Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

"O começo de todas as ciências é o espanto das coisas serem o que são”

Na passada sexta feira, dia 27 de novembro de 2015, a nossa escola recebeu durante todo o dia alunos das várias escolas do primeiro ciclo, no âmbito da promoção do interesse pela ciência aos mais novos.
Em laboratório aberto, houve lugar e tempo para várias experiências relacionadas com a Física e com a Biologia, realizadas pelos alunos de 12º ano, estudantes do curso científico, com a ajuda dos seus professores. Não faltaram alguns exemplares de animais domésticos que alegraram ainda mais o dia aos futuros alunos da nossa segunda casa.
Esta foi mais uma prova de que esta escola é feita de mãos que, para qualquer projeto, estão prontas a unir-se.
As imagens valem mais do que mil palavras.
Carolina Saldanha









"O começo de todas as ciências é o espanto das coisas serem o que são” ensinava Aristóteles há mais de dois milénios.
Decidimos, na E.S.Á.S., adotar esta filosofia, celebrando o, ainda que atrasado, Dia da Ciência, onde os finalistas do secundário abrem as portas dos laboratórios de Biologia, Física e Química aos finalistas do 1º ciclo das restantes escolas do agrupamento, apresentando-lhes diversas maravilhas da natureza, através de um amplo leque de ensaios e experiências da mais prodigiosa tríade científica.
O objetivo? Cativar os nossos pequenos com alguns segredos do fantástico mundo natural, para que um dia, os que neste campo desejarem criar raízes, possam crescer, florir e tornar-se grandes. Grandes como Alexandre III da Macedónia, Xá da Pérsia, Faraó do Egito e o Senhor da Ásia, mais vulgarmente conhecido como Alexandre, o Grande - o magno pupilo conquistador do citado filósofo estagirita, cujos ensinamentos, infere-se, serão dignos de seguimento pela nossa parte, mas sem medo de questionar: há sempre lugar para perguntas, no verdadeiro espírito da Ciência celebrada no dia 27, numa transmissão de conhecimentos do 12º ao 4º ano, uma quase “passagem de testemunho” dos alunos que deixam em breve a escola para os que aí  virão, não tarda nada.
Hugo David
Fotos de Ana Pinto e de João Carvalho
(Post atualizado às 14h)

1 comentário:

mc disse...

É sempre muito interessante apreciar a mistura de gerações, nestes Dias da Ciência, num exercício de fascínio científico e lúdico.
Parabéns!