quarta-feira, 18 de outubro de 2023

meteorologia: o tempo em Portugal até domingo

Depressão Babet e outro fenómeno de grande impacto trazem chuva abundante e vento forte.

ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA Lusa
Na quinta-feira (19) o jato polar vai acelerar, canalizando uma depressão para o Noroeste da Península Ibérica. 
Muito cuidado com o vento de Sul/Sudoeste cujas rajadas poderão atingir 85 km/h na faixa costeira ocidental, podendo atingir ou superar os 100 km/h nas montanhas minhotas, do extremo norte e na Serra da Estrela. Prevê-se chuva generalizada e localmente intensa devido à passagem de um sistema frontal muito ativo que atravessará Portugal continental de oeste para leste.

As temperaturas vão baixar de forma generalizada de quinta (19) em diante. Para sexta-feira (20) prevê-se um ambiente muito mais fresco durante o dia, com máximas inferiores a 20 ºC em quase todo o país, exceto no Baixo Alentejo e Algarve. O frio também irá ganhar terreno à noite, manifestando-se através de valores de temperatura mínima abaixo dos 10 ºC ou inclusive a rondar os 5 ºC em parte do país, sobretudo no interior Norte, Centro, e também em alguns locais do Alentejo. No litoral, por causa do efeito termorregulador da proximidade ao Atlântico, as temperaturas mínimas estarão ligeiramente mais elevadas. Na sexta-feira (20) a chuva deverá distribuir-se mais pelo Norte e Centro e em particular a oeste da Barreira de Condensação, com as maiores acumulações a ocorrerem, novamente, no Minho, Douro e Beira Litoral bem como em partes dos distritos de Vila Real e Viseu. 

No fim de semana de 21 e 22 de outubro, para já, apenas se estimam alguns aguaceiros fracos e dispersos, um pouco por toda a geografia do Continente, exceto no Minho, onde por vezes poderá cair precipitação de intensidade moderada ou forte. Fonte: MeteoRed

Sem comentários:

Enviar um comentário

O CRESCER agradece o seu comentário.