Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

as escolhas de...

Todas as sextas-feiras o CRESCER vai andar por aí a fazer perguntas e vai querer conhecer as escolhas dos visados.



Desta vez, pedimos a sugestão de um livro, de uma música, de um filme… 

As escolhas de César Rocha, docente de Filosofia.






Um livro.













Aqui vai um, de entre os de leitura mais recente. Trata-se de uma trilogia (três volumes e, por sinal, bastante volumosos): Trilogia O Século, de Ken Follet. Pelo enredo, intriga e temática (um quadro do século xx), este romance histórico oferece uma deliciosa leitura.

Uma música.

The Wall, dos Pink Floyd. “Another brick in the wall”. Os muros… sempre os muros! Para colocar ou para derrubar? De que lado estamos? Não precisamos de educação? De que falamos? De doutrinamento, domesticação, formatação “examinada”? Ou de autonomia e construção de liberdade?

Um filme.

Les uns et les autres”, de Claude Lelouch. Pela época retratada e pelo ritmo da narrativa. Aquele final, com o boléro de Ravel, ainda hoje  me emociona pela sua força, simultaneamente, esmagadora e libertadora.

Ana Pinto e Rita Almeida

2 comentários:

Ana Sousa disse...

Em primeiro lugar concordo em entrevistarem os professoras da escola para as pessoas os conhecerem melhor. Segundo achei a escolha muito bem escolhida. Em terceiro sem vocês não era possível conhecer estes pontos do prof César. Está muito bem escrito e está muito interessante. Espero que continuem todas as sextas a entrevistar os professores e lembrem-se que temos outros professores também muito simpáticos e que gostaríamos de conhecer melhor :)

CRESCER disse...

O CRESCER agradece.
O objetivo é abranger professores e funcionários, de forma aleatória, para que nos possamos conhecer melhor.
Está a chegar a próxima sexta! Quem será o visado?