Uma mochila, lancheira, lápis de cera e pelo menos 10 horas de sono todas as noites são tudo o que as crianças precisam para começar bem no jardim de infância, segundo um novo estudo.
Os investigadores monitorizaram a duração do sono dos jardins de infância ao longo de quatro períodos de uma semana e fizeram com que os professores das crianças avaliassem a sua transição para a escolaridade formal. Os professores não sabiam o quanto cada criança dormia durante a noite.
"Quanto mais consistentemente as crianças tiverem mais de 10 horas de sono durante a noite, melhores serão as relações entre pares, as relações com os professores, o desempenho académico geral e o reconhecimento visual de palavras e letras", disse o autor principal do estudo, Douglas Teti, professor e chefe do departamento de desenvolvimento humano e estudos familiares da Universidade Estadual da Pensilvânia, via email.
A Academia Americana de Medicina do Sono já sugere que as crianças do jardim de infância durmam de 10 a 13 horas de sono, mas isso é ao longo do dia e inclui as sestas.
Mas os resultados do estudo desafiam a orientação, na medida em que mostram que o maior indicador de ajuste bem-sucedido à escola era dormir regularmente pelo menos 10 horas durante a noite, declarou Teti.
"Isto sugere que 'compensar' o sono noturno inadequado, permitindo que a criança durma durante o dia, não vai ajudar na transição para o jardim de infância. É melhor ter mais de 10 horas de sono concentradas durante o período de sono noturno, e tentar tornar isso o mais consistente possível durante as noites", disse Teti. (daqui)
Sem comentários:
Enviar um comentário
O CRESCER agradece o seu comentário.