sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

requalificação urbana dos arruamentos envolventes à Escola Secundária de Águas Santas

 Comunicado do Senhor Diretor do Agrupamento

A toda a comunidade educativa.

Relativamente ao assunto referido em epígrafe, passamos a divulgar informação importante recebida da Câmara Municipal da Maia.

Dessa informação, destacamos a referência ao facto do espaço público requalificado não estar a ser respeitado pela comunidade, devido à prática de estacionamento ilegal sobre os passeios e ciclovias já implantadas e executadas.

A intervenção formalizou e sinalizou devidamente o maior número possível de lugares de estacionamento nos arruamentos em causa, por forma a não colidir com o disposto no DL 163/06 de mobilidade pedonal universal, nomeadamente, largura mínima de passeios e continuidade dos percursos pedonais. Acresce ainda que a diferença entre as áreas destinadas a estacionamento público e a acessos pedonais são perfeitamente legíveis, estando ainda devidamente sinalizadas.

É importante sublinhar que o estacionamento praticado em cima dos corredores funcionais destinados à mobilidade suave, pedonal e ciclável, além de criar constrangimentos à mobilidade pedonal irá contribuir para uma degradação progressiva e acelerada dos pavimentos destes espaços, que não estão preparados para o peso e para os esforços decorrentes das manobras dos veículos motorizados. 

Assim, solicitamos a toda a comunidade educativa que seja sensível  a estas advertências e que cumpra as obrigações previstas no Código da Estrada, nomeadamente no que se refere ao estacionamento dos veículos nos lugares destinados aos mesmos. Mais se informa que a conclusão da obra está prevista para finais de março. 

Para um melhor entendimento, anexamos a planta de síntese da requalificação urbana  dos arruamentos envolventes à Escola Secundária de Águas Santas.

Pedimos aos colegas Diretores de Turma que divulguem estas informações junto de alunos e encarregados de educação.

Com os meus melhores cumprimentos.

O Diretor

Sem comentários:

Enviar um comentário

O CRESCER agradece o seu comentário.