quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Google presta homenagem a feminista portuguesa

O Doodle de hoje dá-lhe a oportunidade de ficar a conhecer Adelaide Cabete, o dia que completa 156 anos desde o seu nascimento.

A feminista e ativista Adelaide Cabete, médica de formação que nasceu em Elvas no dia 25 de janeiro de 1867. Cabete trabalhou na infância para ajudar a família mas, apesar disso, conseguiu aprender a ler e escrever. Depois de completar o ensino secundário aos 23 anos, Cabete acabou por se formar em medicina dez anos depois - tornando-se apenas a terceira mulher portuguesa (na altura) a fazê-lo.

Adelaide Cabete acabou, no entanto, por se distinguir mais na formação da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas em 1909 e do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas em 1914. Através destas duas instituições e também da revista 'Alma Feminina', Cabete apoiou mulheres desfavorecidas e promoveu a sensibilização para uma melhor higiene feminina e abertura de maternidades.

Em 1924 e 1928 ajudou a organizar os dois primeiros congressos feministas, onde defendeu direitos políticos, civis, educacionais e económicos para as mulheres, tornando-se um símbolo para futuros movimentos feministas. Cabete acabou por falecer em 1935. @ Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário

O CRESCER agradece o seu comentário.