As atividades desenvolvidas pelo GAAPP podem categorizar-se em três modalidades distintas: (I) Consulta Psicológica Individual e/ou Familiar – que visa apoiar os indivíduos em situação de crise; (II) Intervenção Direta – com o objetivo de promover o desenvolvimento dos jovens e prevenir o surgimento de eventuais problemáticas; e, (III) Intervenção Indireta – no intuito de dotar os agentes significativos da comunidade de determinadas competências para lidar com os jovens de forma mais adequada.
A Consulta Psicológica Individual e/ou Familiar (I) é um serviço que visa apoiar os jovens, bem como as respetivas famílias, em inúmeras dificuldades/problemáticas inerentes às suas circunstâncias de vida, procurando ajudá-los a lidar de uma forma adequada e adaptativa face às mesmas. Este serviço é gratuito, confidencial e funciona com marcação. Inicialmente é realizada uma Consulta de Triagem, que pode ser realizada quer na Casa do Alto quer em qualquer uma das Lojas da Juventude espalhadas pelo Concelho. Caso seja necessário, há a possibilidade de ser efetuado um acompanhamento mais prolongado no tempo, sendo que esse processo de intervenção psicológica poderá ser realizado na Casa do Alto.
A restante intervenção do GAAPP, realizada em grupo e de forma direta (II) ou indireta (III), efetua-se com base numa avaliação contínua de necessidades junto de diversas instituições/profissionais relacionados com jovens, em colaboração com os quais se analisam as possibilidades de intervenção psicológica que vão ao encontro à realidade destes e procura-se dar resposta aos diferentes pedidos suscitados pela comunidade, tendo em conta a sua pertinência e abarcando o maior número possível de indivíduos. A maioria das intervenções é efetuada nos contextos frequentados pelos jovens, como por exemplo as Escolas nas quais estão inseridos ou as Lojas da Juventude.
É importante lembrar que as sessões do Gabinete de Acompanhamento e Aconselhamento Psicológico e Pedagógico (GAAPP) destinadas à comunidade educativa estão a aproximar-se.
Sem comentários:
Enviar um comentário
O CRESCER agradece o seu comentário.