Os estudantes do 9º ano vão voltar a fazer provas finais de ciclo neste ano letivo, tal como acontecia antes da pandemia, segundo revelou esta terça-feira o jornal ‘Público’, embora os resultados não vão contar para as suas notas. O Governo entendeu que o retomar desta avaliação a nível nacional será importante para aferir os impactos da pandemia no ensino. No ensino secundário, vão manter-se as regras dos dos últimos anos, ou seja, será necessário realizar os exames às disciplinas específicas para acesso ao ensino superior.
A recuperação do exame do 9º ano é a principal novidade que a tutela se prepara para aprovar para o período de avaliações que acontece entre junho e julho, de acordo com o decreto-lei atualmente em discussão com os parceiros do sector. A versão final do decreto-lei deverá ser aprovada na próxima reunião do Conselho de Ministros, na quinta-feira.
O Executivo defendeu que as provas finais do 3º ciclo vão permitir “sublinhar a importância que a avaliação de âmbito nacional configura para os processos de monitorização da qualidade do sistema educativo”, além de ser importante para avaliar os impactos da pandemia da Covid-19, contribuindo “para uma implementação ainda mais sustentada” do Plano de Recuperação de Aprendizagens apresentado no final do último ano letivo.
A 1ª fase das provas finais do 9º ano está marcada para 17 a 23 de junho, já os exames do ensino secundário começam também a 17 de junho mas prolongam-se até 6 de julho. @ Sapo
Sem comentários:
Enviar um comentário
O CRESCER agradece o seu comentário.