segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

meteorologia: chuva sem parar e risco de cheias

As previsões meteorológicas para a semana que aí vem são preocupantes. Pelo menos, até sexta-feira Portugal vai estar debaixo de chuva, por vezes muito forte. O frio é que será menor.

Pelo menos até sexta-feira da próxima semana, 16 de dezembro, Portugal vai estar debaixo de fortes períodos de chuva, que podem originar novas situações de cheias, muitas alterações na vida das pessoas (sobretudo nas grandes cidades) por causa do trânsito que se espera intenso. A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) é crítica e só tem uma variante positiva: a temperatura mínima vai subir consideravelmente em todo o território e as máximas podem atingir valores bem simpáticos, próximos dos 20 graus em vários pontos do território, sobretudo a sul.
Embora este domingo, 11 de dezembro, seja de chuva em muitos pontos do país, os dias que se preveem mais complicados são os de segunda e terça-feira, 12 e 13. Para segunda-feira, são esperados "períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas", escreve o site do IPMA.  O vento será "forte, com rajadas". A "temperatura mínima" bem como "a máxima" irão "subir na região Norte e interior centro".
Assim, a norte e centro é esperado "céu muito nublado ou encoberto" como "períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoadas". Só já durante a tarde se espera uma "diminuição da intensidade e frequência" da chuva, escreve o IPMA. Mas já esta segunda-feira haverá "subida da temperatura mínima e subida da temperatura máxima".
Mais a sul, não muda muito, apenas com "abertas no Algarve durante a manhã". São esperados "períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoadas, em especial a partir da tarde e no Alentejo".
Na Grande Lisboa, haverá "chuva persistente, em especial a partir da manhã, e que poderá ser por vezes intensa e acompanhada de trovoadas". Haverá ainda uma "pequena subida da temperatura mínima".
No Grande Porto, tudo muito parecido, com "períodos de chuva ou aguaceiros, que podem ser por vezes fortes e acompanhados de trovoadas". Está prevista a "subida de temperatura, em especial da mínima", prevê o IPMA.
Semana muito complicada
As previsões para terça-feira, 13, não variam muito. Haverá em todo o território nacional períodos permanentes de "céu muito nublado", com "períodos de chuva, que poderá ser por vezes forte até ao final da tarde". Também na terça se espera uma "subida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro". Para quarta-feira, 14, espera-se novamente "céu geralmente muito nublado" e "períodos de chuva, que poderá ser por vezes forte no litoral no final do dia". As temperaturas é que se vão ajustar, com uma "pequena descida de temperatura, em especial da mínima".
Só mesmo na sexta-feira, 16 de dezembro, é esperado céu limpo, que deverá permanecer pelo menos durante o sábado, 17. Domingo também não deverá chover. @ Sapo

Sem comentários:

Enviar um comentário

O CRESCER agradece o seu comentário.