Número total de visualizações de páginas

sábado, 6 de fevereiro de 2016

a pausa, o Carnaval, o amor e os torneios

Traduzindo à letra, "burn out"(separado) significa “queimar totalmente”. E "Burnout" (junto) é o substantivo usado para o termo médico, que vem a ser um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, cuja causa está intimamente ligada à vida profissional. Ora, antes que todos soframos de "burnout", vamos fazer uma PAUSA em que aproveitaremos para corrigir/elaborar testes e preparar aulas, longe do rebuliço da escola. É preciso, é fundamental. Até porque não faltarão muitas e muitas atividades logo a seguir...
No entretanto, os mais foliões, gozarão o CARNAVAL, festa que é marcada pelo "adeus à carne" , supostamente um grande período de abstinência e jejum, como o seu próprio nome em latim "carnis levale" o indica. Para a sua preparação havia uma grande concentração de festejos populares. Cada lugar e região brincava a seu modo, geralmente de uma forma propositadamente extravagante, de acordo com seus costumes. Pensa-se que terá tido a sua origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C, através da qual os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer Carnaval com desfiles de escolas de samba para muitas outras cidades do mundo.


E depois da folia, o AMOR... Chega o Dia de S. Valentim a 14 de fevereiro e, por cá, a turma do 12ºJ do Curso Profissional de Técnico de Comércio vai realizar, nos dias 11 e 12 do mês de fevereiro, uma feira alusiva a esse dia. Com esta feira o curso pretende vender artigos relacionados com esta “época” do dia dos namorados, sendo a mesma acessível a toda a comunidade escolar. Todos os produtos expostos custarão a módica quantia de 1€.


O grupo de Educação Física desenvolve nos próximos dias 11 e 12 de fevereiro os TORNEIOS interturmas, atividade com tradição nesta Escola. 
Não esquecer que os alunos que participam nos torneios estão dispensados das aulas e que estes se desenvolvem durante o turno da manhã, sendo o turno da tarde reservado para mais jogos e para as finais.
Acompanhar e apoiar os colegas é algo que também se aprende na escola e o espírito de turma sai reforçado com o acompanhamento dos seus docentes. Estar e saber estar a ver jogos desportivos é algo que faz parte das experiências que devemos proporcionar aos nossos alunos. Assim, espera-se que todos colaborem nesta atividade que é de todos nós.

Sem comentários: