quinta-feira, 12 de outubro de 2023

educação: pais preocupados com decréscimo da qualidade do ensino

Movimento Pais em Luta pela Educação foi criado há cerca de duas semanas e quer alertar a sociedade para “os problemas do sistema de ensino” e fazer ouvir a voz dos encarregados de educação junto de quem governa o país.

Um grupo de pais “insatisfeitos com a qualidade do sistema de ensino em Portugal e a degradação do sistema de ensino no país nos últimos anos” juntou-se para criar o movimento cívico Pais em Luta pela Educação.  O coletivo de pais e encarregados de educação foi criado em finais de setembro, com o objetivo de esclarecer e sensibilizar a opinião pública e fazer ouvir a voz dos pais “junto dos governantes”.

Carla Monteiro Escada, que já foi professora e desistiu da profissão “por todas as razões que conhecemos”, sublinha que “os prejudicados por estas falhas graves continuam a ser os mesmos – os alunos”. “Depois de dois anos de pandemia, o último ano letivo foi muito complicado para os nossos filhos, sobretudo para os alunos que têm necessidades acrescidas”, lamenta.

O grupo, que está presente nas redes sociais FacebookInstagram e WhatsApp, conta já com mais de 2000 participantes. Estão a preparar uma série de “ações de luta pacíficas”, que não passam, para já, por manifestações ou bloqueios: “Estamos a delinear uma série de ações para mostrar o nosso descontentamento e apresentar propostas de resolução dos problemas que identificámos. Vamos tentar chegar à fala com governantes, com cartas abertas, petições públicas e sensibilização da sociedade. Mas sentimo-nos, pais e alunos, cansados das greves constantes. Se sentimos isso, não vamos nós contribuir para o avolumar dessa situação”.

Por estarem “cansados de greves”, não se pense que estão do lado de lá da barricada em relação aos professores. Pelo contrário, colocam-se ao lado dos docentes na luta. Fonte: CNN

Sem comentários:

Enviar um comentário

O CRESCER agradece o seu comentário.