quarta-feira, 1 de maio de 2024

escola sede: visita de estudo ao Geoparque de Arouca



Nos dias 11 e 12 de abril, os alunos do 7.º ano de escolaridade realizaram uma visita de estudo ao Geoparque de Arouca, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais. Face ao elevado número de alunos, as turmas foram divididas pelos dois dias, caso contrário, as atividades guiadas não seriam possíveis e perder-se-ia uma oportunidade única de aprender mais.

Visitou-se o Museu das Trilobites de Canelas, tendo sido possível observar fósseis das maiores trilobites do mundo, para além de saber curiosidades, como o facto de serem seres que ocuparam os fundos marinhos do planeta há mais de 500 milhões de anos e que se enrolavam como hoje fazem os bichos-de-conta!

Numa outra parte da visita, fomos conduzidos ao longo de mais 4 geossítios, sendo eles a Frecha da Mizarela, o contacto litológico de xisto e granito, as dobras da castanheira e as famosas pedras parideiras, que são um fenómeno único no mundo e que têm diversas lendas e costumes associados, como por exemplo o de as mulheres as colocarem debaixo da almofada para conseguirem engravidar.

Foi uma visita muito profícua, recheada de momentos de aprendizagem, convívio e amizade, e ainda muitas histórias para contar!                                     

As professoras organizadoras:

Ana Mafalda Torres

Gabriela Girão

Sofia Bernardo

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O CRESCER agradece o seu comentário.