O cancro da pele é o cancro mais frequente a nível mundial entre as populações de pele predominantemente clara e a sua ocorrência tem aumentado de forma drástica ao longo das últimas décadas. É, no entanto, um dos cancros mais evitáveis.
Para além de poder ser detetado precocemente, o principal fator de risco para o cancro de pele é a exposição aos raios ultravioleta, relativamente à qual existem fatores de proteção.
De forma a contextualizar a temática e a esclarecer algumas questões pertinentes a serem debatidas com os alunos, vamos realizar uma sessão de (in)formação online para professores no próximo dia 18 de abril, entre as 17:00 e as 20:00.
Esta sessão, não sendo obrigatória para a participação no projeto, será útil para apresentar os materiais aos professores, e incluirá a intervenção de um médico dermatologista, que prestará esclarecimentos sobre o sol e a sua relação com a pele e o melanoma.
O objetivo de “As minhas aventuras contra o Sr. Escaldão” é promover hábitos de exposição solar saudáveis. Sol, nem demais... nem de menos, simplesmente, na dose certa!
Em “As minhas aventuras contra o Sr. Escaldão”, é o escaldão que ganha vida e enquanto personagem é o vilão que todas as crianças querem derrotar. O Sr. Escaldão personifica todas as agressões a que sujeitamos a nossa pele.
Mais do que um conjunto de recursos, “As minhas aventuras contra o Sr. Escaldão” é uma estratégia educativa capaz de apoiar os/as professores/as do 1.º Ciclo do Ensino Básico na área da exposição solar segura. A estratégia educativa assenta em três dimensões: uma sessão (in)formativa, o guia do/a professor/a, e o caderno de aventuras.
Vamos derrotar o Sr. Escaldão?
Sem comentários:
Enviar um comentário
O CRESCER agradece o seu comentário.