Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 7 de junho de 2017

ainda a propósito da festa de finalistas

Chegou até ao CRESCER um pedido de publicação de um texto que o professor Carlos Simão levava preparado para dizer ontem, mas que, por contingências de tempo, acabou por não ser lido.
Estas palavras são da sua responsabilidade, pelo que visarão os seus alunos. As fotos são também do professor Simão.

"Parabéns, finalistas!
É a minha homenagem a vocês, A TODOS, mas principalmente àqueles que entre 2011 e 2014, distribuídos pelas turmas 7ºA até 9ºA e 7ºF até 9ºF, foram meus alunos e que estão agora a terminar o ensino secundário. Também é uma homenagem aos alunos do Ensino Profissional do 12º ano, turmas F, G e H, que entre 2014 e 2017 fizeram comigo esse percurso. Apenas a turma de Turismo começou no ano letivo 2015/2016.
Que ninguém fique triste perante uma despedida. Uma despedida é, sempre, necessária para nos voltarmos a encontrar e um reencontro, depois de um momento ou depois de toda uma vida, é algo inevitável, se o sentimento e a consideração forem verdadeiros.
Cada vez que nos despedimos de alguém que nos é querido, faz-se noite no nosso coração e sempre que um reencontro acontece, de novo se faz dia. O Sol volta a brilhar como se essa pessoa fosse imprescindível para que haja diferença entre o dia e a noite.
É na agonia de uma despedida, quando forçosamente esse momento acontece, é nesse instante que percebemos a profundidade dos nossos sentimentos e o valor de uma amizade.
Muitos jovens já passaram pela minha vida nestes 26 anos como professor e 31 anos como treinador de voleibol, uns cruzaram-se comigo e nunca mais soube delas, ou porque a vida de cada um não nos permitiu ou porque simplesmente pouco se manifestou em comum para que de novo nos cruzássemos.
Outros há que, se o destino existe e partindo do princípio que cada um de nós tem o seu traçado, quis o dito que cruzassem a minha vida e na minha vida ficassem. Esses, são aqueles que, muito mais que meros seres humanos com quem tive o privilégio de trabalhar, partilhar momentos, sentimentos, sorrisos, brincadeiras, vitórias, derrotas, alegrias e lágrimas,  são aquelas que entraram na minha vida e aí permanecem. São essas que não nos esquecem e eu não mais esquecerei.
Não me despeço de vocês, porque na realidade, ainda que na vossa ausência física, vocês estarão, eternamente, comigo.
As recordações constroem caminhos que me permitem ainda hoje, sentir muitas das emoções vividas nas aulas no pavilhão, no exterior, nas aulas de dança e em todas as invenções que criámos, nas auto-avaliações, nas palestras, nas caminhadas na serra, nas atividades ao ar livre… Enfim, lembro-me de quase tudo ("quase" porque a idade não perdoa).
Sei que barafustei, berrei, zanguei-me, houve alguns castigos. Alguns de vocês certamente lembram-se bem deles. Sei que não tinha esse direito, mas os adultos são assim!
Permanecerá a lembrança dos vossos rostos sempre sorridentes e felizes que compreendiam tudo silenciosamente que acalmavam a minha injusta conduta de "adulto" para convosco. Acima de tudo vejo a amizade, o carinho, a enorme ternura que sempre senti por vocês. Por todos vós!

Não esquecerei nem um de vocês, podem estar certos disso.
O eterno rosto pessoal, o jeito, os maus feitios….um a um.
Estou plenamente convicto que nesta hora do "SEJAM FELIZES", apetece-me levar-vos para sempre comigo, prender a vossa atenção a tudo o que aconteceu e, acima de tudo, pedir-vos DESCULPA.
O meu pedido de desculpas prima por ser autêntico, verdadeiro, sincero e sei que todos vocês, sem esquecer um, me perdoará, com um abraço, sem mágoa, sensíveis como sois não só nas tristezas, como nas alegrias da vida.
Foram traquinas, irrequietos, mas isso só vos dá um valor incalculável. As vossas brincadeiras são fruto da vossa tenra e doce altura para o fazer.
Para mim, como professor, felicito-vos pela compreensão, resignação e alegria com que aceitaram as minhas censuras aos vossos atos, por vezes menos corretos, que entendi dever ter para convosco para melhorar a situação. Reconheço que a dureza das palavras pudesse ter sido substituída por outra solução mais entendedora e calma.
Por isso, cada gesto, cada palavra, cada som, cada atitude vossa, serão preservadas como um tesouro imenso, uma riqueza incalculável que ficará sempre comigo.

Nesta hora, só me ocorre dizer-vos OBRIGADO E ATÉ SEMPRE!
Tenho o olhar fixo no Vosso encanto.
De cada um.
Um a Um.

Um grande grande abraço,
Carlos Manuel Simão
Professor de Educação Física"

Sem comentários: