A Interpol, em colaboração com seis países europeus, lançou uma nova campanha para resolver o enigma de 46 mulheres cujos corpos foram encontrados nos últimos anos, mas cujas identidades permanecem desconhecidas. A maioria das vítimas foi assassinada ou morreu em circunstâncias suspeitas ou inexplicáveis, com alguns destes casos a remontar a décadas atrás.
A iniciativa, batizada de Identify Me (“Identifica-me”, em português), conta com a participação da Bélgica, Alemanha, Países Baixos, França, Itália e Espanha, países onde os corpos destas mulheres foram descobertos. A campanha procura envolver o público e apelar à cooperação internacional para obter pistas que possam ajudar a identificar as vítimas e, em casos de homicídio, a levar os culpados à justiça.
Para aumentar a sensibilização e fomentar o envolvimento do público, a campanha deste ano conta com a colaboração de destacadas figuras do mundo do desporto, cinema e música dos países participantes.
Esta nova iniciativa surge após o êxito de uma campanha semelhante lançada em maio de 2023, que procurava identificar 22 mulheres falecidas. Na altura, a Identify Me recebeu cerca de 1.800 pistas do público, o que resultou na resolução de pelo menos um caso antigo.
Veja o vídeo da campanha aqui
A Interpol espera que a campanha deste ano traga igualmente resultados significativos e que mais mulheres possam ser identificadas, oferecendo às suas famílias a oportunidade de finalmente obter respostas e justiça.
Sem comentários:
Enviar um comentário
O CRESCER agradece o seu comentário.