Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

"fair play"

Hoje, a rubrica do "fair play" visa dar a conhecer um pouco da história de uma das associações desportivas da comunidade. É a impressionante história da Associação Atlética de Águas Santas, vista pelo olhar do nosso repórter desportivo Daniel Carneiro.
1ª geração

A história da Associação Atlética Águas Santas começou com um grupo de jovens amigos que se juntavam durante as noites no campo de futebol do Seminário da Consolata e iam organizando festas, jogos, piqueniques, excursões.
Antes da existência de um documento formal o clube começou por existir de forma informal com a intenção de proporcionar aos jovens uma oportunidade de praticar desporto e para dar a conhecer Águas Santas e o jeito dos habitantes da vila por meio de uma Equipa de Futebol Infantil.
O clube foi oficialmente criado com o nome de ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA DE ÁGUAS SANTAS em Novembro de 1963. O Parque de Jogos, ainda em terra batida, foi construído num terreno próximo ao Alto da  Maia  e  inaugurado  em Abril  de 1966  com um  festival Desportivo  em  que  o  “Andebol de 7” já foi rei.
À medida que os iniciantes do andebol do clube construíam e mantinham uma imagem de desportivismo e qualidade competindo nas divisões regionais, a época de 1969/70 viu um acontecimento que haveria de marcar a história do clube: a formação,  pela primeira vez, de uma equipa de Juvenis que se estreou de forma brilhante no Campeonato Regional com um 3º lugar.

O início dos anos oitenta foi entusiástico com a chegada à 1ª Divisão Nacional e a inauguração do pavilhão, com piso em cimento, pronto a receber os jogos das  equipas. Isto ocorreu em 1981.
No seguimento do melhoramento notório que foi o assentamento do piso de madeira no pavilhão em 1987, a equipa mostrou quais os seus objetivos e capacidade para os alcançar. Com um percurso quase perfeito assegurou a subida à 1ª Divisão Nacional, conquistando ainda o Campeonato Nacional da 2ª Divisão, ainda antes do início do século XXI.

Logo no ano de estreia (1999-2000) na 1ª divisão, a equipa sénior conseguiu ficar na 1ª metade da tabela, confirmando-o em 2000-2001 com uma presença no “play-off do título” entre os oito primeiros classificados e conquistando o direito de, pela primeira vez, participar nas competições europeias (Taça Challenge). A época seguinte de 2001-2002 foi histórica, sobretudo, pela conquista da Taça de Portugal numa final frente ao ABC. O maior feito de sempre da história do clube.
última geração
O período difícil da economia do país faz do presente do clube, um presente difícil. Ainda assim, a sua capacidade de mobilização, o peso enorme da história de 50 anos de um clube magnífico iluminam e tornam possíveis os objetivos futuros. 

Para mais informação, consulte o site da AAAS, o qual serviu de inspiração ao Daniel Carneiro.

Sem comentários: