Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

visita de D. António Augusto de Oliveira Azevedo ao Centro Escolar da Gandra




No dia vinte e seis de outubro de 2017, recebemos, no Centro Escolar da Gandra, o Bispo Auxiliar do Porto, D. António Augusto de Oliveira Azevedo.

A sua visita permitiu-nos refletir mais uma vez sobre algo que nos preocupa a todos: a violência na Sociedade. Sendo a Escola o reflexo da sociedade é para todos nós uma preocupação constante e permanente.


Necessitamos urgentemente de apostar numa educação baseada em Valores Humanos em torno do Amor, da Paz, da Solidariedade, do Respeito, da Não-Violência e do Diálogo.




Temos consciência que trabalhar valores é algo que não é visível no imediato. Os valores constroem-se no convívio com o outro, nas ações do dia-a-dia.

Assim, durante esta semana as nossas crianças aprenderam uma canção “Juntos vamos vencer” que entoaram alegremente para receber o Bispo D. António Augusto e a escola encheu-se de mensagens de apelo aos valores democráticos e de cidadania. 






Entendemos que muitas das causas de tantos conflitos que afligem a humanidade está na negação dos valores como um suporte para o desenvolvimento integral do indivíduo e da sociedade.

Refletindo no que nós observamos no dia-a-dia, isto é, nos seres humanos a caminhar dentro de um processo ideológico de inversão de valores que se destacam através da importância dada ao consumismo, individualismo e ao desânimo, procuramos em cada momento motivar e levar os alunos e toda a comunidade educativa a participar na construção de uma sã convivência educativa.

Todos juntos praticamos e promovemos a paz para a construção de uma Sociedade mais justa, humanizada, solidária, feliz e cada vez melhor. 

Sem comentários: