"Um exemplo para o país″
Ainda bem, mas... um país, duas medidas? Uma vez mais?
A Assembleia Legislativa dos Açores aprovou esta quarta-feira por unanimidade, o novo Estatuto do Pessoal Docente da Educação Pré-escolar e dos Ensinos Básico e Secundário proposto pelo Governo Regional, que considerou a região um "exemplo" para o país.
A proposta foi votada durante o plenário do parlamento açoriano na Horta, numa sessão onde foram apreciadas propostas de alteração de PAN, BE, PS e PSD/CDS-PP/PPM/Chega/IL/deputado independente.
Sofia Ribeiro secretária da Educação do Governo dos Açores |
Sofia Ribeiro realçou que o novo estatuto prevê a remuneração dos professores estagiários, cria um regime de acompanhamento para os professores no primeiro ano de atividade, "valoriza a formação contínua" e "alarga os incentivos à estabilidade".
"Introduzimos apoios ao alojamento, concedemos uma bonificação aos docentes contratados que se mantenham na mesma escola durante três anos consecutivos. Clarificamos o conteúdo das componentes letiva e não letiva do trabalho docente", salientou.
A governante destacou ainda que o diploma prevê o aumento do "número de horas de acumulação permitido" e "introduz a igualdade no horário e nas reduções dos docentes de todos os ciclos e níveis de ensino", o que "repõe a justiça há muito almejada pelos educadores de infância e pelos professores do primeiro ciclo". @ DN
Sem comentários:
Enviar um comentário
O CRESCER agradece o seu comentário.