sexta-feira, 18 de dezembro de 2020
bom descanso!
elogio público aos professores portugueses
"Professores, auxiliares da acção educativa e directores de escolas foram heróis à sua escala e merecem saber que há milhares de pais que viram, que repararam, e que lhes estão gratos por isso mesmo."
JOGAR - as sugestões do Daniel e do João
“Choose your character”
Em 1999 a Nintendo lançou um jogo que faria sucesso até aos dias de hoje. O jogo Super Smash Bros. (1999) foi um jogo de luta e plataforma que juntava personagens da Nintendo para lutarem entre si. As subsequentes sequelas introduziram não só mais personagens da Nintendo como também personagens de outras empresas e franquias. O jogo mais recente da franquia Super Smash Bros. Foi lançado em 2018 e alguns exemplos dos lutadores presentes no jogo são: Sonic (Sonic), Solid Snake (Metal Gear Solid), Joker (Persona 5), Steve (Minecraft), Ryu (Street Fighters), entre outros. Como muita gente não tinha dinheiro para comprar os jogos oficiais da Nintendo, vários projetos foram criados, entre eles o jogo de que iremos falar hoje: Super Smash Flash 2 (2009). O jogo foi criado por um desenvolvedor independente, Gregory McLeod, e tinha como objetivo não só dar às pessoas uma alternativa grátis e introduzir outros personagens que não estavam presentes nos jogos originais mas que eram favoritos entre os fãs. Atualmente o jogo consta com 46 personagens entre eles personagens que não estão no jogo original (ou apareceram futuramente), entre eles: Goku (Dragon Ball), Black Mage (Final Fantasy), Chibi Robo (Chibi Robo) entre outros. O jogo consta não só com bons personagens mas também com uma jogabilidade fiel (e há quem diga melhor) que a original e também uma trilha sonora original e qualidade superior ao esperado de um jogo online. Como referimos anteriormente o jogo consta com grande parte do conteúdo do Super Smash Bros. incluindo um modo multiplayer local e online. O jogo é bastante conhecido na comunidade de desenvolvedores independentes e mesmo com o fim do Adobe Flash no final de dezembro deste ano, o desenvolvimento do jogo irá continuar graças a sua versão para transferência. Este jogo marcou a infância de muitos jogadores de Magalhães, incluindo a nossa e todas estas razões tornaram-no num dos jogos online mais populares de sempre. Esperamos que se divirtam neste “Super Smash Bros.” gratuito.
Fiquem com um pequeno trailer do jogo e obrigado por acompanharem mais uma rubrica do jornal CRESCER. E não se esqueçam: joguem, leiam, ouçam, vejam e, principalmente, divirtam-se!
LER: "Amor como em casa"
Amor como em casa
pavilhão A1 (Amor como em casa) |
sorriso como quem volta a casa. Faço de conta que
não é nada comigo. Distraído percorro
o caminho familiar da saudade,
pequeninas coisas me prendem,
uma tarde num café, um livro. Devagar
te amo e às vezes depressa,
meu amor, e às vezes faço coisas que não devo,
regresso devagar a tua casa,
compro um livro, entro no
amor como em casa.
Manuel António Pina, in "Ainda não é o Fim nem o Princípio do Mundo. Calma é Apenas um Pouco Tarde"
de Moutidos: nos nossos átrios…
Todos sabemos que temos de evitar os abraços, os beijos, os gestos de carinho e até os sorrisos estão escondidos atrás das máscaras...
Porém, nos átrios da nossa escola, há um apelo àquela magia que o Natal desperta e o ambiente fica mais alegre, colorido e, sem dúvida, todos nos sentimos acariciados!
quinta-feira, 17 de dezembro de 2020
"English Reading Club" - o CLE em inglês
É
com enorme satisfação que as professoras de Inglês do 1.º Ciclo dão a conhecer
a criação do clube de leitura em inglês – English Reading Club, destinado aos alunos do 1.º ciclo do nosso
agrupamento, com vista a desenvolver as competências na língua inglesa.
Este
projeto resultou da parceria entre as docentes de Inglês e a Biblioteca Escolar,
na pessoa da professora Maria João Cabral, que tem vindo a publicar as
maravilhosas leituras que os alunos do 4.º ano têm realizado e gravado em
vídeo. No espaço de três semanas foram
publicadas vinte e quatro leituras! Uau!!
Este
projeto irá decorrer durante todo o ano letivo com o objetivo de poder vir a
ser alargado a outros anos de escolaridade.
As
professoras de Inglês deixam, desde já, o mais profundo agradecimento aos
alunos, famílias e professoras bibliotecárias envolvidas.
Aproveitando o espírito de solidariedade e de partilha presente nesta época natalícia, gostaríamos de pedir a todos aqueles que puderem contribuir com a doação de livros de leitura em inglês (novos ou usados), adequados aos alunos do 1.º ciclo, façam o favor de os entregar às professoras de Inglês do 1.º ciclo ou às professoras bibliotecárias do agrupamento. Agradecemos, desde já, a vossa atenção: THANK YOU VERY MUCH!
Acedam a este link e deliciem-se ouvindo as histórias que os nossos meninos têm para vos contar: https://biblioteca.aescas.net/2020/12/cle-em-ingles.html
cortesia (texto e imagem) de Rosa Azevedo, professora
UNICEF defende que professores tenham acesso prioritário às vacinas
Agência da ONU diz que os professores devem ser priorizados assim que profissionais de saúde na linha da frente e populações de alto risco sejam vacinadas.
nas nossas salas...
Na Escola Básica de Moutidos, na sala do 4ºB (sala supertabi), “a tabuada é cantada ao som de outra música”.
Com recurso aos tablets e através de um kahoot (aplicação online interativa de criação de questionários e jogos para feedback automático em sala aula), podemos observar que a “orquestra ensaia com afinco e está bem afinada”. Bom trabalho!
cortesia (texto e imagem) de Olga Dias, professora
quarta-feira, 16 de dezembro de 2020
computadores quânticos cada vez mais uma realidade
Instituto Superior Técnico (IST) |
os conselhos da DGS para o Natal: evitar o beijinho e espaços como a cozinha
Rui Portugal disse ainda que se a Agência Europeia do Medicamento aprovar a vacina da Pfizer na próxima segunda-feira, a primeira fase da vacinação pode começar oito dias antes do previsto.
Concurso Nacional de Leitura 2020-2021 (1.ª fase) - resultados 1.º e 2.º ciclos
Os alunos selecionados para a 2.ª fase do CNL são os seguintes:
1.º ciclo
Centro Escolar da Gandra:
- Francisco Pais Almeida da Silva Andrade, 4.º A;
- Sara Pereira Morais, 4.º B.
Escola Básica de Moutidos:
- Tiago Manuel Rodrigues Arezes, 4.º A;
- Dinis Filipe Loureiro Cardoso, 4.º A.
Escola Básica do Corim:
- Vasco Silva Gonçalves, 4.º A;
- Sofia Rocha Silva Almeida, 4.º A.
2.º ciclo
- Sofia Guimarães, 5.º F;
- Guilherme Fernandes, 5.º C.
Parabéns a todos pela brilhante participação nesta iniciativa da Biblioteca Escolar!
Os alunos acima mencionados participarão na fase municipal (2.ª fase) prevista para o dia 10 de fevereiro de 2021. Em breve, serão indicadas as obras a ler. @ Biblioteca
terça-feira, 15 de dezembro de 2020
PS quer conceder honras de Panteão Nacional ao escritor Eça de Queiroz
O grupo parlamentar socialista considera que Eça de Queiroz “marcou indelevelmente a Língua Portuguesa”, com o seu “forte carácter humanista” e com um obra literária “ímpar e determinante na história da literatura portuguesa”.
Covid-19: Alemanha encerra escolas e lojas não essenciais a partir de quarta-feira
Talvez devamos olhar para estes casos para nos acautelarmos.
@ PÚBLICO |
Na Alemanha, as escolas vão fechar entre 16 de dezembro e 10 de janeiro; lojas e restaurantes ficam encerrados até à mesma data; e o confinamento mantém-se. Compras de Natal dispararam contactos sociais.
Esta semana, num discurso emotivo, a chanceler pediu aos alemães que se mantivessem seguros e voltou a insistir na antecipação das férias. “Se tivermos agora demasiados contactos antes do Natal e depois disso este for o último Natal com os nossos avós, é porque falhámos alguma coisa e não o deveríamos fazer“, disse Merkel. “Se a ciência praticamente nos implora que tenhamos uma semana de contactos reduzidos antes do Natal, antes de estarmos com uma avó ou um avô, ou com pessoas mais velhas: talvez devamos pensar outra vez se não conseguimos encontrar uma forma de termos férias já a partir do dia 16, e não no dia 19.”
E assim foi. Os 16 governos regionais da Alemanha chegaram a acordo para endurecer as medidas restritivas de combate à covid-19. Escolas e lojas não essenciais vão fechar a partir de quarta-feira e até 10 de janeiro.
Gmail, YouTube e outros produtos da Google com falhas de serviços
No acesso ao Gmail, por exemplo, os utilizadores encontravam a seguinte mensagem: “Erro temporário (500). Conta está temporariamente indisponível. Lamentamos o transtorno e sugerimos que tente novamente em alguns minutos”.
Também o Google Classroom, a ferramenta disponibilizada para as aulas à distância, foi afetada. Com vários países a depender do ensino à distância, devido às restrições que implicam o encerramento de escolas, multiplicam-se as reações nas redes sociais.
No YouTube, sempre que os utilizadores tentavam aceder ao site recebem uma mensagem de erro, a indicar que "algo correu mal". @ DN
Será que este problema esteve relacionado com o que o Jornal I aqui anunciava na 5ª feira passada?
segunda-feira, 14 de dezembro de 2020
última semana letiva do ano!
in Dicionário Priberam |
Está a começar a última semana letiva do ano. Não sei se têm a mesma opinião, mas, a mim, parece-me que o 1º período voou.
Talvez seja porque todos os dias estivémos na linha da frente, a dar o corpo às balas, para que "tudo" corresse bem. Fazendo figas, tentando escapulir aos amontoados, procurando motivar os meninos para que as aulas de cem minutos não lhes parecessem eternidades, movimentando-nos entre os pingos da chuva, sorrindo e apoiando toda a nossa prole, esquecendo "as bolhas"...
Agora sobra um enorme cansaço, físico e emocional. Porque estamos quase a chegar ao fim do período, porque comunicámos intensamente com máscara ao longo de três meses, porque conseguimos levar o barco, porque soubémos ser flexíveis a tempo inteiro, porque adaptámos planificações, avaliações e comunicações, porque conquistámos corações, porque nos superámos, porque fizemos o melhor.
Costumo dizer que os alunos são os melhores avaliadores dos seus professores. E acredito mesmo que assim seja, pois quando era aluna bem percebia quem era bom ou mau profissional. Os mais simpáticos nem sempre eram os melhores comunicadores. Também os mais sisudos nem sempre transmitiam mal os conhecimentos. Bons, mesmo bons, eram aqueles professores que conseguiam tudo: que eram amáveis, que nos respeitavam, que explicavam bem, que nos orientavam, que não precisavam ralhar para que nos comportássemos bem, que se entusiasmavam com o que ensinavam, que nos davam asas para podermos voar sozinhos e que, por tudo isso, eram um exemplo.
Hoje perguntei ao Diogo: "Numa escala de 1 a 5 como classificarias o desempenho dos teus professores ao longo deste 1º período?" Ele respondeu: "5". "Ena! Nota 5, já? Logo no 1º período? Não queres pensar melhor?", perguntei. Ele retorquiu: "Não, professora. Nota 5, pois para além de nos ensinarem coisas que não sabíamos, enfrentaram "tudo" num tempo muito difícil, para eles e para nós. Foram um exemplo."
Ponto final.
Manuela Couto, professora
psicólogos do SNS24 atenderam 50 mil chamadas
O bastonário da Ordem dos Psicólogos diz que o “impacto crescente” da pandemia na saúde mental levou ao aumento da procura por estes serviços, inclusive nas empresas.
O bastonário da Ordem dos Psicólogos considera que as situações limite, de stresse pós-traumático, estão a aumentar em Portugal tanto nos profissionais de saúde como entre os restantes cidadãos, devido à crise sanitária e económica. Em entrevista ao Jornal Económico, Francisco Miranda Rodrigues refere ainda que há cada vez mais empresas a pagar pacotes de consultas aos funcionários em prol da sua saúde mental.
Confirma-se que a pandemia está a afetar negativamente os portugueses também a nível psicológico?
Há evidência de que sim. Os estudos que têm sido feitos apontam para um impacto psicológico crescente, com o passar do tempo, desta pandemia – seja da pandemia diretamente seja de aspetos que dela derivam, como consequências da situação socioeconómica, que também se têm agravado. Isso é verdade para Portugal e para outros países. O que se está a passar tem-se revelado muito impactante em termos psicológicos, não apenas desenvolvimento de perturbações mentais, mas – para um número maior de pessoas – o surgimento de reações adaptativas aos desafios que as pessoas têm sentido, que podem ser ansiedade mais aguda por exemplo, que causam mau estar, desconforto, problemas em casa e de desempenho no trabalho.
Esses problemas terão sequelas ou ficarão mesmo depois de a crise ter terminado?
Depende. É mesmo assim. Vai depender muito das pessoas e das suas condições de vida neste momento, da forma como tem sido possível lidar com tudo o que se está a passar. Pessoas que já tenham entrado nesta crise com outro tipo de problema (psicológico ou não), que estavam isoladas ou institucionalizadas, estão mais vulneráveis. Ou seja, haverá pessoas que mesmo com o passar do tempo, dada a sua situação inicial em termos de recursos e competências (capacidade para enfrentar desafios, gestão emocional…), conseguirão manter-se resilientes e ultrapassar a situação por elas próprias. Aquelas que tenham de lidar com stresse e risco maior de contágio durante mais tempo, como os profissionais de saúde – que estão também numa pressão grande com o número de horas de trabalho – têm mais desgaste e podem ter mais dificuldades de conseguir gerir as suas emoções. Há registo da possibilidade de desenvolverem stresse pós-traumático. Estamos a falar de situações limite e não da maioria, felizmente. Mas os dados que até agora existem parecem indicar que mesmo essas situações limite estão a aumentar, até na população em geral. Quanto mais tempo passa maior é o número de pessoas que vai deixando de ter essa capacidade de lidar com as dificuldades sozinha e vai precisando de apoio de profissionais especializados.
As teleconsultas, que estão a aumentar, têm conseguido responder a estas situações?
O que se sabe neste momento – e cada vez há mais estudos sobre a eficiência das intervenções à distância – é que para algumas das áreas, nomeadamente uma das que mais estão a fazer com que haja pedidos de apoio (ansiedade, por exemplo), é que estas intervenções podem ser uma resposta efetiva às necessidades dos clientes. Ainda é cedo para termos todo o tipo de dados que precisamos. O que tem de haver é o cuidado de se avaliar, situação a situação, o que é melhor para o interesse do cliente. É preciso garantir a continuidade das intervenções e que mais gente tenha acesso aos serviços prestados pelos psicólogos. Isso até aconteceu com os serviços públicos e com um em específico, o Serviço de Aconselhamento Psicológico da Linha SNS 24, que tem tido muito sucesso em termos de adesão, com quase 50 mil atendimentos realizados. Na altura foram contratados 60 e tal profissionais.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2020
JOGAR: as sugestões do Daniel e do João
Primeiro dia de trabalho. Bem-vindo ao Papa's Pizzeria!
No dia 7 de agosto de 2007 a empresa Flipline Studios lançou o primeiro jogo de uma grande série que permanece viva e famosa até hoje. No jogo Papa’s Pizzeria, nós acompanhamos um rapaz chamado Roy que começa a trabalhar na Papa’s Pizzeria, uma pizzaria dirigida por um homem de negócios estranho conhecido por “Papa”.
LER: as sugestões do Manel
"O Estrangeiro” é um livro escrito por Albert Camus (1913-1960), um escritor e filósofo franco-argelino extremamente relevante ainda nos dias hoje.