quarta-feira, 13 de novembro de 2024

escola sede: ação de sensibilização destaca importância da União Europeia na vida dos estudantes


No dia 7 de novembro, pelas 11h20, teve lugar no Anfiteatro da escola sede, uma ação de sensibilização sobre a importância da União Europeia na vida dos jovens, destacando o papel dos estudantes como cidadãos ativos. Promovida pelo Centro de Informação Europe Direct - Área Metropolitana do Porto, conduzida pelo Dr. Rui Sousa, a sessão foi realizada a convite do Grupo de Filosofia, no âmbito das temáticas de Filosofia Política e da área transversal de Cidadania e Desenvolvimento.
A palestra reuniu alunos de algumas turmas do 11.º ano, turmas B, D e E, e destacou o impacto da União Europeia na vida dos jovens e os princípios de cidadania ativa que ela promove.  

Dr. Rui Sousa

A ação foi um momento de aprendizagem e reflexão que contribuiu para fortalecer a consciência cívica dos estudantes, evidenciando a importância da União Europeia nas dimensões social, cultural e educativa. Com um balanço bastante positivo, a atividade reforçou o compromisso da escola em promover a formação de jovens cidadãos informados e participativos, preparados para enfrentar os desafios de uma sociedade globalizada.



Testemunhos de alguns alunos refletem a importância deste tipo de iniciativas: "A palestra foi uma atividade inovadora que contribuiu para o possível enriquecimento da jornada académica de cada aluno." (Tiago Monteiro). 

Além disso, foi "bastante informativa e educacional, permitindo que aprendêssemos mais sobre as oportunidades que temos" (Carolina Pinto) e "(...) destacou os esforços para uma sociedade mais justa, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades." (Asmae Boussaidi). "A atividade abriu a mente das pessoas (...)" (Joel Martinez); "(...) os olhos para novas experiências" (Miriam Carvalho);  "[deu] a conhecer novas atividades que podem dar valor." (Gabriel Monteiro); "(...) proporcionou o conhecimento de aspetos novos sobre a União Europeia, acerca dos quais nunca tinha ouvido falar." (Beatriz Martins); "(...) ajudou-me a mim, e a todos os ouvintes, a não só perceber o que está ao nosso alcance e não temos conhecimento, que nos pode ser bastante útil e educativo, como no caso dos ERASMUS e ainda a história da organização que torna isso possível." (Gonçalo Lamares).

"A atividade foi excelente, muito útil e interessante para as pessoas da faixa etária em questão aprenderem um pouco mais sobre como funciona a União Europeia, uma instituição que é crucial para o bom funcionamento da nossa sociedade." (João de Oliveira).

"A atividade foi muito esclarecedora, ajudando-me a entender os pontos positivos e negativos de pertencer à UE. Para além disso, fiquei a conhecer melhor a ideia e as vantagens de estudar noutros países a partir do Projeto Erasmus+." (Diogo Barros)







Para mais informações sobre a temática https://www.cm-paredes.pt/p/europedirectamp







Cortesia: professoras Andreia Barbosa e Sónia Rossa

Sem comentários:

Enviar um comentário

O CRESCER agradece o seu comentário.