Com o início iminente dos exames nacionais e das provas finais de ciclo, um estudo recente da plataforma Fixando revela um aumento significativo na procura por explicações para alunos do ensino básico e secundário. Este ano, a procura por explicadores aumentou 7% nos primeiros seis meses comparativamente ao mesmo período de 2023, com um crescimento de 11% em maio face ao mesmo mês do ano passado.
O aumento da procura criou uma situação de desequilíbrio entre a oferta e a procura de explicadores, resultando em 40% dos interessados a não conseguirem encontrar um explicador disponível. Este fenómeno é particularmente notável em distritos como Évora, Vila Real, Viana do Castelo e Aveiro, onde a escassez de explicadores é mais acentuada.
Apesar do aumento na procura por apoio educacional, 32% dos explicadores consideram que os alunos estão mal preparados para os exames nacionais. Entre os principais fatores apontados para esta falta de preparação estão as turmas sobrelotadas (65%), a falta de interesse dos alunos (61%), a falta de professores (48%), a baixa qualidade dos programas de ensino (30%), o desinteresse dos pais e encarregados de educação (17%) e as consequências da pandemia (13%).
Comparando com o ano passado, 65% dos explicadores acredita que o nível de preparação dos alunos se manteve o mesmo, enquanto 35% considera que piorou. Em relação ao próximo ano, 18% dos inquiridos está otimista de que os alunos estarão melhor preparados, 14% teme uma piora e 68% espera que o nível se mantenha inalterado. Apenas 34% dos explicadores acredita que o nível de aprendizagem e sucesso escolar está num patamar razoável.
Com a crescente demanda, o preço médio por sessão de explicação também aumentou, passando de 13,65€ em 2023 para 14€ em 2024. Os preços variam consoante o tipo de explicações e o nível de escolaridade do aluno, refletindo a pressão sobre o sistema educativo e a necessidade crescente de apoio suplementar para os estudantes.
A época de exames que agora se inicia traz consigo não só a habitual ansiedade dos alunos, mas também uma reflexão necessária sobre o estado atual da educação em Portugal. Com um número significativo de explicadores a destacar deficiências no sistema e a preparação insuficiente dos alunos, torna-se crucial abordar estas questões para garantir uma melhoria contínua no desempenho académico e no sucesso escolar dos estudantes. Fonte: Sapo
Sem comentários:
Enviar um comentário
O CRESCER agradece o seu comentário.