quinta-feira, 19 de maio de 2022

Covid-19: a linhagem BA.5 poderá atingir uma frequência relativa de 80% a 22 de maio


 A linhagem BA.5 da variante Ómicron tem apresentado uma frequência relativa "marcadamente crescente", estimando-se que já seja dominante em Portugal. O número de casos em Portugal continua a aumentar. Esta segunda-feira houve quase 34 mil novas infeções, o valor mais elevado dos últimos meses. A procura pela linha saúde 24 quase triplicou nas últimas três semanas. 

Após a sua primeira deteção na semana 13 (28 de março a 3 de abril), a linhagem BA.5 tem apresentado uma frequência relativa marcadamente crescente, estimando-se que já seja dominante em Portugal (frequência relativa estimada de 63,6% ao dia 15 de maio)", salienta-se no relatório sobre a diversidade genética do coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal, publicado pelo Instituto Nacional Ricardo Jorge (INSA).

A linhagem BA.5 poderá atingir uma frequência relativa de 80% a 22 de maio.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já admitiu que essa linhagem, que apresenta várias características genéticas consideradas de interesse pelos especialistas, caso de mutações com impacto na entrada do coronavírus nas células, pode ser mais transmissível do que a BA.2, mas ressalvou que ainda não existem dados que comprovem que provoca covid-19 mais grave.

Portugal é o país do mundo com mais novos casos

Portugal é o país do mundo com mais novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos 7 dias. O segundo país europeu com maior incidência é a Alemanha mas Portugal regista três vezes mais novos casos.

Em relação aos mortos, Portugal é o terceiro país com mais mortes por milhão de habitantes. Fica atrás da Finlândia e Nova Zelândia.

O número de casos continua a aumentar em Portugal, aliás. Esta segunda-feira houve quase 34 mil novas infeções. É o valor mais elevado dos últimos meses. (adaptado daqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O CRESCER agradece o seu comentário.