Número total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de maio de 2015

IR: 12 horas consecutivas a declamar "Os Lusíadas"

O Centro de Arte de Ovar recebe no sábado, 12 horas quase consecutivas de narração de "Os Lusíadas", num espetáculo do ator António Fonseca e que envolve também 120 cidadãos daquela cidade e das de Braga, Felgueiras e Porto.
"No fundo, este vai ser um 'happening' sobre uma obra que, por exigir muita competência técnica e gramatical, é realmente muito difícil de ler, mas muito fácil de ouvir", declarou António Fonseca.
"A partir das 10 horas vou começar a dizer o Canto I e depois seguem-se os outros, com intervalos de 10 minutos entre si e uma pausa para o almoço, até que às 23 horas se apresentam as outras 120 pessoas em palco, para lerem comigo o Canto X", acrescenta. 
O bilhete para o espetáculo custa 5 euros e dá acesso à versão integral de "Os Lusíadas", mas os espetadores têm liberdade para escolher entre o visionamento total ou parcial da apresentação.
"Como esta é uma obra mais ou menos conhecida, as pessoas têm referências", reconhece António Fonseca. "Por isso é que há umas que vão ver tudo e outras vão escolher só a parte sobre a Inês de Castro no Canto III, o Adamastor no Canto V, a chegada à Índia no VII, ou a Ilha dos Amores no IX", antecipa.
O elemento comum a cada um desses atos será um estilo literário que revela "uma grande obra coletiva, que toda a gente aponta como a matriz da Língua Portuguesa".
.

IR: 12ª edição de Serralves em festa

"UM ENTRE MUITOS"
O tema que marca a edição de 2015 do Serralves em Festa reforça aquela que é uma das principais singularidades do evento – que propõe, durante dois dias, uma verdadeira existência coletiva, na qual públicos e artistas partilham lugares e experiências marcantes, como visitar o museu às duas da manhã, ou dançar no prado de Serralves madrugada fora. A programação integra propostas que ilustram a interação das artes visuais com as artes performativas, nas áreas disciplinares da Performance, Música, Dança Contemporânea, Teatro e Cinema, Arquitetura e Ecologia, apresentadas numa relação estreita e integrada com as atividades regularmente desenvolvidas no Museu e no Parque de Serralves. 
A 12ª edição do Serralves em Festa dá protagonismo à relação com os seus públicos, bem como aos diferentes interlocutores artísticos da cidade, desde associações culturais a escolas artísticas, proporcionando encontros singulares e perspetivas de outras colaborações. As parcerias com instituições portuguesas ligadas à arte, à cultura e ao ambiente continuam a ser privilegiadas, tornando a Fundação de Serralves, mais uma vez, o maior ponto de encontro de quem pensa e programa artes performativas no nosso país.

foi um sucesso!





A mostra de educação e formação “Nós orientamos, tu decides!” que decorreu no dia 22 de maio na AESAS foi um sucesso.








Toda a comunidade educativa teve oportunidade de conhecer as diferentes entidades presentes e as respetivas ofertas formativas, sem necessidade de sair da NOSSA escola.








O Serviço de Psicologia e Orientação agradece a todos os presentes a participação e o entusiasmo demonstrado. 


Estamos todos de Parabéns! Para o ano há mais…

os voluntários dos Clubes de Apoio à Inclusão

O dia 23 de janeiro de 2015 marcou o início da implementação do projeto Clubes de Apoio à Inclusão, premiado pelo BPI Capacitar. A equipa de O Fio de Ariana, em articulação com o Departamento de Educação Especial da Escola Básica e Secundária de Águas Santas e a Pista Mágica, apresentaram os objetivos, a estrutura de funcionamento e a importância do envolvimento dos presentes (alunos voluntários, encarregados de educação dos voluntários e dos alunos a apoiar, docentes da escola) no decorrer da implementação do projeto. 


A formação dos 20 voluntários teve início no dia 26 de janeiro e, desde então, com periodicidade semanal, realizam-se sessões que têm abordado os conteúdos de Educação para o Voluntariado, Inclusão e Escola Inclusiva, Relação com os outros. O envolvimento e participação ativa dos alunos, distribuídos em três grupos, têm contribuído para que os momentos formativos sejam de partilha e cumplicidade, enriquecidos pelas experiências de cada um. 

Após formação sobre estas temáticas, deu-se início à participação dos voluntários nos contextos a apoiar: Unidade de Multideficiência, aulas de Desporto Adaptado e de TIC dos alunos com Currículo Específico Individual e momentos de refeição.

No próximo dia 4 de junho, vem conhecer os voluntários dos Clubes de Apoio à Inclusão, que irão dinamizar atividades lúdicas permitindo que os colegas presentes "sintam a diferença". 
Encontro às 10 horas no Auditório da tua escola! 
Contamos contigo!

quinta-feira, 28 de maio de 2015

o historiador Joel Cleto esteve na nossa escola


J
oel Cleto esteve na escola
Joel Cleto, historiador e arqueólogo,  sobejamente  conhecido do programa “Caminhos da História”, no âmbito do Porto Canal, cativou hoje a comunidade escolar presente no auditório da nossa escola, contando-nos curiosidades e pormenores interessantíssimos sobre “aspetos históricos  e património de Águas Santas”, iniciativa do grupo de História e do Curso Profissional de Turismo.

Your Learn, a app para estudar para os exames em modo "olhos livres"

A tradição já não é o que era!!!
Fazer a revisão da matéria para os exames nacionais de Português (12.º), História A (12.º) e História B (11.º) em clips de áudio de poucos minutos. Esta é a proposta que a startup Ypodcast avança através da aplicação móvel (app) e plataforma Your Learn, que disponibiliza conteúdos gratuitos e outros pagos de apoio ao estudo dos alunos que estão em vésperas de ver os seus conhecimentos serem postos à prova no ensino secundário.
"Your Learn - não é um jogo, mas quase". É assim que o site e a app Your Learn são apresentados aos alunos do 11.º e do 12.º. A ideia é transformar os conteúdos com toda a matéria a estudar para os exames nacionais em clips de áudio, com ritmo, associados a um “design irreverente e colorido”, indica a bracarense Ypodcast.
A Your Learn possibilita o acesso a explicações em formato áudio, que permitem ao aluno desempenhar outras tarefas enquanto “ouve” a matéria no lugar de a ler num manual escolar. O projecto-piloto da plataforma Your Learn foi lançado o ano passado, com resumos em áudio de Português dos 10.º, 11.º e 12.º anos. Segundo a Ypodcast, o feedback foi “bastante positivo”. Na altura foram feitos 135 mil downloads. Para Marlene Ribeiro, da startupde Braga, isso “revelou que os alunos, cada vez mais, procuram novas formas de estudar com recurso às novas tecnologias”.
Este ano, a Ypodcast lança uma aplicação móvel para smartphones da Your Learn, que funciona integrada com a plataforma com o mesmo nome. Paulo Sousa, director criativo executivo da startup, indicou ao PÚBLICO que a appserá lançada no final desta semana para Android e deverá ficar disponível para iOS no início do mês de Junho.
Com a app, o aluno pode aceder a conteúdos áudio gratuitos, com parte da matéria para os exames, e também ao chamado conteúdo premium, que, até ao final de Maio, terá descontos de 40%, mediante um pré-registo na plataforma. Paulo Sousa explica que os ficheiros estão divididos por disciplina e, dentro delas, por módulos e por pacotes. Os pacotes, que contêm diferentes módulos, têm os nomes de Survival Mode, Adventure Mode e Creative Mode, numa alusão ao universo dos videojogos.
Em Português, por exemplo, existem os módulos "Camões Lírico", "Fernando Pessoa ortónimo" ou "Memorial do Convento, de José Saramago". Cada módulo tem depois ficheiros específicos. “Por exemplo, dentro de Memorial do Convento, temos ficheiro 1 – ‘O texto narrativo’, o ficheiro 2 – ‘A obra e o autor’ e o ficheiro 11 – ‘Resumo parte IV’”.
Até ao final de Maio, um pacote custa 4,49 euros, dois 7,98 euros, uma disciplina 9,99 euros e duas disciplinas 16,19 euros. Em Junho, um pacote custa 5,99 euros, dois 11,98 euros, uma disciplina 14,99 euros e duas 26,99 euros. O desconto de 40% é aplicado na compra de duas disciplinas até ao final do mês de Maio.
Questionado sobre que características destaca no produto, Paulo Sousa indica que a app permite “estudo e entretenimento em simultâneo”. “Permite ao aluno estar a estudar e a realizar uma outra qualquer tarefa, como um passeio no parque, uma viagem de comboio, um passeio de bicicleta”.
No próximo ano lectivo, a Ypodcast pretende alargar o projecto a mais disciplinas. “Sabendo à partida que algumas requerem o recurso a imagem, privilegiaremos sempre o áudio e a vantagem deste, que nos permite efectuar outras tarefas enquanto escutamos. Iremos ainda tornar a plataforma maisuser friendly e mais eficiente e integrá-la com redes sociais e com plataformas de e-learning”, adiantou o responsável. @ PÚBLICO

quarta-feira, 27 de maio de 2015

por uma escola limpa por todos e limpa para todos

ESCOLA+
Por uma escola limpa por todos e limpa para todos. 
De hoje e até à próxima 6ª feira, dia 29 de maio, decorre a segunda série da ESCOLA+, dirigida aos alunos do 2º ciclo.
A 1ª série realizou-se entre os dias 11 e 12 de maio, e envolveu 6 turmas do 5º ano e 4 do 6º.
O Projeto Escola+ pretende sensibilizar os alunos para a importância de manter a escola sempre limpa e mostrar os benefícios da preservação do ambiente escolar como forma de melhorar as condições de ensino e convivência.
A edição 2015 da ESCOLA+ é uma revitalização do projeto dinamizado em 2012.


direitos dos professores classificadores

Artigo 32º Diário da República, 2.ª série — N.º 45 — 5 de março de 2014 (para consulta aqui na pag. 71 da Norma 2)
 4 — Constituem direitos dos professores classificadores:
  1. a) Serem consideradas prioritárias as funções de classificação das provas e exames relativamente a quaisquer outras atividades na escola, com exceção das atividades letivas e das reuniões de avaliação dos alunos;
  2. b) Ser autorizada a marcação de férias até ao 5.º dia útil do mês de setembro;
  3. c) Serem abonados das ajudas de custo e das despesas de transporte correspondentes às deslocações necessárias ao levantamento e entrega das provas no agrupamento de exames, por parte da escola em que prestam serviço, de acordo com a legislação em vigor;
  4. d) Serem dispensados das atividades não letivas durante os períodos fixados anualmente para a classificação das provas e exames.

terça-feira, 26 de maio de 2015

para memória futura

a professora Claudia Brito leu estas palavras da autoria da professora Amélia Lopes, ela que foi uma das mentoras da gala que tanto nos orgulha. Aqui ficam no CRESCER, para memória futura.

Lembrem-se das cadeiras
e em toda a gente
que aí se sentou...
e aí sonhou!
Foi este o mote do projeto.

Retrazer, rebuscar, reproduzir, reviver memórias impressas em todas estas cadeiras, onde ao longo de anos, como escreveu a Filomena Paupério, “enchemos de biografia a escola que somos.” Desde a primeira conversa, entre muitos risos e alguns medos e inibições, chamamos ao presente, recordações, vivências passadas, momentos de raiva e de sedução, de resistência e de empenho, de preguiça e de superação.
       Todos trememos, todos nos interrogamos. Alguns até desistiram. Remexer na memória nem sempre é fácil… Pintar a memória em forma de dança, escrever a memória em forma de sketch é tarefa de corajosos. A coragem nasceu com a teimosia de alguns colegas e a persistência de antigos alunos. Foi a partir desta coragem que se contagiaram as vontades de outros alunos, professores, funcionários e pais. E esta foi a malha que entrançou todo o trabalho. E, durante seis intensos meses de trabalho “abrimos os nossos sentidos à sedução que é ver crescer"….  E vimos cadeiras que eram nuvens, fotografias que eram risos, palavras que eram emoções, coreografias que eram abraços, canções que eram sobressaltos.

        “Só o exercício da paixão nos pôde fixar no que é essencial":  uma escola com todos e por todos, 40 anos de afetos, sonhos e projetos.  

Amélia Lopes

segunda-feira, 25 de maio de 2015

não percam a palestra de Joel Cleto

ASPETOS HISTÓRICOS E DOCUMENTAIS DA FREGUESIA DE ÁGUAS SANTAS

           28 de maio de 2015 – 10:15
                          o Porto Canal e a nossa escola 
ORGANIZAÇÃO: Grupo de História e Curso Profissional de Técnico de Turismo

morreu "Uma mente brilhante"

John Nash
John Nash, o matemático e Nobel da Economia que foi retratado por Russell Crowe no filme Uma Mente Brilhante (filme tantas vezes apreciado pelos alunos de Psicologia), morreu no sábado num acidente de auto-estrada em Nova Jérsia.

Nash, 86 anos, e a mulher Alicia, 82, encontravam-se num táxi na New Jersey Turnpike, uma das auto-estradas com mais tráfego nos Estados Unidos, quando o motorista perdeu o controlo do veículo ao tentar ultrapassar um automóvel e foi embater no rail de proteção.

Na terça-feira, John Forbes Nash Jr. recebera na Noruega o Prémio Abel de matemática das mãos do rei Haroldo, juntamente com o colega Louis Nirenberg, pelo seu trabalho sobre equações diferenciais parciais. Segundo Nirenberg, que conhecia os Nash desde a década de 1950, o casal tinha acabado de chegar da Noruega e estava a voltar de táxi do aeroporto.

Nash foi distinguido com o Prémio Nobel da Economia em 1994 pela sua investigação em teoria dos jogos, a análise de modelos matemáticos que presidem à tomada de decisões estratégicas.

Nash foi diagnosticado com esquizofrenia cedo na sua carreira de prodígio matemático. O filme Uma Mente Brilhante (2001), uma adaptação biográfica da sua história, centra-se sobretudo na sua batalha com a doença. @ PÚBLICO

sábado, 23 de maio de 2015

lute contra a obesidade, seja saudável

O Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade é celebrado no penúltimo sábado do mês de maio e visa sensibilizar a população para o problema da obesidade e das doenças associadas, assim como das implicações desta na saúde humana.
A data pretende ainda promover a prática de exercício físico, de forma a prevenir o aumento da obesidade, em especial a infantil e juvenil, e incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis.
Considerada pela Organização Mundial de Saúde, como a "epidemia do século XXI", a obesidade é uma doença crónica de armazenamento excessivo de gordura corporal. Encarada como um dos maiores problemas de saúde pública mundiais, a obesidade é considerada como a segunda causa de morte passível de prevenção, logo a seguir ao tabagismo.
Elimine da sua rotina o consumo de refrigerantes, molhos, excessivo número de proteínas e... mexa-se. Seja saudável!

sexta-feira, 22 de maio de 2015

mostra fotográfica e trailer do DVD da Gala dos 40 anos da escola

Foram inesquecíveis todos os momentos que se viveram na preparação da Gala dos 40 anos e que resultaram num espetáculo feito de partilhas, de “mãos” e de emoção. 
No dia 21 de maio, pelas 21h, para todos aqueles que participaram e contribuíram diretamente na Gala dos 40 anos, foi feita uma ante-estreia do trailer do Vídeo e a mostra fotográfica. Foi um momento para saborear instantes “feitos” por muitos, com muitos e para todos.
Agora já toda a comunidade educativa pode encomendar o DVD e/ou pen Drive (contêm o vídeo de todo o espetáculo, 700 fotografias e um vídeo com a designação de “Rapidinh@”) e/ou um álbum fotográfico digital de capa dura (na Direção está uma réplica do álbum para quem quiser consultar).
Para isso, basta dirigirem-se à D. Ana Martins, na receção da escola,  que registará os pedidos/as encomendas. Para mais informações podem contactar a professora Margarida Pereira, a professora Carmen Madureira, a professora Amélia Lopes e a professora Cláudia Brito.

II. que nunca nos faltem os artistas!

A festa da cor continua... Com papel amarrotado, capas de CD/DVD, bd de poemas e artistas por artistas.
papel amarrotado

capas de CD/DVD

poema ilustrado

artistas by artistas

dia 22 de maio: dia do autor português

Neste dia, todos os autores portugueses nas diferentes áreas artísticas estão de parabéns. Na sociedade materialista atual, o autor não costuma receber o crédito que merece. Foi com o propósito de homenagear o autor português e destacar a sua importância no desenvolvimento da cultura e do bem-estar da comunidade que se criou esta data em 1982. Este dia assinala igualmente o aniversário da Sociedade Portuguesa de Autores. 
Para celebrar a efeméride realizam-se várias atividades no país, com destaque para o encontro com os autores portugueses e as iniciativas de promoção e incentivo à leitura realizadas nas bibliotecas escolares.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

I. que nunca nos faltem os artistas!

Muito obrigado, turmas de 11º e de 12º das Artes e professora Ana César, por nos colorirem a escola com tanto brilhantismo. Parabéns!





o acesso (ao CRESCER já não está) bloqueado

Já estamos "aqui" de novo.
A escola, através dos seus órgãos de Direção e equipa PTE, fez o que foi necessário para que o desbloqueio ao CRESCER acontecesse. A razão por que estivemos bloqueados, só o dgeec.mec saberá responder.
Resta uma curiosidade: nunca se falou tanto do jornal como nestes dois dias. :) 
E a propósito:

quarta-feira, 20 de maio de 2015

“Nós orientamos, tu decides!”

Amanhã, dia 21 de maio, o Serviço de Psicologia e Orientação da AESAS organiza mais uma mostra de educação e formação denominada de “Nós orientamos, tu decides!”


Neste evento participarão todas as entidades de ensino superior do Grande Porto (públicas e privadas), o Politécnico de Viana do Castelo, o Exército e a Força Aérea Portuguesa. Paralelamente, a Força Aérea Portuguesa e o Instituto Superior de Engenharia do Porto dinamizarão palestras informativas sobre as suas ofertas.
Esta mostra destina-se aos alunos do Ensino Secundário, em particular aos do 12º ano, mas todos poderão participar. 

"acesso bloqueado" ao CRESCER

Hoje, através da internet da escola, o acesso ao CRESCER é impossível.
Clicando em jornal CRESCER a mensagem que aparece é a que poderão ver na imagem.


Cientes da V/ compreensão e surpresa, e aguardando que se resolva e se explique o assunto, o CRESCER continuará a publicar e poderão acompanhá-lo através de qualquer internet que não a do nosso (con)domínio.
(Se não fosse estranho era, no mínimo, cómico!)
Deve o CRESCER adiantar que  a escola, de acordo com a sua Direção, já tomou as devidas diligências junto da plataforma de apoio às TIC no sentido de apurar esta situação.

terça-feira, 19 de maio de 2015

buh!

as Artes na entrada da escola
(Promete!!!)

o "ópio do povo"?



O que têm estas imagens em comum? Nada. 


Domingo passado podia ter sido um dia de festa para muitos portugueses. Mas não foi. A festa foi ensombrada por maus comportamentos. E de muita gente.





Quando se confunde festa com desordem; manutenção da ordem com abuso de poder; alegria com vandalismo; responsabilização com permissividade... o futebol deixa de ser o desporto rei e passa a ser o "ópio do povo".

Algo vai mal, muito mal, neste reino! É caso para pensar e tentar interpretar o que se passa neste país.

lembrar para não esquecer


A 19 de Maio de 1954, há 61 anos, na sequência de uma greve de assalariados rurais alentejanos por melhores remunerações, a ceifeira portuguesa Catarina Eufémia foi assassinada, a tiro, pelo tenente Carrajola, da Guarda Nacional Republicana. O mais novo dos seus três filhos, com oito meses, estava ao seu colo quando foi baleada.

Este triste acontecimento transformou Catarina Eufémia num ícone da resistência dos trabalhadores alentejanos contra o regime ditatorial imposto por Salazar, que não permitia qualquer tipo de manifestação por melhores condições de vida.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

hoje é dia internacional dos museus


Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, celebra-se anualmente a 18 de maio, através da organização de diversas atividades, sob o tema Museus para uma sociedade sustentável.
No dia 18 de maio os Museus e Palácios da DGPC têm entrada livre.

começa a época de exames/férias!

Mais de 200 mil alunos realizam, a partir de hoje, os exames de Português e Matemática do 4º e 6º ano, que contam 30% da nota final do aluno. Muitos outros alunos ficam em casa, pois os meninos do 3º ciclo, que deveriam ter aulas no turno da manhã, ficam sem salas para o efeito e os seus professores serão vigilantes das provas dos outros.
Baralhado? Não é para menos.


sábado, 16 de maio de 2015

o que é o projeto "Sing the World"?

 
           O Agrupamento de Escolas de Águas Santas aderiu ao projeto “Sing  the World”, o qual pretende divulgar a riqueza do património musical existente em todo o mundo.
     Assim, as professoras de Educação Musical convidaram os alunos, pais, professores e funcionários da nossa instituição educativa a participar nos ensaios, gravações e edição de um DVD com duas canções tradicionais: uma da Escócia “Tae the Weave 's Gin Ye Go” e outra do Quénia “Nyandolo”.
     Os ensaios têm vindo a decorrer e a gravação realizar-se-á no dia 26 de maio na Escola Sede. Posteriormente, os conteúdos gravados na escola serão editados em estúdio para dar origem ao DVD-Master contendo os videoclipes das canções, o hino da escola para além de documentários e entrevistas realizadas a alunos e professores no âmbito deste projeto.
      São 850 os participantes, englobando todos os alunos do 2º ciclo, do Clube de Música, do 3º E da EB1 do Corim (47 alunos), 240 alunos da EB1 da Gandra e ainda 2 grupos de adultos (professores, funcionários e dois elementos da Associação de Pais da Escola Sede). 

literacia de alunos do básico vai começar a ser avaliada antes dos testes PISA

Projeto da Porto Editora para ser aplicado nas escolas arranca no próximo ano lectivo.

"A partir do próximo ano lectivo, os alunos do ensino básico poderão avaliar, nas escolas, se conseguem aplicar o que ali estão a aprender a situações da vida real.

O novo projecto baptizado como Literacia 3D será apresentado nesta sexta-feira pela Porto Editora, responsável pela iniciativa, que tem na sua matriz as provas internacionais aplicadas pela Organização da Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) aos jovens de 15 anos no âmbito doProgramme for International Student Assessmen (PISA).
À semelhança destes testes internacionais, o projecto da Porto Editora visa avaliar a literacia em leitura, matemática e ciências. Na apresentação da iniciativa não se menciona, contudo, o PISA. “Não precisamos de evocar o PISA para perceber que a literacia nestas três áreas é fundamental “, justifica o director de comunicação daquele grupo editorial, Paulo Gonçalves, em declarações ao PÚBLICO.

O projecto foi testado este ano lectivo em cinco escolas, numa experiência piloto a que deram o nome Simulação para Provas Internacionais e que envolveu 1600 alunos. Paulo Gonçalves diz que “o retorno das escolas, tanto da parte dos alunos, como dos professores, foi totalmente positivo” e que por isso esperam que a adesão ao projecto a sério venha a ser “muito grande”.

Entre as razões para a boa adesão dos alunos, Paulo Gonçalves destaca o facto de esta avaliação ser feita exclusivamente através de uma consola virtual e também porque o seu objectivo não é o de testar conhecimentos curriculares, como nos testes habituais, mas sim os modos como estes têm “aplicabilidade na vida real”. Também o facto de o projecto se desenvolver sob a forma de um campeonato nacional ajudou à sua popularidade, acrescentou.

A iniciativa será desenvolvida com base em provas interactivas que estarão ao dispor das escolas por via da plataforma online Escola Virtual, uma aplicação que a Porto Editora lançou há 10 anos com aulas e exercícios virtuais das diversas disciplinas do ensino básico e secundário. Para se aceder a estes exercícios é preciso pagar uma inscrição. Já o novo projecto da Porto Editora “não terá quaisquer custos para os alunos ou escolas”, garante Paulo Gonçalves.

É uma iniciativa com três fases: durante o 1.º período as escolas seleccionarão os alunos com melhores resultados nos testes de literacia. No 2.º período serão apurados os estudantes com melhores resultados por distrito e no 3.º período realizar-se-á uma final nacional. Este modelo também foi testado na experiência piloto: na final, que se realiza também nesta sexta-feira, estarão 17 alunos do 5.º, 7,º e 8.º ano de escolaridade.

Estes são os anos alvo do projecto, uma opção que a Porto Editora justifica pelo facto de querer “evitar qualquer transtorno na preparação” das provas nacionais que os alunos do 6.º e 9.º ano realizam obrigatoriamente no final do ano. Os alunos avaliados serão assim à partida mais novos do que aqueles testados no PISA.

A última edição do PISA, que se realiza de três em três anos, decorreu entre 8 de Abril e 8 de Maio passado. A amostra portuguesa foi constituída por cerca de 10 mil alunos de 248 escolas e agrupamentos. Os testes PISA consistem numa mistura de questões de escolha múltipla com outras que implicam respostas desenvolvidas. No projecto Literacia 3 D terão apenas questões de escolha múltipla." @ PÚBLICO

a luta contra a discriminação ou a "história do dedo e do dedal"

História do Dedo e do Dedal

Era uma vez um dedo que andava sempre com frio. A sua dona, a senhora dona Filipa, para tentar resolver o problema, ofereceu-lhe um dedal. O dedal e o dedo andavam sempre juntos, nunca se separavam. Falavam de tudo e mais alguma coisa. Certo dia, estavam a passear e foram contra as silvas. O dedo não se magoou mas o dedal por sua vez, ficou todo arranhado.
- Estás bem? -  perguntou o dedo.
- Sim, apenas um bocadinho arranhado. Nada de mais.
- Desculpa! Não vi que tinha ali espinhos! - disse o dedo, muito inquieto.
- Não faz mal, está tudo bem.
- Sinto-me mesmo mal! Desculpa, outra vez.
- Esquece isso. Sabes o que é que me apetecia neste momento? Apetecia-me mesmo uma pêra, daquelas muito docinhas que nos levam ao céu.
- Exatamente! E um chá a acompanhar. O que me dizes? Aceitas ir lanchar comigo? É a minha maneira de te pedir desculpa.
- Oh, dedo, tu queres mesmo sair comigo? Como um encontro? - perguntou o dedal.
De imediato o dedo respondeu:
- Sim! Aceitas?
- Mas nós somos dois homens! O mundo vai julgar-nos. Eu não estou preparado para isso.
- Eu acredito que o nosso amor é mais forte do que tudo, dedo. Eu amo-te!
Por breves momentos o dedo corou, e ficou sem saber o que dizer:
- Eu também te amo...
E assim, os dois viveram felizes, na paz do amor, lutando contra a discriminação. 

Cristina Oliveira, 8º B

sexta-feira, 15 de maio de 2015

faltarão professores

Sabe-se que "um em cada três professores está à beira de um esgotamento e 37% com problemas de voz". São mais sinais do plano inclinado da profissão de professor a que se acrescenta o clima de indisciplina que transparece como vigente para a opinião pública.

Há menos de um ano, N. Crato disse, como "conclusão prática", que a existência de 26.500 candidatos para 2.000 lugares no último concurso de vinculação para professores contratados tranquilizava o MEC, e que, por isso, não haveria falta de professores nos tempos mais próximos. Subentendeu-se que o MEC pode continuar a tratar para além da troika os que estão em funções ou os que aspiram a isso. Sublinhou o argumento nas últimas entrevistas (há muito que não fala, realmente) a propósito do número elevado de professores em "fuga" através das rescisões.

Alguns dos que acreditaram em N. Crato tomaram como verdadeiro o seu discurso em nome da elevação do "professor". Imagino, e nota-se bem, a desilusão. A única medida de "elevação" que se conhece do ministro é, na sua tortuosa lógica, a prova de ingresso para os professores contratados. No resto, e mesmo nas questões muito remotamente financeiras, N. Crato nivela por baixo, com desconhecimento e recheado de preconceitos contra a escola pública.

Voltando aos 26.500 candidatos, e sem querer maçar os leitores com detalhes, é bom que se saiba que há grupos de recrutamento, como se diz agora, que a breve prazo não terão candidatos desempregados e muito menos alunos no ensino superior ou nos cursos do ensino secundário que indiquem essa preferência. @ CORRENTES

quinta-feira, 14 de maio de 2015

"corolices" desta santa casa

metade da plateia (os ilustres participantes revelar-se-ão mais adiante)

Se há coisa que me espanta e que me comove é ver que, nesta nossa escola, há gente (muita e boa gente) que, no final de uma longa e desgastante jornada de trabalho, ainda tem a disponibilidade física e mental para (neste caso) ensaiar para vir a cantar e gravar um CD que participará no projeto "Sing the world!".


É, de facto, muito enternecedor e revela muita e muita carolice. Ou será "corolice"? :) Bem hajam!

mc

EQUAmat 2015


O que fazemos na nossa escola fazemos bem, pois o caminho faz-se caminhando. 

Ontem, caminharam duas alunas nossas para a competição de matemática (EQUAmat) para o 3º ciclo, que decorreu na Universidade de Aveiro. 

Parabéns para elas, que são a Filipa Silva Melo e Ana Margarida Coelho, ambas do 7º B e alunas da Dr.ª Luísa​.

 Jorge Seabra, coordenador do projeto

quarta-feira, 13 de maio de 2015

mais um ano no Boccia




O nosso aluno/atleta Tiago Tavares, do 10ºI / 12ºJ, acompanhado pelo Professor Vasco Ferreira e pelo Auxiliar Tiago Figueiredo, durante os próximos quatro dias (14, 15 ,16 e 17 de maio) estará em Lisboa a representar a nossa escola.


Força, Tiago! A escola está contigo! 


da blogosfera: o examinador implacável

leia o texto completo no Correntes

terça-feira, 12 de maio de 2015

cinema em tempos de crise

ARTUR MACHADO / GLOBAL IMAGENs
Esta é a primeira edição da Festa do Cinema, uma iniciativa organizada pelos exibidores e distribuidores portugueses, para "celebrar o ato cultural e social de ir ao cinema", num panorama de quebras consecutivas de espetadores e receitas de bilheteira.
Até quarta-feira, os bilhetes vão custar 2,5 euros para qualquer sessão (com exceção dos filmes com óculos 3D), em qualquer das 500 salas de cinema em atividade, universo que abrange todas as capitais de distrito.
"A expectativa é grande", admitiu Nuno Sousa, que representa os exibidores na organização da Festa do Cinema. Só o facto de exibidores e distribuidores se terem juntado para esta iniciativa "já é uma vitória", disse.
"Quando estamos a falar em 500 salas, são todas. Vai dos grandes grupos de exibição até às salas mais pequenas, aos cineclubes", referiu.
A Festa do Cinema replica uma iniciativa semelhante que existe em França e, em particular, em Espanha, cuja edição acontece precisamente nas mesmas datas. @ JN

segunda-feira, 11 de maio de 2015

hoje é mais difícil chegar à escola

JOÃO MANUEL RIBEIRO/GLOBAL IMAGENS/ARQUIVO

A greve dos trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) está a registar adesão total, disse um dirigente do Sindicato dos Motoristas do Norte, sublinhando que nem os serviços mínimos estão a ser cumpridos.

"Não há autocarros a circular, a adesão é de 100%. Os motoristas estão concentrados nas duas estações de recolha de autocarros, Francos e Via Norte", disse o dirigente do Sindicato dos Motoristas do Norte, Jorge Costa, à agência Lusa.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Parabéns, professora doutora Helena Borges!

o  júri que apreciou a tese de doutoramento

A professora de Português Helena Borges defendeu ontem a sua tese de Doutoramento em Didática do Português, na Universidade de Aveiro.  
A dissertação apresentada, "A poesia: entre o pensar e o sentir", explorou a relação entre a racionalidade tecnológica e a racionalidade poética.

Helena Borges







O Crescer orgulha-se pelo reconhecimento público de mais um professor deste agrupamento.
Parabéns, professora doutora Helena Borges!

o "Turismo" foi ao Porto

No passado dia 5 de Maio de 2015, os alunos do 10.º K realizaram uma visita técnica ao Hotel Vila Galé, hotel emblemático de 4* da cidade do Porto. De seguida visitaram a sede da Agência de Viagens Abreu, considerada a maior rede de lojas de viagens a nível nacional.

As visitas, integradas na temática do programa de TCAT e OTET, tiveram como objetivo principal relacionar os conteúdos lecionados nas aulas com o mundo das empresa turísticas. Em simultâneo, os alunos tiveram, também oportunidade de visitar o Museu e o Estádio do Futebol Clube do Porto.

Durante as diversas visitas, os alunos mostraram-se muito interessados e participativos revelando uma postura exemplar.

Acompanharam a visita de estudo a professora de TIC, Patrícia Filipe, e a professora de TACT e OTET, Ginette Carvalho.

as IV jornadas de Turismo

Assim decorreram as IV Jornadas do Turismo... 

Na exposição "escolhe o teu destino", convidamos a comunidade escolar a votar no seu destino de eleição. Os resultados serão comunicados em breve.
No dia 27/04, o 12º H participou num Seminário, o "Futurismo", a convite dos alunos do 1º ano da Licenciatura em Turismo do Ispgaya.
No dia 28/04, os alunos do 10º K animaram os corredores da nossa escola com sessões fotográficas divertidas.
Finalizamos as Jornadas com a nossa Palestra. Este ano o tema foi: "Jovens com futuro – Escolhe o teu futuro profissional". 
Até para o ano!