O eclipse solar híbrido, uma mistura de eclipse solar total com eclipse anelar, ocorrerá já na quinta-feira, 20 de abril. Acontecimento ocorre apenas uma vez a cada 8 anos. Contudo, não será visível em grande parte do mundo, mas existe uma opção para quem não o quer perder sem sair de onde está. Saiba tudo.
Durante esta semana, mais precisamente na quinta-feira, 20 de abril, vai ser possível observar um raro eclipse solar híbrido, que não voltará a acontecer durante os próximos oito anos. Porém, este acontecimento só será visível nas partes do planeta que estejam por baixo da sombra da lua, e Portugal não está incluído. Para os apreciadores que não querem perder o evento, vai ser disponibilizada uma sessão online em direto.
O "eclipse solar híbrido" é diferente do típico eclipse, explica o "Daily Mail". Este raro fenómeno é uma mistura do eclipse solar total para anelar (em formato de anel), alterando o seu aspeto à medida que a sombra da lua passa pela Terra. Assim, as pessoas são capazes de testemunhar o sol a ser praticamente tapado pela lua, o que causa um dia muito mais escuro do que o habitual enquanto o acontecimento ocorre, seguido de um eclipse solar parcial, à medida que a lua continua a mudar de posição.
O evento só será visível em algumas partes do Equador, da Austrália ocidental, e do sudoeste asiático, por volta das 11h30, conforme a hora local, revela o "Royal Observatory". Para os que têm oportunidade de testemunhar este fenómeno, é uma oportunidade a não perder, dado que o próximo eclipse solar híbrido só ocorrerá em novembro de 2031.
"Este eclipse só será visível a partir da Austrália, Timor Leste, Indonésia, no sudoeste do Oceano Índico, e no ocidente do Oceano Pacífíco, enquanto o eclipse parcial será também visível para algumas regiões circundantes", afirmou Greg Brown, um astrónomo do Royal Observatory de Greenwich ao "Daily Mail". @ Sapo
Sem comentários:
Enviar um comentário
O CRESCER agradece o seu comentário.