quarta-feira, 16 de outubro de 2024

ambiente: Antártida está a ficar cada vez mais verde, a um “ritmo dramático”

Dados de satélite indicam que cobertura vegetal da península Antárctica aumentou mais de dez vezes ao longo dos últimos 40 anos, segundo estudo conduzido pelas universidades britânicas de Exeter e Hertfordshire em parceira com a British Antarctic Survey.

A culpa é das alterações climáticas.

Os cientistas usaram dados de satélite para estudar o processo de ecologização da península Dan Charman/DR


As plantas que encontramos na península Antárctica – sobretudo musgos – crescem talvez nas condições mais adversas da Terra. A paisagem ainda é quase inteiramente dominada por neve, gelo e rocha, com apenas uma pequena fracção colonizada por vida vegetal”, afirma o co-autor Thomas Roland, da Universidade de Exeter, citado numa nota de imprensa.


As plantas encontradas na região polar são sobretudo musgos Matt Amesbury/DR


Os cientistas verificaram que esta tendência de ecologização – ou seja, de formação de uma camada vegetal – acelerou mais de 30% nos últimos anos (2016-2021) em relação ao período de estudo completo (1986-2021). No período mais recente, a área verde expandiu-se anualmente em mais de 400.000 metros quadrados. Esta vasta área verde poderá continuar a aumentar à medidas que os ecossistemas se estabelecem e o clima aquece. 

Fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário

O CRESCER agradece o seu comentário.