terça-feira, 8 de outubro de 2024

atualidade: Prémio Nobel da Medicina

 

O Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina foi ontem (7/10)  atribuído aos cientistas norte-americanos Victor Ambros e Gary Ruvkun pela descoberta dos microRNAs, uma nova classe de minúsculas moléculas de RNA que desempenham um papel crucial na regulação da atividade genética.

 Gary Ruvkun e Victor Ambros


A cerimónia de anúncio ocorreu no Instituto Karolinska, onde o secretário do Comité Nobel, Thomas Perlmann, destacou a importância da pesquisa dos premiados para o aprofundamento do conhecimento sobre a biologia molecular e desenvolvimento de terapias inovadoras em áreas como o cancro e doenças genéticas.

Este é o primeiro dos Nobel a ser anunciado este ano. Terça-feira, é entregue o da Física e, na quarta-feira, o da Química. Na quinta-feira, dia 10 de outubro, será atribuído o Nobel da Literatura e na sexta-feira será conhecido o nome do novo Nobel da Paz. O último anúncio será feito no dia 14 de outubro com o vencedor do Nobel da Economia.

Os vencedores dos prémios Nobel vão receber 11 milhões de coroas suecas (cerca de 968 mil euros, no câmbio atual). O galardão pode ser atribuído a um máximo de três laureados que partilham o montante do prémio.

A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá em dezembro na Suécia.

Fonte:Sic Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário

O CRESCER agradece o seu comentário.