segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

a importância da Dádiva de Sangue

Dar sangue não custa nada! Não perdes muito tempo do teu dia, não precisas de ir em jejum. Se fores saudável, pesares mais de 50 kg e tiveres 18 anos, basta procurares um local de colheita e informares-te sobre o horário.

No sentido de saber um pouco mais sobre este ato de altruísmo e de promover a sua divulgação, a turma do 10ºJ do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde contactou o Instituto Português do Sangue e da Transplantação. E, assim, no passado dia 19 de janeiro, no Anfiteatro do Agrupamento de Escolas de Águas Santas, decorreram duas sessões sobre a importância da Dádiva de Sangue, dinamizadas pela Drª Maria João Medeiros, Técnica Superior de Relações Públicas e Comunicação desse Instituto.

Sabias que a duração de uma unidade de sangue é de um mês e uma semana? Que para ter uma unidade de plaquetas são necessárias 5 unidades de sangue? Que os homens podem fazer 4 dádivas anuais e as mulheres apenas 3?

Estas foram algumas das informações e esclarecimentos prestados durante as sessões, que contaram com a presença das turmas 10ºJ, 10ºK, 11º J, 11º K e 12ºL.

Dá sangue! Não custa nada!!                                                                                      

 cortesia de envio de Cristina Matos, docente de Biologia

Sem comentários:

Enviar um comentário

O CRESCER agradece o seu comentário.