Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 3 de maio de 2018

moção apresentada por Águas Santas aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal Jovem 2018




No âmbito das comemorações do 25 de abril, a Câmara Municipal da Maia organizou no dia 23 de abril uma sessão com vários jovens, em representação das várias escolas do Concelho da Maia, a que denominou de Assembleia Municipal Jovem.

Esta iniciativa contou com a participação de 43 jovens deputados, constituídos em 6 grupos parlamentares representativos dos estabelecimentos de ensino secundário do município e pretendia dar voz a vários alunos de forma a apresentarem projetos e planos de mudança para as suas escolas. As questões abordadas pelos jovens deputados nas interpelações ao Presidente da Câmara versaram sobretudo as temáticas da mobilidade, do ambiente, da igualdade de género e do voluntariado.

A moção apresentada pela Escola Secundária de Águas Santas consistia na criação de uma nova passadeira e de uma alteração na rota de um autocarro, de forma a facilitar as acessibilidades de toda a comunidade escolar, nomeadamente nas horas de maior afluência.

Por outro lado, foram também apresentados projetos de recomendação de atividades que incentivem os jovens a tomarem uma atitude mais ativa e participativa na sociedade, que foi o caso do voluntariado para jovens; e uma chamada de atenção para as desigualdades de género.


No final, a Câmara Municipal, através dos Pelouros da Educação, da Juventude e da Cidadania, apresentou uma Proposta de Recomendação com ações concretas nas áreas da Igualdade de Género e de Oportunidades, do Voluntariado e dos Direitos do Consumidor, passíveis de serem implementadas pelos jovens nas escolas, proposta que foi aprovada por unanimidade, tal como todas as votações da Assembleia Municipal Jovem.

cortesia de Margarida Morais

1 comentário:

mc disse...

Parabéns, "meninos nossos"!