A investigadora francesa Anne L'Huillier, laureada com o mais recente Prémio Nobel da Física, será distinguida terça-feira com o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade do Porto.
De acordo com um comunicado da Universidade do Porto, "há mais de uma década que Anne L’Huillier mantém uma estreita colaboração científica e tecnológica com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), que teve início com a coorientação da tese de doutoramento que estabeleceria as bases para a criação, em 2013, da empresa de alta tecnologia portuguesa Sphere Ultrafast Photonics, da qual a própria Anne L’Huillier é cofundadora".
"Sedeada na própria FCUP, a Sphere Ultrafast Photonics desenvolve tecnologia de ponta em lasers ultracurtos, patenteada e comercializada internacionalmente. Os seus produtos permitem medir e controlar impulsos laser ultracurtos, que desempenham um papel fundamental em muitas áreas científicas e tecnológicas avançadas, como a microcirurgia a laser, a espectroscopia de tempo de vida ultra-curto, a microscopia de imagem não linear ou a fabricação de materiais nanoestruturados", faz ainda saber a UP.
"Foi precisamente pelo seu trabalho determinante para a compreensão dos eletrões através de impulsos de luz extremamente curtos que Anne L’Huiller foi laureada o ano passado com o Prémio Nobel da Física, distinção partilhada com os cientistas Pierre Agostini e Ferenc Krausz".
Nascida em Paris a 16 de agosto de 1958, concluiu o doutoramento em Ciências Físicas em 1986. Depois de passar por várias instituições na Suécia e nos Estados Unidos, chega, em 1995, à Universidade de Lund, onde aperfeiçoou a fonte de impulsos de luz de atossegundos e ilustrou o movimento dos eletrões em átomos e moléculas em tempo real.
O seu trabalho tem sido reconhecido com a atribuição de inúmeras distinções, culminando em 2023 com a atribuição do Prémio Nobel. Fonte: Sapo
Sem comentários:
Enviar um comentário
O CRESCER agradece o seu comentário.