quarta-feira, 23 de março de 2022

Maia entre os municípios melhor preparados para enfrentar alterações climáticas

 DECO coloca a Maia entre os municípios melhor preparados para enfrentar alterações climáticas


Município da Maia ocupa a 7ª posição entre os 308 municípios portugueses no planeamento e preparação para o desafio das alterações climáticas.

Numa nota que foi tornada pública, a associação de consumidores DECO acredita que cada autarquia deve ter o seu plano para combater as alterações climáticas e apenas 81 o fizeram, sendo que nesse número se inclui o Município da Maia.

A DECO conclui que dos 308 municípios, 55 não apresentou qualquer plano de adaptação para enfrentar as alterações climáticas e 172 ficaram-se pela adesão a iniciativas intermunicipais. No âmbito nacional, refere a organização de consumidores, “somente 81 concelhos estão preparados para arrostar com as alterações climáticas”, dispondo de planos para o combate e mitigação dos seus efeitos.

“As outras 227 (73,6%) não têm qualquer iniciativa ou integram medidas intermunicipais, por exemplo por região, e foram chumbadas na avaliação que levou a cabo. A associação espera contar com o apoio dos consumidores para exigirem às autarquias que se preparem para o que ai vem”, pode ler-se.

Os especialistas realçaram o desempenho das autarquias em cinco parâmetros: impacto das alterações climáticas, medidas implementadas, pegada ecológica, plano de adaptação às alterações climáticas e informação disponível sobre os planos. @ NM


Sem comentários:

Enviar um comentário

O CRESCER agradece o seu comentário.