terça-feira, 17 de janeiro de 2023

QCENA - mais uma etapa do PROJETO VISITAÇÔES - Parceria com o Teatro Nacional de S. João

O Clube de Teatro QCENA iniciou, no passado dia 9 de janeiro, a segunda fase do PROJETO VISITAÇÕES, resultado de um protocolo estabelecido entre a ESAS e o Serviço Educativo do Teatro Nacional de S. João.

Este projeto Visitações, “o projeto porta-bandeira do Centro Educativo, ganha nesta temporada um novo fôlego. Os Clubes de Teatro de seis escolas vão visitar textos produzidos no âmbito do projeto europeu Between Lands. Quatro teatros de Espanha, Bélgica, França e Portugal, imbuídos pela ideia do papel fundamental da cultura na defesa de uma visão comum do mundo, pediram a quatro autores dos respetivos países que escrevessem textos dramáticos sobre o tema da adolescência. Tiago Correia foi o dramaturgo português escolhido pelo Teatro Nacional São João. Sob a coordenação artística do encenador Victor Hugo Pontes, Visitações: Adolescência quer animar esses textos. Dando-lhes corpo e voz, descobrindo- -lhes os pontos de contacto ou de fuga, quer construir um mosaico de sensibilidades e de matizes, um espaço de reflexão, transmissão e partilha em torno de uma etapa tão decisiva na vida de cada um.”

(retirado do caderno de apresentação do Centro Educativo do TNSJ, para a temporada de 2022/23).

O projeto conta com a presença, na nossa escola, todas as quartas feiras, do encenador Emílio Gomes, que, juntamente com os professores Amélia Lopes, Cláudia Brito, Elsa Gonçalves e Nuno Marinho, orienta o trabalho do QCENA no projeto Visitações do presente ano.

Do projeto constam:

1.       SESSÕES DE TRABALHO SEMANAIS às quartas feiras, das 14.30h às 18h, no auditório da ESAS.

2.       APRESENTAÇÃO PÚBLICA, no TEATRO CARLOS ALBERTO, a  6 e 7 maio, 

3.       PARTICIPAÇÃO no ATELIER  200, com todas as escolas do projeto, nos dias 28 e 29 de janeiro, das 10h às 13h e das 14.30, às 17.30 ( sábado e domingo)  no MOSTEIRO DE SÃO BENTO DA VITÓRIA.


A equipa dinamizadora do clube de Teatro "QCENA!"
 Amélia Lopes, Cláudia Brito, Elsa Gonçalves e Nuno Marinho

Sem comentários:

Enviar um comentário

O CRESCER agradece o seu comentário.