Hoje o CRESCER propõe-lhe um desafio. Apresenta-lhe um "problema" resolvido, um formulário para ajudar à solução e propõe-lhe que idealize o enunciado.
1 tPs ______40 m
120 tPs _____ x
x = 4800 m
4800 m: 60 m = 80 h
80 h : 15 d= 5, 333 h/d
______
Formulário para ajudar à solução:
tPs = teste de Português do secundário
m = minutos
h = horas
d = dia
O raciocínio que esteve por detrás deste problema será apresentado brevemente, num post próximo de si.
Atenção!
ResponderEliminarm não é minuto mas metro. Minuto é min
Sabendo que cada professor de português de ensino secundário tem 120 teste para corrigir , e demora cerca de 40 minutos por cada um, qual é o tempo que um professor tem de dispor diariamente para conseguir entregar os testes num prazo de 15 dias?
ResponderEliminarÉ verdade, Andreia. E para que isso aconteça é necessário esse número de horas para além das horas de permanência na escola, dias úteis ou não.
ResponderEliminarSou professora de Português do ensino secundário. Tenho 34 anos de serviço e leciono 4 turmas. Sempre que dou teste (2 vezes por período) tenho aproximadamente 120 testes para corrigir.
ResponderEliminarCompreendo bem o "problema" aqui trazido pelo vosso jornal, pois o volume de trabalho desses momentos afigura-se-me terrível.
Como o "problema" demonstra, para que seja possível corrigir e entregar tal número de testes em 15 dias é necessário trabalhar 5 horas por dia (em dias úteis e não úteis) para além das horas de permanência na escola.
Sr Ministro, ainda acha que os professores mais velhos trabalham 14h por semana?
Hoje, um aluno disse-me o seguinte: "Professora, já fez as contas às horas extraordinárias que o MEC lhe está a dever?". Sorri com a perspicácia do aluno e nada acrescentei, mas tive vontade de dizer, sendo pedagógica e politicamente incorreta: "É verdade. Andam a gozar-me há muito tempo!"