Realizou-se hoje, dia 22 de janeiro de 2020, uma palestra sobre Alterações Climáticas, dinamizada pelo professor Manuel António Salgueiro da Silva, docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a convite da nossa docente Olga Sequeira.
Esta palestra surge no âmbito do projeto de cidadania da turma L, do 11º ano, e visa consciencializar os jovens sobre a importância da preservação do planeta.
Desta palestra destacam-se algumas curiosidades:
80% a 95% do albedo da Terra é constituído pela criosfera (ex: neve), sendo esta a responsável pela reflexão das radiações solares. Ora, se a reflexão diminuir, mais sujeitos às radiações solares ficam os habitantes da Terra e, consequentemente, a temperatura aumenta.
O aumento de dióxido de carbono na Terra aumenta a absorção das radiações infravermelhas que, por sua vez, provocam o efeito de estufa. Esse mesmo efeito de estufa conduz ao aumento do aquecimento global.
Outra curiosidade foi saber que as estradas de alcatrão não são boas para contrariar o aquecimento global e os telhados escuros também não.
Por fim, um destaque especial para a apresentação de alguns dados estatísticos conseguidos num estudo de 2016 nos E.U.A.: 45% da população acredita nos cientistas e na responsabilidade do Homem no aquecimento global; 55% não acredita ou nada sabe; 97% dos cientistas confirmam e concordam com a responsabilidade humana no drama do aquecimento global e, curiosamente, 3% dos cientistas não concorda com esta tese.
texto e fotos do 11ºL
Sem comentários:
Enviar um comentário
O CRESCER agradece o seu comentário.