quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

sociedade: mortalidade infantil está a aumentar

A mortalidade infantil está a subir e, em 2024, atingiu o valor mais alto dos últimos cinco anos, com 261 mortes de bebés com menos de um ano. Em 2023 tinham sido registadas 219 mortes e, em 2019, ainda antes da pandemia, 264.
Este aumento na mortalidade infantil é sinal de alerta, por que a saúde materno-infantil é a área mais prioritária de todo o Serviço Nacional de Saúde, explica Bernardo Gomes, médico de saúde pública. Sobre as possíveis causas para esta oscilação nos valores, há várias possíveis explicações: assimetrias no acesso aos cuidados de saúde e gravidezes mal vigiadas, em mulheres que chegam a Portugal já grávidas e sem a devida vigilância médica. Há cada vez mais mulheres estrangeiras a dar a luz em Portugal, representando já um quinto dos bebés nascidos no nosso país em 2023.

Adaptado daqui

educação: professora transformou sonhos infantis em imagens reais

No México, uma professora do ensino básico utilizou IA para inspirar os seus alunos a acreditarem nos seus sonhos. A ideia é simples e inovadora, mas conquistou corações: através da tecnologia, a docente gerou imagens que representam as crianças como os profissionais que desejam ser no futuro. De veterinários, a militares ou professores, cada imagem ilustrou o sonho de cada um dos seus alunos projetando um futuro cheio de possibilidades.

in Marketeer

Diana Vallejo partilhou a experiência nas redes sociais num vídeo com o título “Não errei ao escolher ser professora”. A publicação já ultrapassou 250 mil visualizações e desencadeou uma onda de comentários positivos.

Leia mais aqui

escola sede: Take a Minute, Take Five

 Retomamos as publicações do projeto "Take a Minute, Take Five", com uma publicação sobre o poder dos livros e das palavras, da autoria de Zelma Noronha, 8ºJ, na subcategoria "Speak up your mind". 


Pages of Power

A word after a word after a word is power.

Reading is an important element in life for various reasons.
Books offer knowledge about other worlds. For example, one story allows us to travel to many places, imaginary or even real. They stimulate our imagination. By reading a narrative, we open dreams' doors, which makes us more creative.
The characters and their purpose in the story present topics to think and talk about, so people can sharpen their communication skills.
Good books are not only great models for developing written expression but also for enriching our vocabulary. Reading changes our way of argumenting.
Books can transform the life of human beings. It's something that can persuade the most different readers.

Zelma Noronha, nº21, 8ºJ


terça-feira, 7 de janeiro de 2025

sociedade: U.Porto destaca-se no QS Sustainability 2025


A Universidade do Porto (U.Porto) alcançou um novo marco ao figurar no 209.º lugar mundial e 95.º europeu no QS World University Rankings: Sustainability 2025. A instituição portuguesa subiu 90 posições em relação à edição anterior, reafirmando o seu compromisso com os grandes desafios globais em áreas como ambiente, sociedade e governança.

Leia mais aqui



ciência:os seres humanos estão a quebrar as regras da evolução. Como seremos no futuro?

Embora o futuro da humanidade seja incerto, é possível fazer estimativas de como seremos no futuro graças, em parte, ao que sabemos sobre o passado,

Imagem de uma obra fotográfica de 2018 na qual o artista imagina como será o futuro da humanidade

Na Terra, espera-se que os humanos do futuro sejam, em média, mais altos do que atualmente. Trata-se de uma tendência cada vez mais aceite e observável em populações de todo o mundo. Contudo, estas mudanças não têm uma componente genética, estando antes relacionadas com o acesso a melhor nutrição. Seguir uma dieta que satisfaça as necessidades do organismo de forma mais adequada permite o desenvolvimento das estruturas de sustentação do corpo, fomentando, por conseguinte, o crescimento.
Igualmente relacionado com nutrição e com uma visão mais consciente da longevidade, espera-se não só um aumento da esperança de vida, como um envelhecimento mais saudável. Isto significa que será habitual pessoas com 80, 90 ou 100 anos terem autonomia. Atualmente, o recorde de longevidade registado e demonstrável é 122 anos, mas é provável que a pessoa que o venha a ultrapassar ainda não tenha nascido.
Em relação às mudanças genéticas, essas são praticamente imprevisíveis. Alguns antropólogos teorizam ser possível que o aumento da esperança de vida seja acompanhado por uma consolidação de mutações genéticas que diminuam a possibilidade de padecer de cancro e outros problemas relacionados com a idade. Estas mudanças poderão favorecer a regeneração e manutenção dos tecidos, razão pela qual também se espera que os humanos do futuro tenham um aspecto mais jovem. 
Resumindo, se as tendências atuais se mantiverem, espera-se que os seres humanos se tornem uma versão mais alta, longeva e juvenil do que a atual ao longo do próximo milénio… pelo menos na Terra.

Leia o artigo completo da National Geographic aqui

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

mundo: 2025 traz uma nova geração

Os bebés nascidos a partir de 1 de janeiro de 2025 fazem parte de uma nova geração: a Geração Beta, a nova "colheita" de humanos nascidos de 2025 a 2039.

Jae C. Hong

A Geração Beta representará 16% da população global até 2035, são filhos dos Millennials mais novos e da Geração Z mais velha e muitas destas crianças vão viver até ao século XXII, segundo a empresa fundada por Mark McCrindle, que cunhou o termo Geração Alpha.


Esta geração será provavelmente a primeira a vivenciar o transporte autónomo em larga escala, tecnologias de saúde vestíveis e ambientes virtuais imersivos como aspetos normais da vida diária. Os seus anos de formação serão marcados por uma maior personalização – os algoritmos de IA adaptarão a aprendizagem, as compras e as interações sociais.

As transições geracionais não são apenas cronológicas – são definidas pelos acontecimentos, tecnologias e mudanças culturais do seu tempo. 

Intervalos geracionais para aqueles que nasceram nos últimos 100 anos:

·         Geração Beta: 2025-2039

·         Geração Alpha: 2010-2024

·         Geração Z (Centenials): 1997-2009

·         Geração Y (Millennials): 1981-1996

·         Geração X: 1965-1980

·         Baby boomers: 1946-1964

·         Geração silenciosa: 1928-1945


Fonte: SicNotícias

Estamos de volta!

Depois de uma merecida pausa, é tempo de recomeçar. Contamos convosco para continuar a partilhar sucessos, notícias de interesse e o melhor que por aqui se faz.

Bem vindos!