sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

VER, LER e OUVIR (a saudade)

VER
"Uma separação" no cinema Venepor
Para o último sábado do mês de Janeiro, o Cineclube da Maia apresenta a exibição do premiado filme iraniano de Asghar Farhadi, "Uma Separação", a ter lugar como habitual no Cinema Venepor. Para anteceder a projeção foi convidada Sezen Tonguz, que apresentará a peça de dança intitulada "Carmesim", com início às 21:30. 

LER
As Saudades Curtas

Também as versões-formiga dos maiores sentimentos têm tanto direito ao respeito como os leões e as impalas. Até por serem muito mais numerosas e frequentes, como está a multidão de insectos para com a pequena minoria dos vertebrados.
A minha formiguinha emocional são as saudades curtas que eu tenho da Maria João. Plenas não posso ter, graças a ela e a Deus, porque são poucos os momentos em que ela não está comigo. Mesmo não sendo muitas, essas faltas, por muito felizmente pequenas e provocadas pela necessidade, são suficientes para incutir em mim a dor, nem que seja por cinco minutos apenas, de estar separado dela.
Parecem estúpidas as saudades curtas. São certamente insensíveis e solipsistas, perante as saudades longas e profundas, que não têm cura nem, por serem insolúveis, têm a esperança de, um dia, deixarem de existir.
São saudades de uma hora, de um almoço perdido, de uma tarde interrompida. Parecem irracionais e ingratas, estas saudades curtas, de que sofrem as pessoas apaixonadas e felizes ou infelizes.
Mas não são. Daqui a um X número de horas, vou morrer. Daqui a um Y número de horas, vai morrer a Maria João. Morra quem morra, com a maior ou mais pequena das antecedências, o certo é que o tempo da vida e da saudade está contado.
Cada hora que não estou com ela está para sempre, definitivamente, finitamente perdida. E é daí que vêm as saudades curtas do amor, que tomam cada momento por uma vida. Só por amor se vive assim. 
Miguel Esteves Cardoso

OUVIR
"Sodade" de Cesária Évora


Votos de um bom fim de semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O CRESCER agradece o seu comentário.