sexta-feira, 18 de março de 2022

guerra às "Fake News"

Os nossos dias estão cada vez mais facilitados e por vezes até condicionados pela tecnologia. Esta permite-nos um acesso quase imediato à informação, a uma velocidade de comunicação sem precedentes, e é certo dizer que a vida tal como a conhecemos seria bem mais difícil sem a tecnologia. 


Esta quase dependência da conectividade pode potenciar um lado mais obscuro, o reverso da medalha da mediatização e acessibilidade. Nunca uma guerra foi transmitida em direto, quase ao minuto. Nunca fomos assoberbados com tanta informação de uma assentada, 24/7. Ter um olhar crítico sobre aquilo que nos chega à mão através das redes sociais, cada vez mais uma fonte de informação privilegiada pelos jovens, assume nova importância, já que a par de notícias e vítimas reais nos deparamos com vídeos adulterados e notícias falsas. Em quem confiar? 
O programa Polígrafo Sic, emitido às segundas-feiras em horário nobre, pode ser uma grande ajuda, averiguando a veracidade dos factos e desmontando muitas montagens vídeo, cujo objetivo é a desinformação. A ver!@ Sicnotícias                                                           
                                                                                                          cortesia do envio de Constância Silva, docente colaboradora do CRESCER

Sem comentários:

Enviar um comentário

O CRESCER agradece o seu comentário.