terça-feira, 14 de novembro de 2023

VER: "Gesto", no Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

No próximo dia 15 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (LGP), que tem como objetivo promover a LGP e garantir o respeito dos direitos das pessoas surdas.

 O filme Gesto (2011) foi escrito e realizado por António Borges Correia  e encontra-se disponível na plataforma streaming do PNC.

 Tratando-se de um documentário que aborda temática das comunidades surdas, é um trabalho destinado a surdos e ouvintes, promovendo a convivência e o respeito por esta comunidade, razão pela qual o PNC propõe às escolas o seu visionamento.

Gesto é um filme importante porque alerta para o direito à diferença para a sua necessária inclusão social, propondo um diálogo entre pessoas surdas e ouvintes.  Fernando Centeio, produtor.

Sinopse - António tem 18 anos e é surdo profundo. Quer estudar cinema fora de Portugal e tornar-se realizador. Quer fazer filmes para todos, surdos e ouvintes. O seu sonho, como todos os sonhos, tem um preço: questionar-se a si próprio, pôr-se em causa a si mesmo e à comunidade surda à qual pertence. Ao mesmo tempo vive o primeiro amor com Irina, uma jovem surda, que não compreende o facto de António querer sair da escola e do país. Pela primeira vez na vida, o mundo de António está a desabar. Perder o mundo para conquistar o universo, onde surdos e ouvintes se descubram num mesmo gesto é o desafio que o filme coloca.
O filme foi produzido por António Borges Correia e Fernando Centeio (Zulfilmes), tem Direção de Fotografia de Miguel Robalo e Direção de Som de Marco Cosmos. Com António Palma Coelho, Henrique Gil, Adriano Luz, Alexandra Lencastre e José Raposo.
O Plano Nacional de Cinema é dinamizado pela Direção-Geral da Educação (DGE), pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema.                                                                                                                                          cortesia de Fátima Seixas, Coordenadora do PNC

Sem comentários:

Enviar um comentário

O CRESCER agradece o seu comentário.