Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

as escolhas de...

Todas as sextas-feiras o CRESCER vai andar por aí a fazer perguntas e vai querer conhecer as escolhas dos visados.



Desta vez, pedimos as escolhas relativas a um livro, a uma música e a uma descoberta científica… 



As escolhas de Carmen Madureira, docente de Biologia.







Um livro
Na minha infância, Os Sete e Os Cinco de Enid Blyton. Na adolescência, As Mulherzinhas de  Louise May Alcott. Quando andava na faculdade,  O Homem de Irving Wallace, que era sobre um presidente dos Estados Unidos negro (!!!).
Gosto também de vários livros do Eça, Fernando Namora, Júlio Dinis. Nesta última fase, li e gostei muitos de As Intermitências da Morte e de O Memorial do Convento de José Saramago. Li recentemente um da Diana Barroqueiro, D. Sebastião, O Vidente, que fornece uma perspetiva completamente diferente de D. Sebastião. Agora, por exemplo, estou numa fase em que leio imenso romances históricos. 
Um livro que gosto muito e que também é do gosto de muita gente é O Principezinho de Saint-Exupèry. Frequentemente vou "lá" tirar uma ou outra citação para partilhar. 

Uma música
A música é como os livros, vai-nos marcando consoante o momento ou pessoa de quem nos estamos a lembrar quando a ouvimos. Gosto muito de música clássica e de jazz. Não tenho um gosto particular por um determinado tipo de música. Como gosto de dançar, gosto de tudo o que tem ritmo. Mas há uma música com a qual me identifico, até pelo nome, Carmen de Georges Bizet.



Um avanço ou descoberta científica


A descoberta do DNAEsta descoberta revolucionou por completo a área da Biologia e da Medicina. Ainda este ano o prémio Nobel da Química foi relativo a descobertas sobre DNA. Todos os dias estão a sair pequenas descobertas e ainda se fazem muitas investigações sobre o DNA, o cancro e as células estaminais. Portanto, o DNA revolucionou, sem sobra de dúvida, a Biologia, a Medicina e as áreas afins. 


Ana Pinto e Rita Almeida

1 comentário:

mc disse...

Tantas afinidades!!! Que bom saber!:)