Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 15 de novembro de 2016

cientistas portugueses saltam para as páginas de BD

Livro de BD já está disponível e é gratuito. O objetivo é alertar para as consequências das alterações climáticas ao nível das autarquias. E assim cientistas como o físico Filipe Duarte Santos e a socióloga Luísa Schmidt tornaram-se personagens de banda desenhada. 

 Penim Loureiro (arquiteto e ilustrador) fez os desenhos; Quico Nogueira (engenheiro civil) deu-lhes cor.

Um homem, com gotas de suor na cara, olha para o horizonte de uma planície. A legenda informa: “Entre 2004 e 2005, a precipitação em Portugal Continental foi muito inferior ao habitual.” Na página seguinte, um autarca fala com uma equipa de reportagem da televisão sobre a poupança de água mas, ainda assim, a piscina desse município teve de encerrar em pleno Verão. Os incêndios aumentaram. E tudo isto representou um gasto para o Estado de 286 milhões de euros. 
Se uma parte desta história que está no livro de banda desenhada Reportagem Especial – Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal é inventada, as situações descritas aconteceram mesmo e personagens como o físico Filipe Duarte Santos são reais. Lançado na segunda-feira na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), o livro é também o culminar do projeto ClimAdaPT.Local, que, depois de um ano e meio de duração, está agora a chegar ao fim. E coincide com Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, a decorrer entre 7 e 18 de Novembro em Marraquexe (Marrocos). Nesta cimeira do clima espera-se que sejam definidas as regras do Acordo de Paris (de 2015), como as metas de redução de gases com efeito de estufa, as estratégias nacionais até 2050 e o financiamento para os países em desenvolvimento no combate às alterações climáticas. 
Disponível no site do projeto de forma gratuita, a banda desenhada aborda algumas consequências das alterações climáticas já verificadas em Portugal. “Poucas pessoas em Portugal têm noção do impacto das alterações a nível local”, diz-nos Bruno Pinto, biólogo e comunicador de ciência que aceitou o desafio do projecto ClimAdaPT.Local para escrever o argumento de uma banda desenhada sobre alterações do clima em Portugal. @ PÚBLICO



Sem comentários: