Acessibilidade web: os desafios que marcam a luta por um mundo online mais inclusivo
Hoje assinala-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data, comemorada pela Organização das Nações Unidas desde 1992, tem como objetivo promover os direitos e bem-estar das pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade e aumentar a consciencialização da sua presença em todos os aspetos da vida política, social, económica e cultural.
A acessibilidade web está consagrada na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Porém, espelhando o que acontece em muitos outros aspectos da vida em sociedade, ter plataformas digitais, de facto, acessíveis continua a ser uma autêntica luta para os 15% da população mundial que vivem com alguma forma de deficiência.
A pandemia de COVID-19, que forçou muitos a tornarem os seus hábitos ainda mais digitais, é um dos temas que marca a atualidade, assim como a temática que dá o mote para a comemoração desta data, que, neste ano, se centra em torno da liderança e participação das pessoas com deficiência com vista a um mundo pós-COVID-19 mais inclusivo, acessível e sustentável. (ler tudo, aqui)
Sem comentários:
Enviar um comentário
O CRESCER agradece o seu comentário.