sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

o tratamento israelita que promete revolucionar o combate à covid-19

Nadir Arber,

© DR


Nem só de vacinas se faz o progresso na luta contra o novo coronavírus. Medicamento de administração nasal criado no hospital Ichilov, em Telavive, conseguiu reverter os sintomas de doentes graves.

Nadir Arber* vai avisando, durante a conversa, que "é preciso manter alguma humildade" enquanto se esperam ensaios clínicos adicionais, mas o entusiasmo é indisfarçável perante os primeiros resultados demonstrados pelo tratamento inovador criado pela equipa deste professor e médico israelita do hospital Ichilov, em Telavive.
Não se trata de "uma cura para a covid-19" nem de um substituto das "imprescindíveis vacinas", mas pode ser um passo essencial para "virar o jogo" nesta luta contra o vírus e baixar drasticamente a mortalidade nos casos mais graves da doença.
O entusiasmo com que a descoberta foi anunciada ao mundo baseia-se em números: até agora, na primeira fase de ensaios clínicos, 35 doentes (entre os 37 e os 77 anos) com sintomas moderados a graves de covid-19 foram tratados com o EXO-CD24, o medicamento criado pela equipa liderada por Nadir Arber. E "quase todos recuperaram entre três e cinco dias após o início do tratamento - exceto um, que recuperou mais tarde", refere o investigador israelita, numa conversa promovida por videoconferência com alguns órgãos de comunicação social de todo o mundo, entre os quais o DN. (daqui)

*Nadir Arber, líder da equipa israelita que criou o EXO-CD24, um spray nasal para combate a formas graves de covid-19

Sem comentários:

Enviar um comentário

O CRESCER agradece o seu comentário.