O projeto turístico e cultural inspirado no romance de José Saramago existe desde 2017, mas agora vai ser dinamizado.
A rota do Memorial do Convento, inspirada no romance homónimo de Saramago, junta os municípios de Lisboa, Loures e Mafra e também a Fundação José Saramago. Este projeto turístico e cultural existe desde 2017, mas vai começar a promover diversas iniciativas e, já no final do mês, lançar um site com percursos, textos e imagens.
Os municípios e a fundação celebraram um acordo a 16 de novembro, data que assinala os 98 anos do nascimento do escritor português, para a dinamização da rota que explora monumentos históricos e paisagísticos do século XVIII, nos três concelhos. O projeto, desenvolvido ao abrigo do Programa Operacional Regional de Lisboa 2014-2020, prevê a realização de visitas guiadas, de um congresso internacional e ações de formação.
Mas antes de tudo vai ficar disponível, ainda em novembro, um site dedicado à Rota do Memorial do Convento. Por enquanto, é possível acompanhar o progresso da construção da página (neste momento vai em 75%) e ler o que parece ser o lema do projeto: “A Literatura transforma-se em Vida”. Depois, irá disponibilizar percursos, textos e imagens sobre cada um dos pontos da rota, uma linha cronológica sobre a época do romance e também informação sobre o escritor e o livro Memorial do Convento. @ Time Out
Sem comentários:
Enviar um comentário
O CRESCER agradece o seu comentário.