Número total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de março de 2016

votos de bom descanso

O CRESCER deseja a toda a comunidade educativa um bom descanso, reparação de energia, muita paz e um bom tempo de Primavera.
Até breve!

à descoberta da Biodiversidade (III)

O Jornal Crescer dá continuidade à rubrica à descoberta da Biodiversidade, da responsabilidade do professor Pedro Pimenta, cujo objetivo é a promoção científica e a sensibilização para questões da biodiversidade da Maia. 
Esta rubrica pretende contribuir para um conhecimento mais alargado da população escolar sobre aspetos ligados à biodiversidade, pois conhecer é o meio para preservar. 
Os desenhos são da responsabilidade dos artistas que quiserem ilustrar os textos. Neste caso, de novo, da Marisa Santos, do 10º E.



Papilio machaon (Linnaeus, 1758)

desenho de Marisa Santos
Borboleta cauda-de-andorinha

Descrição
Fundo amarelo, com nervuras e bandas negras na asa anterior e azuis na asa posterior, terminando em cauda pontiaguda. A asa posterior possui um ocelo alaranjado. Envergadura: 60-80mm.

Reprodução
Existem três gerações por ano. O ovo é posto isoladamente ou em pequenos grupos nas folhas de arruda (Ruta graveolensis) ou funcho (Foeniculum vulgare) e as lagartas eclodem cerca de uma semana depois. As lagartas são ativas de dia, alimentando-se durante cerca de três semanas na sua planta hospedeira. Os adultos eclodem três semanas depois da formação da crisálida, ou depois desta hibernar, ao longo dos meses frios do inverno.

Distribuição global
Existe na Europa, norte de África e na Ásia.

Distribuição nacional
Em Portugal, está dispersa por todo o território.

Época de observação
É frequente observar as lagartas no outono. O adulto vê-se de fevereiro a dezembro.

Águas Santas
Em Águas Santas, pode ser observada em terrenos incultos e jardins.

Referências
Maravalhas, E. (2003). As borboletas de Portugal. Vento Norte.
Ana Pinto e Rita Almeida

terça-feira, 22 de março de 2016

está quase aí a Páscoa

Quase com o pé na interrupção da Páscoa, o CRESCER mostra aos seus leitores fotos de trabalhos feitos pelos nossos meninos de 1º ciclo, alusivos à época.
Que belas "mãos"!







segunda-feira, 21 de março de 2016

diretamente de Barcelona

Vão chegando registos alegres, divertidos e até com algum sabor...
daqui





 cortesia de Rita Oliveira e Ana Pinto

entrega de prémios do Concurso Ortográfico, afetos, PNL e postais de Natal

Em fase final de período, sucedem-se as atividades e houve lugar, também para uma entrega de prémios, na Biblioteca, do Concurso Ortográfico, dos Afetos, PNL e postais de Natal, tal como o CRESCER anunciara aqui.
Seguem fotos, gentilmente cedidas pela professora Paula Silva.




sexta-feira, 18 de março de 2016

a propósito de "sentimentos, emoções e... outras complicações"

O grupo PRESSE da escola produziu o vídeo que o CRESCER aqui partilha e que poderá ser visto no blogue "He and She" ou no Vímeo.
É o PRESSEpartout.

a Geografia em concurso

Decorreu no dia 15 de março a fase escolar do concurso SuperTmatik  - Geografia.
Neste evento participaram dois representantes de cada turma do 3º ciclo. Os alunos responderam a um “Quiz” geográfico com 50 questões de escolha múltipla. Os resultados permitiram apurar os dois melhores de cada ano de escolaridade para a fase nacional que decorre em abril.

São estes os nossos representantes:
7º ano - Ruben Filipe Fonseca -7ºH -  1º lugar - Apurado
7º ano - Ana Margarida Silva - 7ºD - 2º lugar - Apurada
7º ano - Francisco Guilherme Pereira - 7ºG - 3 º lugar - Suplente

8º ano - Mafalda Pacheco - 8ºA - 1º lugar - Apurada
8º ano - Vasco Alexandre Pacheco - 8ºK - 2º lugar - Apurado
8º ano - Jorge Moreira 8º K - 3º lugar - Suplente


9º ano - Pedro Miguel Mota-  9ºB - 1º lugar - Apurado
9º ano - Pedro Andrade 9º A - 2º lugar - Apurado

9º ano - Sara Fernandes Santos - 9ºB 3º lugar - Suplente

O CRESCER publica uma fotografia amavelmente cedida pelo grupo de Geografia.

A foto mostra o vencedor do 9º ano - Pedro Santos Mota do 9º B
Ao lado, a aluna Sara Santos, também do 9º B que ficou em 3º lugar no escalão relativo ao 9º ano

os vencedores dos torneios de andebol

Rapazes:
1º lugar 12º C/D
2º lugar 10º I


Raparigas:
1º lugar 12º G
2º lugar 10º H

quinta-feira, 17 de março de 2016

e joga-se, joga-se, joga-se...

Desta vez, andebol...


o "nosso" Turismo não para

O mês de março foi “de gritos” para os alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo. 

Entre 2 de Março e 6 de Março 2016 a cidade de Lisboa voltou a receber a BTL – Feira Internacional de Turismo, e os nossos alunos.

 No dia 16, marcou-se um encontro com profissionais da área para realizar visitas técnicas a empresas turísticas desde distribuição, à animação passando pelo alojamento. 
Agência Abreu ... 

Hotel Vila Galé ... 



E finalmente uma visita ao Museu do FCP ....


Amanhã... há mais.

ROBOPARTY 2016

Os alunos dos cursos profissionais de informática do nosso agrupamento participam na 10.ª edição da Roboparty, um evento de programação e robótica dinamizado pela Universidade do Minho.
10176004_1203217626374799_2719098869052396957_n.jpg

Seis alunos do ensino secundário, acompanhados pelos professores Teotónio Silva e Isabel Fernandes, estarão a trabalhar intensivamente durante os próximos três dias. Os alunos vão ter a oportunidade de construir dois robots de raiz e programá-los para várias provas. É uma experiência verdadeiramente única!
Podem seguir todas as atividades que vão decorrendo através da página do Facebook do Clube de Robótica do nosso agrupamento: http://www.facebook.com/robotesas

Visitem a página e deixem o vosso 👍. Apoiem os vossos colegas!

visita ao Conhecimento e às Artes

No dia 15 de março de 2016, as turmas C, F, G, H, D e E fizeram uma visita de estudo a Lisboa, nomeadamente ao Pavilhão do Conhecimento e ao Museu Coleção Berardo, no âmbito das disciplinas de Psicologia e História.
O dia começou cedo e enevoado e a viagem foi longa. Choveu durante a manhã mas, de tarde, o sol apareceu, permitindo agradáveis passeios em Belém. 
No Pavilhão do Conhecimento, havia três exposições: Espinafres e Desporto; Viral; Explora. As exposições foram bastante interativas e integraram a realização de várias atividades que, para além de serem divertidas, tinham um caráter lúdico, permitindo que todos aprendessem mais sobre temas tão diversos como: física, fenómenos de contágio, uma alimentação e um estilo de vida saudáveis, a disparidade entre a realidade e a perceção humana, entre outros.
Uma das atividades que atraiu mais participantes foi a condução de uma bicicleta suspensa, num cabo, a seis metros do chão – um contrapeso de 200 kg preso à parte de baixo da bicicleta fazia com que o centro de gravidade estivesse abaixo do ponto de apoio  e a força da gravidade permitia que a bicicleta se equilibrasse. 
No Museu Coleção Berardo, que se situa no Centro Cultural de Belém, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos acerca da arte da primeira metade do século XX.
As visitas guiadas foram esclarecedoras e permitiram uma integração das obras e das correntes artísticas (como o dadaísmo, o construtivismo, o surrealismo, o expressionismo abstrato e a pop art) no respetivo contexto histórico e ideológico. Os alunos puderam ver obras de artistas como Picasso, Marcel Duchamp, Maria Helena Vieira da Silva, Salvador Dalí, Jackson Pollock e Andy Warhol. 
Para além de toda a aprendizagem adquirida, destacam-se, como aspetos positivos, o convívio intra e inter-turmas e com os professores e ainda os passeios solarengos em Belém. Este foi um dia que ficará, certamente, na memória de todos. 
Francisca Pinto

quarta-feira, 16 de março de 2016

a "Árvore dos Afetos" premeia os melhores


Lembram-se da "Árvore dos Afetos"? Pois bem, começou despida e acabou numa verdadeira floresta, pois o contributo dos meninos que a fizeram florir com mensagens bonitas foi incrível.
1º prémio




Desse contributo generoso, resultaram vencedores que serão premiados em cerimónia para o efeito, na Biblioteca.


2º prémio

A saber:


1.º Prémio : Bárbara Alexandra C. Bessa, n.º 4 - 7.º E

2.º Prémio: Susana Maria M. Fernandes, n.º 21 - 7.º J

3.º Prémio: Manuel Tiago S, Pinheiro, n.º 11 - 8.º M
3º prémio












Parabéns a este meninos e a todos os que participaram!

mas a Matemática, amanhã, faz contas


O Agrupamento participa, mais uma vez, no concurso  internacional "Canguru Matemático sem Fronteiras".
Em Portugal a organização deste concurso é realizada pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.
A prova realiza-se em todos os países participantes, no dia 17 de março, 5ª feira,  e no Agrupamento,  no horário das 14h às 15h30m.

O Agrupamento participa nas categorias Escolar (5.º e 6.º anos) e Benjamim (7.º e 8.º anos).

o fim do período aproxima-se e as visitas sucedem-se

Uns foram até Santiago de Compostela...

Os alunos do 11ºH, do curso profissional de gestão, foram a Santiago de Compostela, no dia 10 de março de 2016. Visitaram a Catedral, os monumentos circundantes e tomaram conhecimento da importância do comércio local religioso.


Outros rumaram até à capital...

A Psicologia e a História foram as disciplinas que estiveram por detrás de uma visita ao Conhecimento e às Artes. O Pavilhão do Conhecimento e o Museu Berardo foram as inspirações intelectuais. O CRESCER sabe que os pastéis de Belém reclamaram as atenções e regalaram os mais gulosos.

Outros rumam a Barcelona...

No âmbito da disciplina de EMRC, muitos dos nossos alunos rumaram até à terra de Gaudi, à procura de convívio, de diversão e de reflexão.

O CRESCER deseja a todos boas viagens, boas visitas e boas aprendizagens.

terça-feira, 15 de março de 2016

há sempre um "se", até nos estudos da OMS

daqui
 Os adolescentes portugueses sentem-se mais apoiados pela família. Queixam-se menos de dores de cabeça, de estômago, de dificuldades em dormir. São dos que mais tomam o pequeno-almoço todos os dias, o que, é sabido, é bastante saudável. Têm consumos de álcool ligeiramente abaixo da média observada noutros países. E fumar vai sendo menos frequente. O novo grande estudo internacional sobre a adolescência, da Organização Mundial de Saúde (OMS), faria respirar de alívio milhares de pais em Portugal se ficássemos por aqui. Mas não é o caso. Primeira má notícia: os adolescentes portugueses são dos que gostam menos da escola, em 42 países e regiões analisados. E piorou bastante nos últimos anos. @ PÚBLICO

"Gostava que gostassem de mim!", disse um dia

E gostamos, e gostamos, Nicolau! Porque a verdade, a genuinidade, a humildade, a elegância, a cortesia e a boa disposição fazem a diferença.
foto de Rui Gaudêncio
“O país vai mais triste, Sr. Contente.” A frase, em jeito de epitáfio, com que a RTP noticiou esta segunda-feira a morte de Nicolau Breyner não podia ser mais certeira na expressão do sentimento que varreu o país. “Surpresa”, “tristeza”, “vazio” foram palavras trocadas por todos quantos lamentaram o inesperado desaparecimento do actor, que morreu na sua casa de Lisboa, aos 75 anos. @ PÚBLICO

segunda-feira, 14 de março de 2016

o site da Uniarea é muito útil

O CRESCER já aqui o referiu, mas continua a insistir na utilidade que este site tem para todos os jovens que se encontram no ensino secundário.
A sua utilidade é ainda mais evidente nesta fase de exames e de candidaturas.
Consulte, informe-se e esclareça todas as dúvidas no Uniarea.

sexta-feira, 11 de março de 2016

exames 2016

Chegou a época de exames e agora só deixamos de falar deles em julho. É a época de exames legislada aqui.
Esclareça-se, tire todas as dúvidas e faça os seus exames com segurança e tranquilidade. O seu sucesso é o nosso sucesso!


quinta-feira, 10 de março de 2016

exames 2016

Na sexta-feira passada foi publicado o Despacho normativo n.º 1-D/2016 em que o Júri Nacional de Exames define tudo o que precisas de saber sobre a inscrição e realização dos exames nacionais de 2016.

Embora o Guia Geral de Exames 2016 ainda não tenha sido disponibilizado pela DGES, a base desse documento terá por base este regulamento e aproveitamos para te dar, em primeira mão, esta informação.
. Quando são as inscrições para os exames nacionais?
É esta a pergunta do momento e a informação que tens estado à espera:
  • 1ª Fase: 10 a 18 de março.
  • 2ª Fase: 13 a 15 de julh
  •  (Na nossa escola há dias específicos para cada turma. Informa-te na secretaria ou junto do teu DT.)
Sugerimos que vás acompanhando o Calendário dos Exames Nacionais e Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior 2016 no nosso site, com estas e todas as datas que precisas de saber.
Algumas chamadas de atenção:
  • inscrição na 1ª fase dos exames nacionais é obrigatória para os alunos internos e autopropostos.
  • Caso anules a matrícula após o prazo de inscrição para a 1.ª fase, deves inscrever-te ou atualizar a tua inscrição nos dois dias úteis seguintes ao da anulação da matrícula.
  • Caso no fim do ano lectivo não tenhas aprovação a uma disciplina, deves inscrever-te ou alterar a tua condição para aluno autoproposto, mediante o preenchimento de um novo boletim, nos dois dias úteis seguintes ao da afixação das pautas da avaliação final do 3.º período.
  • Que documentos são necessários?
  • Quando efetuares a inscrição deverás levar os seguintes documentos:
  1. Boletim de inscrição da Editorial do Ministério da Educação (EMEC), que poderás adquirir na tua escola;
  2. Cartão de cidadão/Bilhete de identidade;
  3. Boletim individual de saúde atualizado*;
  4. Documento comprovativo das habilitações académicas adquiridas anteriormente*.
* Se o teu processo fizer parte desta escola és dispensado de entregar estes dois últimos documentos.
Quanto é que vou pagar?
Os encargos a que está sujeita a tua inscrição nos exames nacionais dependerá da tua situação:
Alunos internos: estão isentos do pagamento de qualquer propina para a inscrição na 1.ª fase dos exames finais nacionais, dentro dos prazos definidos em cima. Caso estes alunos não tenham obtido aprovação nas disciplinas em que realizaram exames finais nacionais na 1.ª fase podem inscrever-se na 2.ª fase, continuando isentos do pagamento de qualquer propina.
  • Alunos autopropostos: estão sujeitos ao pagamento de €3 (três euros) por disciplina, em exames nacionais e provas de equivalência à frequência, em cada uma das fases.
  • Melhorias do diploma: os alunos internos e autopropostos que se inscrevam em exames finais nacionais ou provas de equivalência à frequência para melhoria de classificação estão sujeitos ao pagamento de €10 (dez euros) por disciplina, no ato da inscrição, não se aplicando neste caso o pagamento mencionado em cima.
site recomendado
Caso faças a inscrição depois de expirados os prazos de inscrição referido irás ficar sujeito ao pagamento suplementar de €25 (vinte e cinco euros), qualquer que seja o número de disciplinas, acrescido da propina de inscrição correspondente. @ Uniarea 

Acompanha o site. Vale mesmo a pena!

quarta-feira, 9 de março de 2016

toma hoje posse o 5º presidente da democracia portuguesa

Da Assembleia para o Mosteiro dos Jerónimos, depois para Belém. A tarde é passada na Mesquita Central de Lisboa e no Palácio da Ajuda. À noite, chegam os concertos. Em resumo, este vai ser o percurso de Marcelo Rebelo de Sousa no dia da sua tomada de posse como chefe de Estado. @ CM
EPA/MARIO CRUZ

terça-feira, 8 de março de 2016

hoje é o dia "delas"

Sabiam? Tudo começou quando 15 mil mulheres marcharam nas ruas da cidade de Nova Iorque exigindo menos horas de trabalho, um melhor salário e o direito a votar.
Hoje, ainda longe de ter acabado esta luta pela igualdade, celebra-se por (quase) todo o mundo este dia que tanto dignifica a mulher.

a história do dia da mulher 


No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e reivindicaram melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica. Apenas no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas). (post recuperado de 8 de março de 2012)




vem aí a feira dos minerais


Veja, aprecie e, se quiser, adquira.
Nos dias 14, 15 e 16 de março irá realizar-se a “Feira dos Minerais”. 

Esta atividade irá decorrer na biblioteca da escola e estará aberta a toda a comunidade educativa, dando a oportunidade a quem a visitar de observar minerais, rochas, fósseis, artigos de decoração feitos de diversos materiais e artigos de bijuteria com pedras preciosas e semi-preciosas. 

Poderão ainda, durante a visita e/ou nos intervalos, adquirir alguns destes objetos.