Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 3 de maio de 2018

o Pavilhão do Conhecimento e a Fundação Calouste Gulbenkian são maravilhosos


· 
 


 Foi já no passado dia 20 de abril que os alunos do 12º ano das turmas A, B, C, D, F e G realizaram uma visita de estudo a Lisboa, no âmbito da disciplina de Psicologia B.

  Durante a manhã deu-se a visita ao Pavilhão do Conhecimento, que fica no Parque das Nações. Entre várias exposições, os alunos foram a duas: ao “Explora” e ao “Angry Birds- a exposição”.  Na primeira puderam explorar 40 módulos interativos divididos em 5 áreas temáticas: luz, visão, perceção, ondas e sistemas complexos. Divertidas e com caráter lúdico, estas experiências permitiram aos alunos descobrir fenómenos naturais, como por exemplo, ilusões de ótica, efeitos de lentes e de prismas, o arco-íris em bolas de sabão.
  Contudo, a atividade que atraiu mais participantes foi a Bicicleta voadora – na parte inferior existe um contrapeso de 200 kg, muito mais pesado do que a bicicleta e o seu condutor. Por ser mais pesado, é o contrapeso que cai em direção ao solo, obrigando a bicicleta a ficar lá em cima. E assim, pode-se dar uma volta sem risco de cair. Já na exposição dos “Angry Birds”, são abordadas várias áreas desde a Física à Biologia, da Matemática à Engenharia, passando pelas Artes.
  Durante a tarde houve um passeio pelos fantásticos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian e alguns alunos tomaram a iniciativa e visitaram algumas exposições no Museu Calouste Gulbenkian, caso da Exposição Sara Bichão, a Arte Moderna e o Pop-Art.
   Mais uma vez, aliando o prazer de aprender ao prazer de conviver, realizou-se uma visita de estudo que foi do agrado de todos.

cortesia de Margarida Morais

Sem comentários: