quatro anos, pretendendo-se, no entanto, que se prolongue no tempo”.


O documento indica também que “os municípios são selecionados em função da forte vontade própria dos autarcas que lideram o município, do elevado comprometimento que os municípios tenham demonstrado no passado com a missão educativa e com o rigor na gestão dos recursos públicos, procurando definir um grupo de autarquias com diversidade territorial, sociodemográfica e política”.

Águeda, Cascais, Famalicão, Maia, Matosinhos, Oliveira do Bairro, Constância e Abrantes são alguns dos concelhos envolvidos neste processo.
A questão mais polémica

As negociações estão a decorrer mas a eventual contratação, transferência e salários de professores para as autarquias é a questão que mais polémica está a causar. 

Para a presidente da Câmara Municipal de Constância, Júlia Lopes de Amorim, não há condições para implementar o projeto porque as escolas perdem autonomia e as verbas não iriam ser compatíveis com as necessidades. A autarca adianta ainda que, na reunião que teve com o secretário de Estado da administração local, lhes tinha sido transmitida a ideia de que a gestão dos professores seria das câmaras municipais, caso contrário o Governo não teria entregue o documento com o modelo de financiamento.

Há outros municípios, como é o caso de Matosinhos, que veem o projeto com bons olhos e consideram mesmo que a área da educação deve ser uma matéria da responsabilidade das câmaras municipais.
Fator de eficiência

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes Escolares (ANDE), Manuel Pereira, diz que oficialmente não conhece nada mas está preocupado com as negociações que estão a decorrer com os municípios. “A gestão democrática das escolas pode estar a ser posta em causa”.

Uma das questões do modelo de financiamento é o chamado fator de eficiência. Assim, tal como exemplifica o documento a que a RTP Onlineteve acesso, num município em que o número de docentes necessários seja de 350, mas em que o número real de docentes seja 349, a autarquia, se não contratasse esse professor, passaria a receber 50 por cento do fator de eficiência, ou seja, 12.500 euros. Isto assumindo que esse docente custaria por ano ao ministério 25 mil euros, o custo estimado para um professor em início de carreira.
Reunião entre Nuno Crato e FENPROF

O líder da Federação Nacional dos Professores (FENPROF), Mário Nogueira, diz que “o Governo, com algum secretismo, tem procurado convencer diversos municípios a aceitarem mais e maiores responsabilidades em matéria de educação, que cabe à escola decidir. 

Trata-se de um modelo que permite aos municípios trocar professores por dinheiro com a intenção de premiar os municípios que consigam reduzir o número de professores”. 

FENPROF diz que não aceita este caminho e, também por isso, pediu uma reunião com o ministro da Educação, Nuno Crato, com caráter de urgência, cuja data foi agendada para esta sexta-feira.
"Em fase de discussão"

No final de um encontro com a Federação Nacional de Educação, realizado na segunda-feira, Nuno Crato afirmou que a atual proposta de transferência de competências é apenas um "pré-projeto piloto" que "ainda está em fase de discussão". 

"Eu sei o que vai acontecer no meu mandato e o que está em causa no meu mandato é que, no próximo ano letivo, vai haver uma transferência de competências para os municípios que não inclui a gestão dos salários e a contratação de professores, que continuará a ser feita pela administração central", acrescentou o governante.

A RTP Online tentou obter mais esclarecimentos junto do Ministério da Educação sobre os documentos entregues a alguns municípios. Numa resposta por escrito enviada à redação, a tutela disse "que se pretende, no âmbito de um projeto-piloto, aprofundar as transferências já previstas nos contratos de execução, melhorar os mecanismos de interligação e diálogo entre agrupamentos e escolas e o município e potenciar a gestão em rede da oferta formativa local para uma melhor resposta às necessidades dos alunos com o objetivo de melhorar os resultados escolares". 

"Pretende-se um aprofundamento da autonomia das escolas, designadamente através da flexibilidade curricular decorrente dos contratos de autonomia, em que os municípios poderão surgir como mais-valia para potenciar a diversificação da oferta e a ligação das escolas ao tecido empresarial local", acrescentou. @ RTP

resultados da 1ª fase dos exames nacionais

São hoje públicos os resultados da 1ª fase dos exames nacionais. Os alunos, os professores e as famílias anseiam sempre por este momento: para verem confirmados (ou não) os resultados da classificação interna, para poderem aferir as suas expectativas relativamente às provas realizadas (como alunos internos e/ou externos) e para poderm planear o que os espera ainda - encerrarem a passagem pela escola secundária; avançarem para o mercado de trabalho; lançarem-se numa 2ª fase de exames; apressarem as suas candidaturas ao ensino superior...
Os balanços começam dentro de poucas horas.
Boa sorte para todos!

"O homem da bomba de gasolina"

Clique e escute a crónica de Fernando Alves de ontem, 10-07-2014 em "Sinais do Tempo" na TSF

O CRESCER partilha-a, agradecendo este belo discurso ao seu autor, Fernando Alves, e dirige-a sobretudo aos que homenageiam a literatura portuguesa e as terras de Galafura. 

quinta-feira, 10 de julho de 2014

quarta-feira, 9 de julho de 2014

"silly season" ou talvez não...


É vulgar usar-se a expressão "silly season" a propósito de, numa determinada época do ano (esta, a época das férias), a comunicação social encher jornais/noticiários a divulgar coisas disparatadas, isto é, a dar não-notícias.

Ora, este post poderia parecer um desses registos mas, de facto, esta é uma séria notícia, nada "silly". É que em tempos de crise como os que vivemos, justifica-se plenamente que o CRESCER informe que vai haver jackpot de 60 milhões para que todos possam tentar a sorte.


O próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, vai ter um jackpot de 60 milhões de euros depois de nenhum apostador ter acertado na chave sorteada esta terça-feira.

terça-feira, 8 de julho de 2014

curiosidade: a maior ave de sempre

A maior ave de sempre era assim
fotografia (C) DR
Fósseis foram descobertos em 1983, nos trabalhos de ampliação de um aeroporto, nos Estados Unidos. A ave viveu entre há 24 e 28 milhões de anos

Era um planador exímio, com a sua envergadura de asas entre os 6,4 e os oito metros, de ponta a ponta, e por isso é quase de inteira justiça que os fósseis deste pássaro já extinto, o maior que alguma vez cruzou os céus terrestres, tenha sido encontrado durante os trabalhos de ampliação... de um aeroporto, o Charles International Aeroport, na Carolina do Sul, Estados Unidos.
O estudo dos seus fósseis, cujo resultado é publicado hoje na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, mostra que esta estranha ave, que os paleontólogos batizaram como Pelagornis sandersi e que viveu entre há 24 e 28 milhões de anos, tinha um bico cheio de dentes e que era bem maior do que a anterior recordista nos céus, a Argentatis magnificens (já extinta, também), que tinha cerca de cinco metros de envergadura de asas. @ DN

segunda-feira, 7 de julho de 2014

"(Em) Pedaços"





Depois de “Sem Ti, Inês", Ana Granja, professora do nosso agrupamento do grupo de Filosofia, lança novo livro “(Em) Pedaços”.



A sessão de lançamento é já no dia 19, pelas 17h, na Casa das Artes, do Porto.

sábado, 5 de julho de 2014

VER: "O meu amigo Eric"

Este sábado o Cineclube da Maia irá exibir o filme O Meu Amigo Eric, a segunda de seis sessões em colaboração com a Maia Cidade do Desporto 2014. É uma comédia que conta a história de Eric, um carteiro que é ajudado numa fase difícil por Eric Cantona, o seu ídolo de sempre. 
Antes do filme, no bar do Cinema Venepor, acontecerá o concerto de Bo Ca.

Estão a ser sorteados bilhetes duplos para este e os outros filmes da parceria, no facebook da Maia Cidade do Desporto 2014.


sexta-feira, 4 de julho de 2014

"quintas à noite no museu"

Começou já nesta quinta-feira, 3 de Julho, mais uma edição das "Quintas à noite no Museu", iniciativa lançada pelo Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR), no Porto, para assinalar, culturalmente, a época de Verão no local.

Isto significa que, ao longo da estação, todas as quintas-feiras, a partir das 18h, a entrada no MNSR é gratuita e várias actividades decorrem pela noite dentro, até às 23h. Com início marcado para as 18h30 estão as visitas guiadas ao espaço. No entanto, isto não impede o público de "dar uma volta" pelo museu noutro horário mais conveniente.

Quem, depois disto, estiver interessado em jantar, terá, ao seu dispor, a cafetaria do MNSR, que servirá as refeições a partir das 20h. Para fazer a digestão, a organização preparou uma das actividades mais aprazíveis durante o verão (que decorrerá sempre que as condições climáticas o permitirem): cinema ao ar livre.

Os filmes, que fazem parte de uma selecção de Animação Experimental, vão começar às 21h30. Nesta quinta-feira, será apresentado um conjunto de curtas-metragens da produtora Bando à Parte, em parceria com o Centro Português de Cinematografia e o Cineclube do Porto.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

mais de 26.500 professores concorreram a um lugar nos quadros

Mais de 26.500 professores concorreram a um lugar nos quadros, no concurso de vinculação extraordinária, informou hoje o Ministério da Educação, depois de terem sido publicadas as listas provisórias de ordenação e exclusão ao concurso.


De acordo com os dados publicados pela Direção-Geral da Administração  Escolar (DGAE), 26.573 docentes concorreram às 1.954 vagas do concurso externo  extraordinário, para se vincularem aos quadros do Ministério da Educação  e Ciência (MEC). 

Estes mais de 26.500 docentes apresentaram, no total, 158.105 candidaturas,  das quais 135.982 foram admitidas e 22.123 foram excluídas. Isto, porque  cada professor podia candidatar-se a mais do que um quadro de zona pedagógica  (QZP), ou seja, a mais do que uma zona geográfica, assim como se podia candidatar  a mais do que um grupo de recrutamento (que determina as disciplinas que  podem lecionar). 
A DGAE publicou também hoje as listas provisórias de admissão/ordenação  e de exclusão ao concurso de contratação inicial e reserva de recrutamento,  que decorreu em simultâneo com o concurso de vinculação extraordinária,  e que tem por objetivo dar resposta às necessidades temporárias das escolas,  no que diz respeito à colocação de professores. 
A este concurso candidataram-se "39.273 professores, tendo sido validadas  58.666 candidaturas e excluídas 2.519", de acordo com o MEC. 
A partir de quinta-feira, 03 de julho, os professores vão ter cinco  dias úteis para apresentar qualquer reclamação relativamente às listas divulgadas,  terminando o prazo a 09 de julho, às 18:00 de Portugal continental. @ Lusa

terça-feira, 1 de julho de 2014

"Todos diferentes, todos iguais" foi à faculdade de Psicologia do Porto




Foi já no passado dia 14 de junho que a turma 7ºD apresentou a sua peça de teatro "Todos diferentes, todos iguais", em representação da nossa escola, no evento "Pessoal tem talento 3" organizado pelos Grupos de Vida Social Apoiada  do Fio de Ariana










O espetáculo ocorreu no auditório da Faculdade de Psicologia do Porto e  foi um sucesso. Assistimos a um verdadeiro momento de inclusão.
Parabéns a todos!

CONFAP defende calendário escolar sem relação com calendário religioso

A Confederação Nacional de Associações de Pais e Encarregados de Educação vai defender, no Parlamento, que as férias dos alunos deixem de estar dependentes do calendário religioso, para evitar períodos de aulas "muito longos e cansativos".
Tal como aconteceu este ano, o calendário escolar do próximo ano letivo vai voltar a ser "muito desequilibrado", segundo o vice-presidente da Confederação Nacional de Associações de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE), António Parente, que disse à Lusa que a confederação vai agora tentar sensibilizar os deputados da Assembleia da República.
A CNIPE pediu uma audiência aos deputados da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, durante a qual vai defender que as férias deixem de ser marcadas tendo em conta o calendário religioso.
Para a CNIPE, apenas o 1.º período se deve manter tal como está: a começar em setembro e a terminar em meados de dezembro.
"No próximo ano, o 2.º período só vai terminar no final de março. Vai ser, outra vez, um período muito longo e cansativo e depois os alunos terão um 3.º período muito curto, que vai servir apenas para se preparem para os testes e exames", alertou António Parente.
O despacho do MEC define que as aulas do Ensino Básico e Secundário, no ano letivo de 2014/15, comecem entre 11 e 15 de setembro e terminem a 16 de dezembro. O segundo período arranca a 5 de janeiro e acaba a 20 março. O 3.º período começa a 7 de abril e termina cerca de dois meses depois, consoante o ano de ensino: os alunos do 9.º, 11.º e 12.º ano acabam as aulas a 5 de junho; os estudantes do 6.º ano, entre 5 e 12 de junho, e os restantes a 12 de junho.