Número total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de março de 2017

XI Edição dos Dias da Informática (III)


Porque uma imagem vale mais do que mil palavras (e fotos excelentes são merecedoras de destaque), o CRESCER sugere que visitem https://sites.google.com/aescas.n…/diasdainformatica/galeria e apreciem o que por cá se fez.


 Parabéns a todos pelo evento!

XI Edição dos Dias da Informática (II)



A pensar nos alunos que frequentam atualmente os nossos cursos, recebemos na tarde de ontem - primeiro dia do evento - o Eng.º Pedro Marques da EDP Distribuição que veio falar-nos da aplicação dos sistemas informáticos na rede nacional de produção e distribuição de energia elétrica numa palestra intitulada “A Rede, Presente e Futuro”. Também da parte da tarde, recebemos a Dr.ª Maria Clara Martins, responsável pelo Gabinete ALUMNI da Universidade do Porto, Vítor Silva, do Serviço de Comunicação e Imagem da Universidade do Porto e Universidade Júnior; e Júlio Martins, Diretor da IDEIA.M que vieram partilhar as suas experiências profissionais numa palestra intitulada “Perspetivar o Futuro”. Não podemos deixar de salientar e agradecer a simpatia e disponibilidade dos oradores das duas palestras.

Para o segundo dia deste evento temos programada a LanParty’2017 - que inclui os torneios dos jogos CS:GO (Counter-Strike Global Offensive) e FIFA - para além das demonstrações aos alunos mais novos dos vários recursos informáticos disponíveis na nossa escola.
O programa completo do evento pode ser consultado no site: http://diasdainformatica.aescas.net.

encontro com o ilustrador Rui Castro

A tarde de 30 de março foi muito colorida e enriquecedora para os alunos das turmas A, B, G, E, F e I do 5º ano, pois tiveram o privilégio de receber na Biblioteca o ilustrador Rui Castro, autor das ilustrações das obras Irmão Oceano, Fernando Pessoa, o menino de sua mãe, A Casa da Poesia e Gato preto e passarinhos azuis, entre outras.


Os alunos ficaram encantados com a magia do trabalho deste autor.
Leia notícia completa no blogue da biblioteca.

Projeto+ já se encontra online

PROJETO +

A plataforma para a submissão de trabalhos ao Projeto+ já se encontra online e a funcionar em projetomais.aescas.net (ou em portal.aescas.net/projetomais).

Consulte. Informe-se. Participe.

mais um dia de festa da ESAS

No dia 29 de Março, saiu em visita de estudo mais um grupo de alunos da nossa escola.
Estavam todos muito felizes porque iam almoçar fora da escola, mais propriamente no restaurante do IKEA, no Marshopping, ao que se seguiu uma sessão de cinema: A Bela e o Monstro. 
A sala era só nossa, mas logo se encheu de sons vibrantes do entusiasmo dos nossos alunos enquanto assistiam à  bonita história de fantasia que os prendia ao ecrã.
Mas a visita não ficou por ali, foram todos às compras e escolheram um artigo do seu agrado, desde o cinto, ao porta-chaves à t-shirt
Antes do regresso à escola, ainda houve tempo para merendar e confraternizar um pouco mais.
Sem dúvida o dia foi diferente do habitual e os nossos alunos chegaram a casa bem felizes e com muito para contar.




XI Edição dos Dias da Informática (I)

Como já vem sendo hábito, os professores do grupo de Informática, com a colaboração dos alunos dos cursos profissionais de informática, organizam nos dias 30 e 31 de março a XI Edição dos Dias da Informática. Um dos objetivos deste evento é promover os cursos profissionais de informática junto dos restantes alunos da escola, dando a conhecer alguns dos projetos que têm sido desenvolvidos pelos nossos alunos nos últimos anos. 

quinta-feira, 30 de março de 2017

"O universo e as partículas elementares"


Na próxima 2ª feira, peças 9h, no Auditório da escola, haverá lugar para ouvir o palestrante Nuno Castro, professor da Universidade do Minho e da FCUP sobre "O universo e as partículas elementares". 
Esta palestra é dirigida em especial aos alunos que vão visitar o CERN (12º ano) e é aberta também ao 11º A. 
Igualmente se entende o convite a todos os professores interessados por estes temas, lembrando que há limite de vagas. 

quarta-feira, 29 de março de 2017

"Ajude o seu filho, não o deixe perder esta oportunidade!"

Da Unidade de Saúde Familiar chegou esta carta/mensagem:  "Ajude o seu filho, não o deixe perder esta oportunidade!"
Aqui fica para todos poderem tomar conhecimento.


entrega de prémios

Decorreu, ontem, no âmbito da Semana da Leitura, a  cerimónia da entrega de prémios das atividades:
os Melhores Leitores da Biblioteca; Árvore dos Afetos e  "Rendez-vous en Français".


Esta cerimónia reuniu, na Biblioteca,  alunos premiados, professores que promoveram as atividades e  elementos da Direção do agrupamento. Veja notícia mais detalhada no blogue da biblioteca.

Muitos parabéns a todos!

almoce e contribua para uma boa causa

Os serviços administrativos vão promover um almoço de beneficiência a favor das Unidades de Multideficiência deste agrupamento.
Não esqueça. Dia 5 de abril, almoce e contribua para uma boa causa.

terça-feira, 28 de março de 2017

de miúdos a graúdos

Patrícia Miranda



Atualmente, alguns dos alunos finalistas de 12º ano já começaram os seus estudos de 2º ciclo nesta escola. 

O CRESCER foi conhecer e entrevistar alguns deles e apreciar como passaram de "miúdos a graúdos".


Hoje, é a vez da Patrícia Miranda, aluna de 12º ano, do curso de Humanidades.








Lembras-te de como te sentiste quando para aqui entraste no 5ºano? 
Lembro-me que tinha sido a inauguração do 5ºano nesta escola e foi, de certa maneira, estranho, pois tinha acabado de sair da primária, ou seja, iria para uma escola completamente diferente, à qual não estava habituada e que era muito maior comparada com a escola que frequentava. Para além disso, era uma escola secundária onde andavam alunos mais “crescidos” e que metiam de certa maneira “medo” aos mais novos por serem mais velhos, mais altos e isso causava um certo sentimento de desconfiança por passarmos a conviver com eles.

O que recordas da escola antiga? 
Não me lembro de muita coisa devido ao pouco tempo que nela permaneci, mas lembro-me que era uma escola completamente diferente da atual. Recordo-me da entrada da mesma onde se encontrava um mural feito por alunos de artes bastante colorido.
Apesar de antiga até ser uma boa escola, na altura já precisava de algumas obras e foi ótimo fazer-se a remodelação.

Do que mais tens saudades? Porquê? 
Do que mais tenho saudades na escola antiga é do polivalente, simplesmente por este ter sido um local enorme onde os alunos podiam estar durante os seus intervalos e que tinha ligação aos principais locais, como os pavilhões. Para além disso, lembro-me do palco do mesmo, onde nós, os mais novos, adorávamos estar até que o Sr. Xavier nos expulsasse de lá.
A escola precisava de um local assim novamente porque, nos dias de hoje, não existe espaço amplo para os alunos estarem durante os intervalos, especialmente se estiver a chover.

Durante estes anos que cá andaste tiveste algum professor que te marcou?    
Ao longo dos anos foram vários os professores que tive e muitos me foram marcando, mas um dos que me marcou definitivamente foi o professor Jorge Seabra, de MACS.
No 10ºano, quando escolhi MACS, tinha medo de não gostar, pois matemática não era o meu forte até ao 9ºano, mas acabou por se tornar numa das minhas disciplinas favoritas na altura.
O professor Jorge Seabra ensina de uma maneira simples e que todos conseguimos entender. Para além disso é um professor que gosta muito dos seus alunos, tenta ajudar-nos em tudo, sempre que possível.

Onde te vês no próximo ano? 
Bem, 12º ano equivale ao fim de uma etapa escolar e ao início de um período diferente. Enquanto que uns preferem acabar o ensino secundário e seguir para o mundo de trabalho, outros preferem seguir o ensino superior. No meu caso, no próximo ano, gostaria de me ver numa faculdade a seguir o curso de comunicação e apesar de a média ser um pouco alta estou a lutar para conseguir alcançá-la.

 Como é que te sentes agora que estás no 12ºano e que percorreste um longo caminho desde o 5ºano? 

Foi um percurso longo, mas sinto-me crescida e mais madura, pois durante os anos que estive na escola foram várias as experiências que vivi e que me ajudaram a chegar onde estou, existiram experiências negativas, mas também outras bastante positivas (como as viagens a Paris e Roma ou a participação no Projeto +, entre outros). Foi um longo caminho, que ainda não terminou, mas que serviu para aprender e viver diversas coisas, sendo que muitas delas espero guardar comigo para sempre.

Muito obrigada, Patrícia, e muitas felicidades!

uma visita "especial"

No dia 27 de março, um grupo de alunos da nossa escola viveu um dia especial: os jovens visitaram o museu interativo “World of Discoveries” no Porto, onde aprenderam muito sobre os nossos descobridores e suas conquistas, “entraram nas naus”, viajaram de barco e atravessaram os continentes por onde os portugueses espalharam a sua cultura e a sua língua. 
Mas a visita não ficou por aqui: depois do almoço no museu, rumaram ao Funicular de Guindais onde apreciaram a linda vista sobre o rio Douro. 
Já pela tarde, desfrutaram de um saboroso gelado na praia de Matosinhos e gastaram energias com grandes brincadeiras no areal.









segunda-feira, 27 de março de 2017

o prazer de ler


Neste que é o Dia Mundial do Teatro, inicia-se na nossa escola mais uma semana temática. É a Semana da Leitura, da responsabilidade da Biblioteca. Decorre entre os dias 27 e 31 deste mês e espera a visita de toda a comunidade educativa.


Consulte o programa e participe. E leia. Muito.


sábado, 25 de março de 2017

e a proposta vencedora foi...

“+ espaço”

... a do Gonçalo Morais.
As eleições decorreram normalmente, sendo que a proposta "+ espaço" venceu com maioria absoluta.
Assim, o CRESCER está convicto que esta proposta foi ao encontro de uma necessidade/vontade dos alunos da escola, que deram "voz" à proposta do Gonçalo Morais, do 11º E, pois querem ter "+ espaço" coberto na sua escola.
Parabéns a todos pela forma digna como decorreu todo o processo. 
Aguardemos pela cobertura.

sexta-feira, 24 de março de 2017

as eleições decorrem...

Hoje, Dia do Estudante, é o dia certo para "dar voz aos alunos". Por isso, os alunos do 3º ciclo e secundário exercem o seu direito/dever de voto nas eleições que acontecem no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas (OPE), escolhendo entre as duas propostas que se apresentaram.

Logo mais tarde, o CRESCER dará notícia sobre a proposta vencedora. 

"Que Cena!" no Maia ao Palco


O Clube de Teatro  Que Cena! da ESAS subiu ontem, dia 23, ao palco do Fórum da Maia, para participar no Festival de Teatro amador Maia ao Palco, promovido pela Câmara Municipal da Maia e o Teatro Artimagem.
Esta "Mostra de Teatro Amador" destina-se, de acordo com o Programa do Festival, a "valorizar e dar a conhecer ao maior número de pessoas o mérito cultural das associações do Município (da Maia)".
A peça, como sempre, foi um sucesso, e a experiência de trabalho com um público e num espaço completamente diversos  do da Escola, extremamente enriquecedora para todos.
Ainda este ano, o Clube, para além de estar a encenar Ulisses e Frei Luís de Sousa, vai participar no Festival Sonho de um dia de Verão.

E para o ano já estamos a pensar em altos voos... Fiquem atentos!

chegou a Primavera (também) ao A3


Apreciem algumas fotos da bela decoração feita com trabalhos dos alunos de Educação Visual e de Educação Tecnológica, para a chegada da Primavera.





Post editado:
Inicialmente, estas imagens foram publicadas em posição errada. É que a decoração é tão bonita, que no trabalho de edição as imagens faziam sentido por serem belíssimas. Reposta a posição das imagens, penitenciamo-nos colocando as fotos em tamanho maior.

quinta-feira, 23 de março de 2017

"nós orientamos, tu decides"


Hoje, os alunos de 12º ano da nossa escola tiveram a possibilidade de participar numa atividade promovida pelo SPO, de forma a poderem orientar-se no acesso ao ensino superior.
Todos os que se inscreveram assistiram a uma dinâmica sessão denominada "acesso ao ensino superior" e, depois, puderam optar por esclarecimentos sobre as diferentes áreas de estudo e também por workshops temáticos. 

No entretanto, foram disponibilizados expositores das várias instituições de ensino superior que surtiram grande interesse por parte do público alvo.
Da parta da tarde, houve lugar para uma ação dinamizada pela associação GapYear destinada aos alunos que procuram percursos alternativos. 








os melhores leitores, os melhores afetos, os melhores concorrentes

Estão de parabéns todos os participantes nas atividades desenvolvidas na Semana das Línguas, na atividade "Árvore dos Afetos" e no concurso de Cultura francesa "Rendez-vous en français".
Estão igualmente de parabéns os leitores da Biblioteca!
No dia 28 de março, pelas 13h15 serão entregues, na Biblioteca, os prémios relativos a cada uma destas atividades aos alunos.



imagens do concurso "Rendez-vous en français"
gentilmente cedidas por Paula Silva

Atividade – Concurso de Cultura Francesa
Rendez-vous en français


1ª classificado—João Teixeira nº 13 da turma C do 9º ano

2ª classificada - Ana Viterbo Vieira nº 3 da turma A do 8º ano 2º classificado -Pedro  Conceição nº 16 da turma B do 8º ano 3º classificado- Bruno Silva nº 7 da turma A do 9º ano

Atividade – Os Melhores Leitores
1º Período
2º Ciclo
Marta Oliveira, nº 19 - 5ºG
Sofia Costa, nº 15 - 5ºH
3º Ciclo
Miguel Costa, nº 13 – 9ºG
Júlia Meira, nº9 – 9ºG
Secundário
Nuno Santos, nº 18 - 11ªB
Mariana Gomes, nº24 - 12ªD


Atividade – Árvore dos Afetos                                
fotos gentilmente cedidas por Maria do Carmo
 
1.º Classificado: Gonçalo Filipe Ribeiro Faria, n.º 17, 8.º E;
2.º Classificado: Lara Alexandra Ribeiro Silva, n.º 15, 9.º I;
3.º Classificado: Ana Beatriz da Silva Monteiro, n.º 2, 8.º K.


Convida-se toda a comunidade escolar a assistir!