O Young Audience Award (YAA) cresceu. Agora está sob o chapéu do European Film Club (EFC).
E o que é o EFC? É um cineclube europeu, criado por jovens que passaram pelo YAA e continuaram com o desejo de ver, debater, conhecer melhor a riqueza das histórias do cinema europeu, e dos seus autores.
Assim, este projeto abrange agora as idades dos 12 aos 19 anos e é uma plataforma de acesso gratuito a filmes europeus organizada pela European Film Academy (EFA).
No núcleo original temos uma representante portuguesa, a Maria Bacelar, de 18 anos, que fez todo o percurso do YAA, como jurada, repórter, Jury Speaker e a sua paixão por cinema levou-a a Erfurt, na Alemanha, em 2022, para ser apresentadora da cerimónia oficial do YAA, ao lado do Emmerson, colega do Reino Unido.
Mas não ficamos por aqui. A Beatriz Silva (17) e a Francisca Salgado (14) também já são membros do EFC e são bastante ativas. Têm participado em festivais, encontros sobre cinema, tendo tido acesso privilegiado a realizadores e atores para efetuarem entrevistas. Aqui, podemos vê-las na edição deste ano do MOTELX.
A Academia Portuguesa de Cinema (APC) continua, assim, a abraçar este projeto, de formação de público jovem, de incentivo a que eles tenham o poder de escolher, debater e acrescentar as suas opiniões e inquietações.
Para celebrarmos em grande, a EFA está a preparar um fim de semana onde os jovens, de toda a Europa, terão oportunidade de participar em várias iniciativas relacionadas com cinema europeu.
Há um programa presencial internacional, com um acesso restrito a 30 participantes, um programa presencial nacional, aberto a todos os jovens entre os 12 e os 19 anos, centrado principalmente nos que estão no 3º ciclo e secundário, e um programa online internacional e nacional para todos os participantes.
- Dias 3 e 4 de novembro, em Erfurt - programa internacional presencial
- Dia 5 de novembro, em Lisboa - programa nacional presencial
- Dias 3, 4 e 5 de novembro, online - programa internacional e nacional online
Os jovens poderão inscrever-se, em breve, no site da Academia Portuguesa de Cinema.
As inscrições são até dia 26 de outubro. A inscrição é gratuita com o limite de 100 lugares.
O programa de 5 de novembro decorrerá em Lisboa, na Universidade Lusófona, na sala de cinema Fernando Lopes, entre as 10h e as 18h. As refeições são garantidas pela APC. O transporte é da responsabilidade dos participantes.
Todos os jovens inscritos serão convidados a registar-se na plataforma do EFC para fazerem parte do cineclube PORTUGAL-YAA e poderem participar nas atividades online durante todo o fim-de-semana.
Qualquer dúvida, pode escrever para secretariado@academiadecinema.
Sem comentários:
Enviar um comentário
O CRESCER agradece o seu comentário.