sexta-feira, 21 de abril de 2023

educação: provas de aferição - diretores, professores e pais contra exame digital de 2.º ano

Provas de aferição dos 2.º, 5.º e 8.º anos serão feitas em formato digital, pela primeira vez. Governo espera que em 2025 todas as provas e exames nacionais sejam em suporte eletrónico.


Diretores, pais e professores não concordam com a realização das Provas de Aferição em formato digital para os alunos do 2.º ano, pois "ainda estão a apurar a motricidade fina e em processo de aquisição das competências de leitura e escrita".

Para Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas (ANDAEP), aplicar as provas em suporte digital "no 2.º ano, parece ser uma idade prematura". "São muito pequeninos e, nestas idades, a caligrafia é importante. Espero que não se perca o hábito da escrita manuscrita. O computador e as tecnologias são essenciais atualmente, mas as crianças do 2.º ano ainda nem têm telemóvel e estão a apurar a caligrafia", explica.

Manuel António Pereira, presidente da Associação Nacional de Diretores Escolares (ANDE), partilha a mesma opinião, sustentando tratar-se de crianças para as quais "o importante é escrever e ler com fluidez" Para os alunos do 2.º ano, haveria opções diferentes", defende.

Recorde-se que, no ano letivo passado, o modelo foi testado apenas em escolas piloto, sendo esta a primeira vez que os alunos farão os exames no computador. O Governo espera que, em 2025, todas as provas e exames nacionais sejam em suporte eletrónico.

Calendário das Provas de Aferição

2.º Ano
Educação Artística - entre 2 e 11 de maio (prática).
Educação Física - entre 2 e 11 de maio (prática).
Português e Estudo do Meio - 15 de junho.
Matemática e Estudo do Meio - 20 de junho.
5.º Ano
Educação Física - entre 16 e 26 de maio (prática).
Português - 2 de junho.
História e Geografia de Portugal - 7 de junho.
8.º Ano
Ciências Naturais e Físico-Químicas - entre 16 e 26 de maio (prática).
Tecnologias da Informação e Comunicação - entre 16 e 26 de maio (prática).
Ciências Naturais e Físico-Químicas - 2 de junho .
Matemática - 7 de junho. 

ME enviou lista de soluções para possíveis problemas

O ME enviou para as escolas uma lista de soluções para os casos em que o sistema falhe. As escolas podem optar por aplicar as provas online ou offline e é possível, em caso de necessidade, optar por dois turnos, desde que "os alunos não se cruzem na troca de turnos". Se o computador avariar durante a realização do exame, refere o documento, "o aluno poderá reiniciar a prova noutro computador e as questões às quais tinha respondido não se perdem". No caso dos estudantes sem computador, é a escola que o deve disponibilizar. @ DN 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O CRESCER agradece o seu comentário.